Image
Image
Métodos Computacionais no Ensino da Física
Planilha I
Planilha II
Modellus I
Modellus II
HotPotatoes
CMapTools
3 Modellus I

3.6 Parâmetros

Ao interpretar o modelo, o programa automaticamente troca a aba selecionada para Parâmetros e apresenta na faixa de configuração uma tabela dos parâmetros cujos valores precisam ser especificados. No nosso caso, são eles v0, th0, g e m.

A tabela possui 10 colunas, o que significa que é possível configurar até 10 casos. Note que cada caso é caracterizado por um número e uma cor.

Digita-se então na tabela os valores desejados, como mostrado na Figura 3.6.1. [Modellus utiliza o ponto, e não a vírgula, para separar a parte decimal da parte inteira de um número.] Repare que se o valor de um parâmetro deve ser o mesmo para todos os casos, é conveniente informar isto ao programa selecionando a opção Iguais. Assim, é preciso digitar o valor apenas uma vez. Isto será o caso para 3 dos parâmetros no exemplo apresentado, pois serão estudados lançamentos do mesmo projétil (mesma massa) no mesmo campo gravitacional (mesma aceleração), com a mesma velocidade inicial (em valor absoluto), mas ângulos de lançamento diferentes. Serão considerados 5 ângulos de lançamento, como mostra a captura de tela abaixo. O valor de m, que não está visível, foi escolhido igual a 1kg.

Image
Figura 3.6.1: Escolha dos valores dos parâmetros característicos do sistema; apenas os 5 primeiros casos serão utilizados.

Já que se optou por grau como unidade de ângulo, é preciso informar isto ao programa pois na programação, radiano é a unidade angular mais padrão. Clica-se a aba Início e, na faixa de configuração, na parte denominada Preferências, encontra-se a caixa de escolha desejada [veja a Figura 3.6.2]. É muito comum esquecer esse detalhe!

Image
Figura 3.6.2: É mostrado como informar ao programa que a unidade de ângulo utilizada é o grau.