QUE É APRENDIZAGEM? COMO ELA ACONTECE? COMO FACILITÁ-LA?UM OLHAR DAS TEORIAS DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL E APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA DE RICHARD MAYER |
What is learning? How does it happen? How can it be facilitated? A version from the theories of meaningful learning of David Ausubel and Multimedia Learning of Richard Mayer
|
Ivana Elena Camejo Aviles; Eduardo Galembeck
|
Palavras-chave: teoria de aprendizagem significativa; teoria cognitiva de aprendizagem multimídia; aprendizagem, ensino das ciências.
|
Keywords: meaningful learning theory, cognitive theory of multimedia learning, learning, science teaching.
|
|
|
ÁGUA COMO TEMA GERADOR EM UMA UNIDADE DE ENSINO POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVA PARA ABORDAR CONCEITOS QUÍMICOS |
Water as a generating theme in a potentially meaningful teaching unit to address chemical concepts
|
Iany Silva de Santana; Fernanda Marur Mazzé; Carlos Neco da Silva Júnior
|
Palavras-chave: UEPS; aprendizagem de conceitos químicos; mapa conceitual; química; água.
|
Keywords: PMTU; learning of chemical concepts; concept map; chemistry; water.
|
|
|
CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE MATERIAL INSTRUCIONAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO |
Construction and analysis of potentially meaningful instructional material for chemistry teaching in high school
|
Katia Aparecida da Silva Aquino; Natália A. Barros de Oliveira; Raquel C. Nogueira Lima; Sylvia de Chiaro
|
Palavras-chave: Aprendizagem Significativa Crítica, Material Instrucional, Argumentação
|
Keywords: Critical Meaningful Learning, Instructional Material, Argumentation
|
|
|
O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE MATRIZES TENDO COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
Matrix teaching and learning with the meaningful learning theory as a theoretical foundation
|
MARJUNIA ÉDITA ZIMMER KLEIN; JOSÉ CLÁUDIO DEL PINO
|
Palavras-chave: Matemática. Matriz. Conhecimentos prévios. Aprendizagem Significativa .Metodologia.
|
Keywords: Mathematics. Matrix. Previous knowledge. Meaningful learning. Methodology.
|
|
|
ATIVIDADES COLABORATIVAS EM AULAS DE MATEMÁTICA: UMA ESTRATÉGIA FACILITADORADA APRENDIZAGM SIGNIFICATIVA |
Collaborative activities in the class mathematics: a strategy easier the meaningful learning
|
Wanderley Pivatto Brum; Anderson Rui dos Anhos; Edson Francisco Floriani; Ronaldo Telles
|
Palavras-chave: Ensino de Matemática. Atividades colaborativas. Aprendizagem significativa.
|
Keywords: Teaching of Mathematics. Collaborative Activities. Meaningful Learning.
|
|
|