Como se pretende mostrar apenas um caso na animação, não haverá necessidade de diferenciar os projéteis pela cor como na aula anterior, e pode-se utilizar uma imagem para representar o projétil. Quando se insere um objeto do tipo Partícula na animação, a faixa de configuração oferece, no item Aparência a possibilidade de abrir-se um menu no qual estão oferecidas algumas opções (veja a Figura 4.4.1). Além de formas geométricas simples, por exemplo o círculo utilizado na Aula 3, estão propostas algumas imagens, candidatas a representar o objeto em movimento. Pode-se escolher a bola de futebol.
(a) | (b) |
Para tornar o visual de uma animação mais atraente, pode-se também incluir imagens carregadas de arquivos separados. Escolhe-se o tipo Imagem na aba Objectos (Figura 4.4.2.a) e clica-se na janela de animação no lugar onde a imagem deve ser colocada. Na faixa de configuração, clica-se o botão Inserir (Figura 4.4.2.b) para abrir a janela de procura da imagem.
(a) | (b) |