Image
Image
Métodos Computacionais no Ensino da Física
Planilha I
Planilha II
Modellus I
Modellus II
HotPotatoes
CmapTools
6 CmapTools

6.5 Cores e imagens

CmapTools oferece recursos para melhorar e personalizar a aparência dos mapas. Clicando sobre um elemento do mapa com o botão direito do mouse, abre-se um menu contextual que oferece o item Formatar Estilo, com quatro subitens: Fonte, Objeto, Linha e Cmap (veja a Figura 6.5.1).

Image
Figura 6.5.1: Sequência de itens de menu para acessar um dos recursos de formatação de um elemento.
Clicando um destes subitens, abre-se a janelinha de configuração, cuja aba Linha já foi apresentada na seção anterior (Figura 6.4.11).

A aba Fonte oferece os recursos padrão de formatação de fonte. Repare as opções de posicionamento do texto no retângulo do elemento e também a lista de conjuntos de caracteres matemáticos (veja a Figura 6.5.2, que mostra esta lista aberta).

Image
Figura 6.5.2: Janela de formatação de fonte, com a lista expandida de caracteres matemáticos.

A aba Objeto, mostrada na Figura 6.5.3, permite escolher a forma e a cor do objeto que representa no mapa um conceito ou um elemento de ligação entre conceitos. Há três opções para a forma, e pode-se dar relevo ao objeto com uma sombra. É possível também associar uma imagem ao objeto, veja a discussão abaixo.

Image
Figura 6.5.3: Janela de formatação de um objeto (conceito ou elemento que especifica a relação entre conceitos).

A aba Cmap permite configurar aspectos globais do mapa, por exemplo, a cor de fundo (veja a Figura 6.5.4). É possível também utilizar como fundo uma imagem, como será mostrado mais adiante.

Image
Figura 6.5.4: Janela de configuração do fundo do mapa. A paleta aberta permite escolher a cor.

Note que o menu contextual associado a um elemento do mapa (veja a Figura 6.5.1) oferece os itens Copiar Estilo e Colar Estilo, que facilitam a atribuição do mesmo estilo a vários elementos. É também possível salvar um estilo para uso futuro.

A Figura 6.5.5 mostra o mapa já apresentado, agora com um visual mais atraente. Note que o autor pode formatar certos objetos diferentemente se ele desejar destacar que eles são de natureza diferente dos demais. Esse é o caso no exemplo para os objetos "no vácuo" e "com velocidade invariante", os quais são caracterizações da propagação dos campos eletromagnéticos e não, propriamente falando, conceitos.

Image
Figura 6.5.5: O uso de recursos de estilo torna mais atraente a aparência do mapa apresentado na Figura 6.4.13.

O outro mapa já apresentado aqui (Figura 6.4.15) também carece de elegância. Uma tentativa de melhoria está mostrada na Figura 6.5.6. Note que, para evitar a repetição de certos elementos, optou-se pelo uso de duas cores diferentes para as linhas. Evidentemente, caberá ao autor explicar ao seu público que há dois fluxos de relações no mapa, distinguidos pela cor. Como não existe uma sintaxe definida para os mapas conceituais, por que não ser criativo?

Image
Figura 6.5.6: O uso de linhas de cores diferentes permite tornar o mapa da Figura 6.4.15 mais compacto e elegante.

Será considerada agora a utilização de imagens como elementos de um mapa. Como exemplo, será construído um mapa (não propriamente conceitual, deve-se dizer) apresentando alguns instrumentos de laboratório oferecidos pela empresa Pasco (propaganda gratuita). O mapa receberá o nome Instrumentos_Pasco.

Primeiramente, será inserida como pano de fundo uma imagem julgada atraente. Para tanto, no item Plano de Fundo do menu Formatar, escolhe-se a opção Adicionar, como mostra a Figura 6.5.7.

Image
Figura 6.5.7: Sequência de itens de menu para a inserção de um pano de fundo.
Abre-se uma janela de diálogo que permite escolher o arquivo de imagem desejado (veja a Figura 6.5.8).
Image
Figura 6.5.8: Escolha do arquivo da imagem a ser utilizada como pano de fundo.
O pano de fundo do mapa agora é uma imagem, como mostra a Figura 6.5.9, na qual já foi inserida uma proposição.
Image
Figura 6.5.9: Mapa com imagem de fundo e uma proposição.
O próximo passo será utilizar imagens para especificar, parcial ou totalmente, a natureza de um elemento do mapa, por exemplo, um conceito. Se o conceito refere-se a um instrumento de medida, é interessante inserir uma imagem que o represente. Para tanto, seleciona-se o elemento e abre-se o menu de formatação do mesmo, como indicado no começo desta seção, mas escolhendo agora o subitem Objeto. Na aba correspondente da janelinha de estilos, encontra-se um conjunto de botões (ícones) relativos à imagem de fundo do elemento selecionado (veja a Figura 6.5.10). Clica-se o primeiro deles para abrir a janela de diálogo (semelhante àquela mostrada na Figura 6.5.8) que permite selecionar o arquivo de imagem desejado.
Image
Figura 6.5.10: Procedimento de inserção de uma imagem como fundo de um elemento do mapa.
A Figura 6.5.11 mostra o resultado deste procedimento. Aparece agora, no retângulo do conceito "eletroscópio", uma imagem deste instrumento (baixada do sítio da Pasco). Note que foi feito uso dos recursos de alinhamento do texto (veja a Figura 6.5.2) para colocar o nome do instrumento no canto superior esquerdo do retângulo. Semelhante procedimento foi seguido para utilizar o logo da Pasco para representar esta empresa no mapa. Neste caso, no nome digitado seria redundante e foi eliminado.
Image
Figura 6.5.11: Exemplo de uso de imagens para especificar parcial ou totalmente o significado de elementos de uma proposição.
A Figura 6.5.12 abaixo mostra um mapa mais rico, apresentando uma seleção de instrumentos da Pasco. Na parte inferior, foram acrescentadas relações entre os instrumentos e as grandezas físicas que eles permitem estudar.
Image
Figura 6.5.12: Várias imagens são usadas para explicitar parcial ou totalmente os significados dos elementos deste mapa.