Elementos para a história do Centro de Pesquisas Físicas da URGS

Instituto de Física – UFRGS

Atualizado em 19/1/2009

Alguns visitantes notáveis

Em agosto de 1955, P.J. Sips e I.T. Halász, diretores da Philips do Brasil, apresentaram filmes científicos sobre eletrônica, aparelhos de medição, osciloscópios e aceleradores de partículas, e ministraram palestras sobre radioatividade e radioisótopos. Na mesma época, o matemático uruguaio Gunter Lumer apresentou uma palestra sobre espaços de Hilbert. Em novembro, o CPF recebeu a visita do ilustre físico argentino, Juan Jose Giambiagi. Mais adiante serão apresentados documentos referentes a esta e outras visitas do prof. Giambiagi.

Em carta datada de 29/12/56, dirigida ao professor argentino Jorge P. Staricco, o prof. Tietböhl ratifica convite anteriormente feito pelo prof. Luiz Pilla, para que o prof. Staricco viesse ministrar a disciplina Física Geral e Experimental na Faculdade de Filosofia, a partir de março de 1957. As condições salariais são detalhadas:

1. Contrato por um ano, renovável;
2. Vencimentos mensais de Cr$ 30.000,00 (trinta mil cruzeiros), sendo a URGS responsável por Cr$ 17.000,00, e o CNPq pelos restantes Cr$ 13.000,00.

Procurei no Google uma foto do prof. Staricco e acabei achando este livro, no qual é mencionada aula inaugural ministrada por ele na Faculdade de Filosofia da UFRGS (ainda era URGS), em 1958.

Integração 2002 Por Hilda Agnes Hübner Flores, Arnoldo Walter Doberstein Colaborador Hilda Agnes Hübner Flores Publicado por EDIPUCRS, 2003 ISBN 8574303534, 9788574303536 163 páginas