ASR, Agosto de 2012, Volume 2, Número 2

Ordenar artigos por:    

 UMA APROXIMAÇÃO DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E FORMAÇÃO POR ETAPAS DAS AÇÕES MENTAIS
 Approximation of the Theories of Meaningful Learning and Stages Formation of Mental Actions

 Oscar Tintorer Delgado, Héctor José García Mendoza

 Palavras-chave: aprendizagem significativa; formação por etapas das ações mentais; teoria da atividade

 Keywords: meaningful learning; stage formation of mental actions; activity theory

 Resumo | Texto em PDF | pp 1 - 13 | Acessos:
232
 
 IMPACTO DE UNA RENOVACIÓN METODOLÓGICA EN LAS ESTRATEGIAS COGNITIVAS DE APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO EN FÍSICA I
 The impact of a methodological renewal in the cognitive strategies for meaningful learning in Physics I

 Iván R. Sánchez Soto

 Palavras-chave: renovación metodológica; aprendizaje significativo; resolución de problemas; estrategias de aprendizaje; pensamiento crítico

 Keywords: methodological renewal; meaningful learning; problem solving; learning strategies; critical thinking

 Resumo | Texto em PDF | pp 14 - 22 | Acessos:
56
 
 ENSEÑANZA Y EL HACER DOCENTE: REFLEXIONES A LA LUZ DE LA TEORÍA DEL APRENDIZAJE SIGNIFICATIVO
 Educating and teaching practice: reflections in the light of meaningful learning theory

 Evelyse dos Santos Lemos

 Palavras-chave: aprendizaje significativo; enseñanza; captación de significados; negociación de significados.

 Keywords: meaningful learning; teaching; grasp of meanings; meanings negotiation.

 Resumo | Texto em PDF | pp 23 - 41 | Acessos:
95
 
 A PERCEÇÃO DOS RISCOS NATURAIS EM ESTUDANTES DO ENSINO SECUNDÁRIO: UMA ANÁLISE A PARTIR DE MAPAS CONCEPTUAIS
 The perception of natural hazards in secondary school students: an analysis from concept mapping

 Filomena Amador, Maria José Andrade, Alexandre O. Tavares, Clara Vasconcelos

 Palavras-chave: riscos naturais; mapas conceptuais; teoria da aprendizagem significativa; geologia.

 Keywords: natural hazards; concept maps; meaningful learning theory; geology.

 Resumo | Texto em PDF | pp 42 - 53 | Acessos:
49
 
 APROXIMAÇÃO ENTRE A TEORIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA
 Rapprochement between the Historical-Critical Theory and the Meaningful Learning: a pedagogical practice for Biology teaching

 João Marcos Machuca de Lima, Cristina Lucia Sant´Ana Costa Ayub, Angélica Góis Morales, Álvaro Lorencini Júnior

 Palavras-chave: ensino-aprendizagem; metodologia de ensino; Biologia; Teoria Histórico-Crítica; prática pedagógica.

 Keywords: teaching and learning; teaching methodology; Biology; historical-critical theory; pedagogical practice.

 Resumo | Texto em PDF | pp 54 - 64 | Acessos:
99
 
 INTRODUZINDO O CONCEITO DE TRABALHO ATRAVÉS DE SITUAÇÕES-PROBLEMA
 Introducing the concept of work through problem-situations

 Edi Terezinha de Oliveira Grings, Concesa Caballero

 Palavras-chave: ensino de Física; conceito de trabalho; situações-problema; aprendizagem significativa

 Keywords: physics teaching; concept of work; problem-situations; meaningful learning

 Resumo | Texto em PDF | pp 65 - 79 | Acessos:
96
 

Revista


Twitter Google


Procurar conteúdo na ASR.

Destaques