Elementos para a história do Centro de Pesquisas Físicas da URGS

Instituto de Física – UFRGS

Atualizado em 19/1/2009

Fundamentos Físicos de Engenharia Nuclear

De 18 de agosto a 14 de novembro de 1958, o CPF ofereceu o curso objeto desta seção, subvencionado pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).

Conforme a nota assinada pelo prof. Gerhard Jacob, intitulada “Oportunidade para especialização em engenharia nuclear”, as aulas seriam dadas das 17h30min às 19h00min, de segunda a sexta-feira, e de 14h00min às 18h00min aos sábados. Poderiam se inscrever diplomados em escolas superiores em cujo "curriculum constasse uma cadeira de física".

O curso era parte de um treinamento em três etapas. A primeira, com 50 vagas, teria caráter introdutório, duraria um mês e seria utilizada para selecionar 12 candidatos para a segunda etapa, na qual seria dada uma ênfase maior à parte experimental. Esta etapa ocuparia os dois meses restantes, e seria utilizada para a seleção de 5 candidatos para a terceira etapa. Esta seria realizada ao longo de três meses, no Instituto de Energia Atômica em São Paulo. Os 5 candidatos selecionados teriam direito a bolsa de estudo e cobertura das despesas de transporte, a cargo da CNEN.

As aulas teóricas e de exercícios seriam dadas pelos professores Darcy Dillenburg e Gerhard Jacob, enquanto as aulas experimentais seriam de responsabilidade do prof. Antônio Todesco.

Darcy e Gerhard, na época do CPF:

E quase 50 anos depois: