Elementos para a história do Centro de Pesquisas Físicas da URGS

Instituto de Física – UFRGS

Atualizado em 19/1/2009

Divisões, laboratórios e oficinas

Das divisões previstas, conforme a carta de 23/10/53, mencionada na introdução, temos documentos comprobatórios da existência das seguintes

a) Matemática (chefiada por Antônio Rodrigues em 21/07/54; por Ernesto B. Cossi em 28/11/56);
b) Eletrônica (chefiada por Gerard Hepp, enquanto aqui permaneceu).

Embora não constasse da relação supra, existiu uma Divisão de Ensino que foi chefiada pelo prof. Gerhard Jacob; encontramos um documento assinado por ele, em algum dia antes de 18 de agosto de 1958, referente ao curso “Fundamentos Físicos da Engenharia Nuclear”.

Mais adiante trataremos desse curso.

Ainda não encontramos documentos sobre as divisões de Alto V ácuo e Radioquímica, mas há uma carta do Chefe da Divisão de Matemática (28/11/56) mencionando Antônio B.J.B. Todesco como membro da Divisão de Radioquímica. Além disso, alguns registros fotográficos sugerem a existência da Divisão de Alto Vácuo.

Linha de alto vácuo

Radioquímica

Eletrônica

Destilador de mercúrio

Eletrônica

Veja mais equipamentos instalados no Centro de Pesquisas Físicas e no IF-UFRGS ( wmv - flash ).