Image
Image
Métodos Computacionais no Ensino da Física
Planilha I
Planilha II
Modellus I
Modellus II
HotPotatoes
CmapTools
6 CmapTools

6.3 Interface básica

Ao abrir o programa, aparece a janela principal Visualização - Mapas Conceituais, que possui uma barra de menu superior e quatro botões na parte esquerda, que correspondem às seguintes opções de visualização:

Se esta for a primeira vez que você usa o programa, apenas o segundo botão apresentará algum conteúdo ao ser clicado: botões que você pode clicar para trazer para o seu computador mapas compartilhados num determinado servidor (veja a Figura 6.3.1). Atenção! Estes mapas são numerosos, portanto a operação de download pode demorar.

A ajuda do programa, que pode ser acessada a partir do menu principal (veja a Figura 6.3.1) é bastante completa. Utilize-a se você tiver uma dúvida a respeito de algum recurso!

Image
Figura 6.3.1: Janela principal do programa; acesso à ajuda e aos servidores de mapas compartilhados.

Os mapas que você desenvolverá serão armazenados num subdiretório Meus Cmaps (ou My Cmaps) que o CmapTools cria automaticamente no diretório Meus Documentos. É uma boa ideia organizar os seus mapas, por exemplo em função da área da Física estudada, ou de algum outro critério. Para tanto, você pode criar subpastas na pasta Meus Cmaps, clicando o item Nova Pasta do menu Arquivo. Aparece uma janela de diálogo para a configuração da nova pasta, como mostra a Figura 6.3.2.
Image
Figura 6.3.2: Configuração de uma nova pasta no diretório de mapas conceituais.
Uma vez criada, a pasta aparece na janela de Visualização, como mostra a Figura 6.3.3.
Image
Figura 6.3.3: Uma pasta destinada a conter mapas relativos a este curso foi criada no diretório Meus Cmaps.

Ao dar um clique duplo sobre a pasta criada, abre-se uma segunda janela que mostra o conteúdo da pasta em questão. No momento, a pasta está vazia; para criar nela um primeiro mapa, clica-se o item Novo Cmap do menu Arquivo (veja a Figura 6.3.4).

Image
Figura 6.3.4: Criação de um novo mapa na pasta cursoUAB.

Ao criar um novo mapa, aparece uma nova janela na qual é feita a montagem do mapa. Como sempre, é recomendável salvar logo o mapa, escolhendo a opção Salvar Mapa Conceitual como do menu Arquivo (veja a Figura 6.3.5).

Image
Figura 6.3.5: Itens de menu para salvar um novo mapa.
Abre-se, então, a janela de configuração do mapa (veja a Figura 6.3.6), com campos de entrada para o nome do mapa, a questão foco que ele destina-se a responder, palavras-chave, e informações relativas ao autor do mapa. As palavras-chave podem, por exemplo, ser extraídas do "estacionamento de conceitos" mencionado anteriormente. O mapa que será elaborado a seguir procurará responder à questão: "Como interagem partículas carregadas?". Eis a lista de conceitos que constituem um "estacionamento" adequado para este mapa (e outros mapas associados): carga elétrica, campo elétrico, campo magnético, força, energia, momentum linear, velocidade, propagação, retardamento.
Image
Figura 6.3.6: Janela de configuração das propriedades de um mapa conceitual.