Sítio do IF

Se houver alguma informação equivocada (data, título de evento ou nome de pessoas), ou em falta, por favor entre em contato.  

 

Index

Programação

Crônicas & depoimentos

Iconografia

Documentos históricos

IF 45 anos

Mapa do portal

Créditos

Aviso aos navegantes


Memórias, cujos personagens ainda vivem e certamente terão lembranças e pontos de vista diferentes sobre eventos compartilhados comigo, são um tanto perigosas de escrever. Erros lançados em papel são geralmente irretratáveis e fatais para a reputação do autor e seus relacionamentos, para isso foram inventados editores e referees. O ideal – inatingível – é um relato pessoal que não ofenda ninguém e ofereça uma impressão geral realista do que foi a época vivida pelo autor. As vinhetas abaixo são minha tentativa de caminhar sobre o fio da navalha, pelo que antecipo desculpas por deslizes, omissões ou pisadas em calos delicados, com direito a correções e corretivos por parte de vítimas não intencionais. De resto, as ocasionais palavras duras lançadas aqui são principalmente contra o próprio autor, conflito verbal em geral íntimo e silencioso, salvo agora, com a permissão e paciência do leitor.

O período corresponde à minha formação como professor até poucos anos após obter o título de doutor no IF-UFRGS, e minhas ações e interações como pequeno agente da formação e expansão da Alma Mater. Não é impróprio notar paralelos com uma segunda adolescência (tive outras ainda), com seus estresses, pressões, carências, dificuldades, incertezas, esperanças, romances, alegrias, festejos, palhaçadas, mancadas, expectativas de sucesso e até mesmo alguns sucessos, compartilhados por colegas e amigos que me antecederam e sucederam nessa navegação agitada, e por mentores generosos que me protegeram, estimularam, prestigiaram e suportaram – nos dois sentidos.

É-me impossível relatar linear ou cronologicamente os eventos de que me recordo e julgo dignos de relato, tampouco construir sumários biográficos que façam jus a todos que me marcaram, menos ainda oferecer uma avaliação histórica abrangente e completa do período, ou evitar minhas circunvoluções de linguagem e vícios de estilo. Heinz afirmava, em alemão, que eu era um “cogumelo venenoso” com a palavra: espero que não mais, mas não garanto. O que gostaria de fazer aqui é apenas contar uns “causos” e opinar ocasionalmente sobre suas conseqüências. É possível que outros verifiquem logo, ou algum dia, se alguns desses eventos ecoaram até a atualidade. É possível, também, que a memória, nos detalhes, tenha falsificado o vivido, mas espero estar sendo fidedigno no geral. Se alguém recordar diferente, é hora de se manifestar, logo os contadores também seremos história.

  1. Aviso aos navegantes
  2. Os 14 de 1960
  3. A hora do recreio
  4. Luiz Severo Motta
  5. Epílogo

PS: Nomes completos e fotografias das pessoas mencionadas estão aqui.


mec capes cnpq finep fapergs

© 2008 Instituto de Física - UFRGS
C.P. 15051, Campus do Vale
91501-970 Porto Alegre RS, BRASIL