3.4 Interface gráfica do programa
Ao abrir o programa, você repara que a sua interface gráfica, ou seja, aquilo que aparece na tela, apresenta a seguinte organização [Veja a Figura 3.4.1]:
- Na barra superior, como já discutido, o nome do arquivo com o seu "caminho" absoluto, bem como os tradicionais botões para minimizar, maximizar e fechar a janela principal. Note que não é possível ajustar o tamanho da janela principal arrastando a sua borda com o mouse.
- Abaixo desta barra, uma linha de 9 abas que possuem nomes descritivos. Como será visto na sequência da aula, o usuário clica uma destas abas para definir qual aspecto do programa ele deseja configurar.
- Abaixo das abas, uma faixa que apresenta os itens que podem ser configurados. Esta faixa muda de aparência cada vez que o usuário escolhe (por um clique sobre uma das abas) o aspecto que ele quer configurar. Pode-se caracterizar esta faixa com a faixa de configuração.
- Abaixo desta faixa, há uma área que ocupa a maior parte da tela e que será utilizada para montar animações, inserir imagens, etc. Será utilizada a expressão janela principal ao se referir a esta área.
- Em cima desta janela principal aparecem quatro janelas avulsas, denominadas respectivamente Modelo Matemático, Gráfico, Tabela e Notas. Estas janelas podem ser minimizadas e as suas posições e tamanhos podem ser modificados por arraste com o mouse.
- Na parte inferior da interface, encontra-se a faixa de controle, com os recursos tradicionais de controle do andamento (no caso, da animação).