• -
  • -



Programa de Pós-Graduação em Física

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGFis) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com sede no Instituto de Física dessa Universidade, oferece cursos de Mestrado e Doutorado em Física desde o final dos anos 60. O Programa compreende três Áreas de Concentração — Física Experimental, Física Teórica e Astrofísica — envolvendo diversas linhas de pesquisa. O PPGFís tem mantido um perfil de excelência ao longo dos anos, tendo recebido a nota máxima (7) em todas as avaliações da CAPES. Esta excelência decorre da qualificação acadêmica, experiência e abrangência do seu corpo docente, que conta atualmente com 78 professores orientadores. O Programa já formou 418 doutores e 531 mestres, mantendo regularmente cerca de 110 alunos, entre os cursos de mestrado e doutorado.

Mestrado


Aprovado Edital para Ingresso no Mestrado do PPGFís
O PPGFís adota a nota do EUF como um dos instrumentos de avaliação na seleção para ingresso no Mestrado e considera que a nota desse Exame tem validade por 03 (três) anos. Aqui você encontra o Edital do EUF.

Doutorado


Inscrições para a Seleção ao Doutorado: inscrições recebidas até o dia 15 de cada mês concorrem ao ingresso no mês subsequente. ATENÇÃO: A inscrição no Exame Unificado de Ingresso nas Pós-Graduações em Física (EUF) não implica na inscrição automática para os processos seletivos do PPGFís e a inscrição nos processos seletivos do PPGFís também não implica na inscrição automática para o EUF.