Image
Image
Métodos Computacionais no Ensino da Física
Planilha I
Planilha II
Modellus I
Modellus II
HotPotatoes
CMapTools
3 Modellus I

3.3 Criar e salvar o arquivo

Procure no seu computador o programa Modellus 4. Abra o programa.

Repare que na barra superior da janela, aparece a expressão Novo Documento, indicando que o seu arquivo de modelagem ainda não possui nome e não foi salvo no disco rígido do computador. Como sempre, é importante atribuir um nome a ele e salvá-lo logo. Como sempre também, não esqueça, ao trabalhar, de salvar com frequência a última versão do seu arquivo.

Para salvar o arquivo, basta clicar o botão Guardar como na faixa superior da janela do programa. Repare que logo abaixo do título do programa, há uma série de abas. O botão Guardar como só será visível se a primeira aba, rotulada Início, estiver selecionada. Aparecerá uma janela de diálogo que deve permitir a busca ou criação de uma pasta, na qual você irá salvar o arquivo. As duas capturas de tela abaixo mostram o operação realizada no sistema operacional Windows XP. O Modellus cria automaticamente no diretório Meus documentos um subdiretório chamado Modellus files. Foi criada uma pasta chamada meusExemplos neste diretório [Figura 3.3.1].

Image
Figura 3.3.1: Criação, no diretório Modellus files, de uma pasta chamada meusExemplos, na qual pretende-se salvar o arquivo.
O arquivo foi salvo nesta pasta, com o nome projetil_sem_arraste [Figura 3.3.2].
Image
Figura 3.3.2: O arquivo é salvo como o nome projetil_sem_arraste, no diretório meusExemplos.

Verifique que, após a operação, o nome que você atribuiu ao seu arquivo de modelagem aparece (com terminação .modellus) na barra superior do Modellus. O programa mostra o "caminho absoluto", ou seja, toda a hierarquia de diretórios e subdiretórios, que vai depender da configuração do seu computador [Figura 3.3.3].

Image
Figura 3.3.3: O nome do arquivo, com o caminho absoluto, está mostrado na barra superior da janela principal do programa.