O USO DE MAPAS CONCEITUAIS EM UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE O CORPO HUMANO: CONTRIBUIÇÕES AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM |
Using concept maps in a teaching sequence about the human body: contributions to the process of teaching and learning
|
Maria Aparecida da Silva Andrade, Gabriel Ribeiro, Marcos da C. Teixeira
|
Palavras-chave: mapas conceituais; aprendizagem significativa; avaliação; ensino e aprendizagem; corpo humano
|
Keywords: concept mapping; meaningful learning; evaluation; teaching and learning; human body
|
|
|
USO DE UM OBJETO DE APRENDIZAGEM NO ENSINO DE MATEMÁTICA TOMANDO-SE COMO REFERÊNCIA A TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
Use of an object of learning in math teaching taking as reference the meaningful learning theory
|
Wanderley Pivatto Brum, Sani de Carvalho Rutz da Silva
|
Palavras-chave: objeto de aprendizagem; ensino de Matemática; teoria da aprendizagem significativa.
|
Keywords: object of learning; teaching of mathematics; meaningful learning theory.
|
|
|
APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: DESPERTANDO A MOTIVAÇÃO INTRÍNSECA VIA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
Meaningful learning: awakening intrinsic motivation via history of mathematics
|
José Messildo Viana Nunes
|
Palavras-chave: aprendizagem significativa em matemática; motivação intrínseca; História da Matemática.
|
Keywords: meaningful learning in mathematics; intrinsic motivation; history of mathematics.
|
|
|
ESTUDO DA ELETROQUÍMICA A PARTIR DE PILHAS NATURAIS: UMA ANÁLISE DE MAPAS CONCEITUAIS |
Study of electrochemical from natural batteries: an analysis of concept maps
|
Roberta Maria da Silva, Renato César da Silva, Kátia Aparecida da Silva Aquino
|
Palavras-chave: ensino de química; pilhas; aprendizagem significativa
|
Keywords: chemistry teaching; batteries; meaningful learning
|
|
|
AS IDEALIZAÇÕE DOS CÁLCUOS DE NEWTON E LEIBNIZ COMO ORGANIZADORES PRÉVIOS COMPARATIVOS PARA A DEFINIÇÃO DE DERIVADA |
Calculus idealizations from Newton and Leibniz as advanced organizers for derivable’s definition
|
José Roberto da Silva, Natália Dias de Morais, Maria Aparecida da Silva Rufino
|
Palavras-chave: cálculo de Newton; cálculo de Leibniz; organizadores prévios, definição de derivada
|
Keywords: Newton´s calculus; Leibnitz´s calculus; advanced organizers; definition of derivable
|
|
|
A UTILIZAÇÃO DE UM RECURSO TECNOLÓGICO PARA APRESENTAÇÃO DO TEMA GEOMETRIA PLANA ANALISADA A PARTIR DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
The use of a technological resource for the teaching of plane geometry analyzed from the meaningful learning theory
|
Wanderley Pivatto Brum, Sani de Carvalho Rutz da Silva
|
Palavras-chave: ensino de matemática; TICs; teoria da aprendizagem significativa; geometria plana
|
Keywords: mathematics teaching; TICs; meaningful learning theory; plane geometry
|
|
|