Toro de gás e poeira em torno de buraco negro confirma modelo unificado de AGN’S (Active Galactic Nuclei = Núcleos Ativos de Galáxias)

A observação de um Buraco Negro Supermassivo escondido por um anel de poeira – na verdade, um toróide (como um pneu) no núcleo da galáxia NGC1068 (imagem da esquerda), observado pelo instrumento MATISSE do VLT/ESO (imagem da direita), confirma o chamado modelo unificado para os AGNs. Este modelo prediz que, se observarmos o AGN de lado, de forma que a radiação da fonte central e do disco de acreção ficam bloqueados pelo toróide, vemos um AGN do tipo 2; se observarmos o toróide de cima, em que podemos também observar a fonte central e o disco de acreção, vemos um AGN tipo 1.

Esses toróides acumulam a poeira e gás que alimentam o disco de acreção em órbita ao redor do buraco negro supermassivo no centro da galáxia. À medida que as partículas de poeira se movem em torno do buraco negro, elas são aquecidas e emitem radiação no infravermelho, como observada pelo instrumento MATISSE. Muitas vezes, como indicado pela imagem do MATISSE (imagem da direita), há também um vento sendo emitido do toróide.