Últimos posts

4C+29.30: uma rádio-galáxia poderosa

Rádio galáxias são caracterizadas por jatos de partículas que se estendem além dos limites das galáxias. Num trabalho liderado por Guilherme Couto (arXiv:2007.14977), concluímos que estes jatos em 4C+29.30 depositam na galáxia > 5% da potência liberada pela acreção de matéria ao Buraco Negro central. Isto é muito, e explica porque as galáxias não atingem…

Astrominas 2020 – vídeo do evento

O Astrominas2020 foi um evento de ciência e divulgação científica que reuniu mais de 500 meninas do último ano do primeiro grau e dos dois primeiros anos do segundo grau para discutir, assistir palestras virtuais e realizar experimentos em astronomia, sob a coordenação da Elysandra Figueredo Cypriano do IAG-USP. Fiquei muito feliz em participar, inclusive…

Mapa da evolução do Universo desde 12 bilhões de anos atrás

Novos resultados do Sloan Digital Sky Survey (SDSS-DR16+) incluem o mapeamento de milhões de galáxias e quasares desde 12 bilhões de anos atrás (figura). Com base neste “survey”, o time liberou também um filme espetacular mostrando uma viagem virtual por esta parte do Universo. #astronomia #cosmologia #ciencia #galáxias #quasares

O Quasar mais brilhante hospeda um dos maiores Buracos Negros do Universo

SMSSJ215728.21-360215.1 é o quasar mais brilhante do Universo, ou seja, que devora mais massa, quase um Sol inteiro por dia! Ele foi descoberto em 2018 por um grupo liderado por Christopher Onken da Australian National University. Recentemente o grupo utilizou um espectro no infravermelho para medir a massa do Buraco Negro (a partir do movimento…

Entre em contato!

Você pode me encontrar nas redes sociais: