Elementos para a história do Centro de Pesquisas Físicas da URGS

Instituto de Física – UFRGS

Atualizado em 7/3/2009

Introdução

Ao nosso conhecimento, a primeira sistematização dos registros históricos referentes ao Centro de Pesquisas Físicas da, ainda não federalizada, Universidade do Rio Grande do Sul (CPF-URGS) foi apresentada no documento Relatório da Direção, encaminhado pelo Diretor do Instituto de Física, professor David Mesquita da Cunha, ao Reitor, professor Eduardo Z. Faraco, em 11/06/70. Referia-se o relatório ao exercício de 1969, mas as 30 páginas iniciais foram dedicadas a uma retroscpectiva histórica, desde 1953.

Dos registros da História Oral, produzidos em entrevistas com pessoas que vivenciaram o período, e que tiveram conhecimento ou participaram da elaboração do citado relatório, os documentos mais esclarecedores são o depoimento da professora Alice Maciel, dado à Comissão de História da UFRGS, em

julho de 1987, e a entrevista dada pelo prof. Darcy Dillenburg ao Jornal da UFRGS, em 2003. De acordo com esses depoimentos, a idéia da criação do Centro de Pesquisas Físicas foi do prof. Antônio Estevam Pinheiro Cabral, que havia feito um estágio no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), do Rio de Janeiro, logo após sua criação, em 1949, e desejou criar aqui algo parecido.

Para complementar esses documentos, decidimos realizar uma investigação nos arquivos originais. Todos os documentos encontram-se sob a guarda do Instituto de Física. Alguns permanecem arquivados na forma como o foram na etapa funcional, enquanto outros encontram-se dispersos em várias pastas.