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Métodos Computacionais no Ensino da Física
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4.6 Texto estático e valores dinâmicos

Já foi visto na Aula 3 que a janela de notas permite ao autor fornecer informações sobre o uso do recurso e a física do sistema considerado. Valores numéricos de quantidades de interesse, calculados durante a execução do programa, podem ser mostrados no gráfico ou na tabela. Mas além disso, pode ser conveniente incluir algum texto diretamente na janela de animação, bem como exibir nesta o valor de uma quantidade, calculado dinamicamente pelo programa.Tipos de objetos adequados para tanto estão disponíveis.

Para inserir um texto na janela de animação, clica-se o botão Texto na aba Objectos (Figura 4.6.1) e a seguir clica-se sobre a janela de animação no lugar onde se deseja colocar o texto.

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Figura 4.6.1: Escolha de um objeto do tipo Texto, a ser inserido na animação.
A faixa de configuração do texto aparece e nela pode-se digitar o texto, escolher a cor e a fonte (Figura 4.6.2). A posição e o tamanho da área de texto podem ser modificados diretamente por arraste do mouse. Note que os recursos de formatação do texto são limitados. O tamanho da fonte ajusta-se automaticamente em função do espaço disponível.
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Figura 4.6.2: Configuração de um texto inserido na janela de animação.

A aba Objectos apresenta também o botão Variável (Figura 4.6.3) que, ao ser clicado, permitirá a inserção na janela de animação de um campo numérico que mostrará a evolução de uma variável durante a execução do programa.

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Figura 4.6.3: Botão para a exibição do valor de uma variável na janela de animação.
Um clique na janela de animação, no lugar onde se deseja exibir o valor em questão, fará aparecer a faixa de configuração (Figura 4.6.4). Escolhe-se a variável desejada, especificando o caso para o qual o seu valor deve ser mostrado. Além da cor da fonte, pode-se optar por mostrar na tela, antes do valor numérico da variável, o seu nome no modelo, seguido de um sinal de igualdade. A posição e o tamanho do conjunto podem ser modificados por arraste com o mouse.
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Figura 4.6.4: Configuração da exibição de uma variável na animação.