Últimos posts

Explicando o Prêmio Nobel de Física de 2020: Buracos Negros

A figura acima ilustra a órbita das estrelas mais próximas ao Buraco Negro da Via Láctea, Sgr. A*, juntamente com a de uma nuvem de gás que passou próxima a ele em 2014, resultado de três décadas de observações realizadas pelas equipes de Genzel e Ghez que dividiram o prêmio com Penrose. Os “misteriosos” Buracos…

Receita para alimentar um Buraco Negro Supermassivo

Duas galáxias interagindo fazem gás migrar para kiloparsec central via barras ou braços espirais; dali, espirais nucleares e discos compactos conduzem o gás até o toro nuclear, que alimenta o disco de acreção, que alimenta o Buraco Negro Supermassivo (Fonte: Storchi-Bergmann e Schnorr-Müller 2019, Nature Astronomy). #ciencia #astronomia #buracosnegros

A Teia Cósmica: Universo com 5% da sua idade

Modelo da distribuição da matéria (lado=15Mpc comóvel, dominada pela matéria escura) quando o Universo tinha 5% da sua idade (z=8) e as primeiras galáxias e estrelas estavam se formando. Simulação feita por Rainer Weinberger (IllustrisTNG Collaboration) para sua contribuição aos Proceedings do Simpósio da IAU 359, que estamos editando (Thaisa Storchi Bergmann, William Forman, Roderick…

Entre em contato!

Você pode me encontrar nas redes sociais: