Image
Image
Métodos Computacionais no Ensino da Física
Planilha I
Planilha II
Modellus I
Modellus II
HotPotatoes
CMapTools
4 Modellus II

4.8 Exercício

Ao estudar o material desta aula, você deverá ter construído o arquivo .modellus no qual estuda-se o movimento do projétil com arraste do ar, com as seguintes configurações:

Guarde este arquivo e faça uma cópia com outro nome, na qual você vai fazer algumas modificações; a principal delas será utilizar a lei de arraste quadrático (e não mais linear) na modelagem. Isto significa supor que o módulo da força de arraste é proporcional ao quadrado do módulo da velocidade. Na verdade, para um movimento relativamente rápido, como o de uma bola de futebol, esta lei é mais adequada que a lei linear. Na notação da Equação 4.1.1, arraste quadrático significa escolher a função Φ da forma

,
(4.8.1)
com c uma constante. Claramente, o módulo da força é então
,
(4.8.2)
justificando a expressão "arraste quadrático". O coeficiente c depende do tamanho e da forma do projétil, bem como das propriedades do fluído no qual ele se movimenta. É possível justificar a seguinte forma para esta dependência:
,
(4.8.3)
onde ρ é a densidade do fluído, A a seção transversal do projétil e C um coeficiente adimensional que depende da forma do projétil. No caso de uma esfera, C = 0,47. Evidentemente, para uma bola de raio R,
.
(4.8.4)
A densidade do ar em condições normais de temperatura e pressão é aproximadamente ρ = 1,2 kg/m3.

Faça então as seguintes adaptações:

As demais configurações ficam como estão no exemplo da aula. Evidentemente, as informações fornecidas na janela de notas devem ser adaptadas à nova situação. É necessário explicar como é calculada a força de arraste. Comentários adequados sobre o que se observa na animação, no gráfico, e na tabela também devem ser incluídos.

Mais informações sobre o arraste podem ser obtidas na wikipedia.