Últimos posts

Drops Astronômico no. 9: O que são Galáxias Ativas?

Qual é o impacto dos Buracos Negros Supermassivos na galáxia ao seu redor? Isto é discutido neste Drops: quando o Buraco Negro se alimenta, acaba produzindo radiação, ventos e jatos, que “bagunçam” a galáxia ao seu redor, influenciando sua evolução! As galáxias não seriam o que são se não fossem os Buracos Negros!

Sou 4a. no ranking dos pesquisadores da UFRGS listados entre os mais influentes do mundo!

Num ranking recém publicado pela Elsevier/Universidade de Stanford, estão listados os cientistas mais influentes do Mundo (ranking).  Fiquei orgulhosa por estar entre os 32 cientistas da UFRGS listados neste ranking, em 4o. lugar! Veja no Link da matéria na UFRGS!

Meu “AD-index”: ranking entre cientistas

O índice AD (Alper-Doger) é um ranking de cientistas de todo mundo, com base numa série de indicadores de produtividade e qualidade das publicações. Meus números estão na figura e no link abaixo. A partir deste link dá para obter outras variações, como selecionar por área de pesquisa, continente ou país!  https://www.adscientificindex.com/scientist.php?id=825334

Plenária convidada na reunião internacional da colaboração SDSS-IV

Tive o privilégio de ministrar uma palestra plenária na reunião da colaboração SDSS – Sloan Digital Sky Survey, ocorrida nos dias 11-12 e 16-17 de Agosto de 2021. O tema da palestra foi uma revisão do trabalho do nosso grupo AGNIFS − AGN (Active Galactic Nuclei) Integral Field Spectroscopy − sobre a relação entre os…

O impacto de Buracos Negros Supermassivos em 30 galáxias do Universo Local

Em trabalho do nosso grupo AGNIFS – AGN Integral Field Spectroscopy, recém publicado (Ruschel Dutra et al. 2021:  http://arxiv.org/abs/2107.07635), compilamos dados obtidos desde 2006 do kiloparsec central de 30 galáxias ativas próximas utilizando o instrumento GMOS-IFU dos telescópios Gemini. Encontramos ejeções de gás ionizado em 21 das 30, sendo que em 7 delas há também expansão lateral…

Entre em contato!

Você pode me encontrar nas redes sociais: