Image
Image
Métodos Computacionais no Ensino da Física
Planilha I
Planilha II
Modellus I
Modellus II
HotPotatoes
CMapTools
3 Modellus I

3.7 Controle

Modellus está programado de maneira a executar a sequência de comandos digitados (na forma de equações) na janela de modelo, não apenas uma vez, mas repetidamente, modificando-se a cada repetição o valor de uma variável de controle, ou variável independente. Em linguajar de programação, tal processo é conhecido como execução de um laço.

Usualmente, mas não obrigatoriamente, a variável independente é o tempo t.

Antes de "rodar o programa", é bom configurar alguns aspectos relativos à evolução da variável independente, selecionando a aba Variável Independente, como mostrado na Figura 3.7.1.

Image
Figura 3.7.1: Escolha da variável independente, dos seus valores mínimo e máximo, e do passo na sua evolução.
Além de definir qual a variável independente, pode-se especificar o passo na sua evolução (modificação a cada repetição), o seu valor mínimo e o seu valor máximo. Usualmente, um pouco de reflexão e um cálculo simples bastam para estimar valores adequados. No nosso exemplo, a variável independente é o tempo e o seu valor mínimo é zero. O seu valor máximo deve ser maior (mas não muito maior) que o maior tempo de vôo, que corresponde ao maior ângulo de lançamento. O passo deve ser suficientemente pequeno para que a animação (que será construída adiante) seja suave, mas sem ser demasiadamente demorada. Essas considerações nos levam a escolher os valores mostrados na Figura 3.7.1. Evidentemente, se ao rodar o programa os valores escolhidos se revelarem inadequados, eles poderão ser modificados.

Na parte inferior da tela [Figura 3.7.2], encontram-se os comandos de controle da execução, semelhantes aos de um aparelho de vídeo. Note que é necessário trazer o programa de volta ao ponto de partida (Reset) antes de modificar a sua configuração.

Image
Figura 3.7.2: Comandos de controle do andamento do programa.