Produção da equipe associada a Novas Tecnologias no Ensino de Física
desde 1999
(além do hipertexto)
Publicações
-
Corpo negro e determinação experimental da constante de Planck
(trabalho completo em pdf)
- M. A. Cavalcante e R. Haag
- Revista Brasileira de ensino de Física v. 27, n. 3, p. 343 - 348, 2005.
-
Por que e como introduzir a aquisição automática de dados no laboratório
didático de Física?
(trabalho completo em pdf)
- R. Haag, I. S. Araujo e E. A Veit
- Física na Escola v. 6, n. 1, p. 69 - 74, 2005.
-
Experiências em Física Moderna
(trabalho completo em pdf)
- M. A. Cavalcante, C. R. C. Tavolaro e R. Haag
- Física na Escola v. 6, n. 1, p. 75 - 82, 2005.
-
Modelagem no Ensino de Física
(trabalho completo em pdf)
- E. A Veit I. S. Araujo
- Educação, Maceió, Alagoas, v. 13, n. 21, p. 51-70, 2004.
-
Uma revisão da literatura sobre estudos relativos a tecnologias
computacionais no ensino de Física
(trabalho completo em pdf)
- I. S. Araujo e E. A Veit
- Rev. Bras. de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 3, p. 5 - 18, 2004.
- Elasticidade, plasticidade, histerese... e ondas (trabalho completo em pdf)
- L.A. Mützenberg, E. A. Veit e F. L. da Silveira
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 4, p. 307 - 313, 2004.
- Usando o Excel para medidas de intervalo de tempo
no laboratório de Física (trabalho completo em pdf)
- J. S. Figueira e E. A. Veit
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 3, p. 203 - 211, 2004.
- Atividades de modelagem computacional no auxílio da interpretação de gráficos da Cinemática (trabalho completo em pdf)
- I. S. Araujo, E. A. Veit e M. A. Moreira
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 2, p. 179 - 184, 2004.
- Modelagem no Ensino/Aprendizagem de Física e os Novos Parâmetros
Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (trabalho completo em pdf)
- E. A. Veit e V. D. Teodoro
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 4, n. 2, p. 87-96, 2002.
- O Estudo de Colisões através do Som (trabalho completo em pdf)
- M. A. Cavalcante, E. da Silva, R. Prado e R. Haag
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 4, n. 2, p. 150-157, 2002.
- Ilustrando a Segunda Lei de Newton no Século XXI (trabalho completo em pdf)
- E. A. Veit, P. M. Mors e V. D. Teodoro
- Rev. Bras. Ens. Fís., v. 4, n. 2, p. 176-184, 2002.
- Utilizando a Placa de Som do Micro PC no Laboratório Didático de Física (trabalho completo em pdf)
- Rafael Haag
- Rev. Bras. Ens. Fís, v. 3, n. 2, p. 176-183, 2001.
Material instrucional
- Atividades de simulações e modelagem computacionais sobre circuitos simples com o software Modellus
- Pedro Fernando Teixeira Dorneles, Ives Solano Araujo e Eliane Angela Veit
- Atividades com o Modellus para aprendizagem de vetores tendo como motivação mapas geográficos (arquivo zip)
- A. Turatti e R. M. Ribeiro Teixeira
-
Atividades com o Modellus para trabalhar com interpretação de gráficos da
cinemática (arquivo zip)
- I. S. Araujo e E. A. Veit
- Introdução ao Modellus - Versão 2.5Br -
Coletânea e adaptação para o sistema computacional brasileiro de material
elaborado por V. D. Teodoro, J. P. D. Vieira, F. C. Clérigo, C. Fiolhais, J. Valadares e L. Silva. (1999)
i) Passo a Passo: guia detalhado para construção de modelos (arquivo zip)
ii) Exemplos: enunciados e modelos (arquivo zip)
- T. Pasqualetto, R. M. R. Teixeira e E. A. Veit
- Introdução ao Modellus - versão 1.11 - Coletânea e adaptação para o sistema computacional brasileiro de material
elaborado por V. D. Teodoro, J. P. D. Vieira, F. C. Clérigo, C. Fiolhais, J. Valadares e L. Silva.
(1999)
- Parte 1
(arquivo zip)
- Parte 2 (aquivo zip)
- Atividades p/versão 1.11 do Modellus (arquivo zip)
- R. M. R. Teixeira e E. A. Veit
- Eletroscópio de estado sólido
-
texto descritivo sobre o funcionamento do eletroscópio sólido
- Rafael Haag
Eventos
- III Seminário de Pesquisa - PPG em Ensino, Filosofia e História das Ciências
- Universidade Federal da Bahia
- Junho de 2008
- Interatividade em recursos computacionais aplicados ao ensino de Física: um caminho para a reflexão crítica
- II Seminário de Avaliação da Pós-Graduação UFRGS 2007
- Relato do PPg Ensino de Física
- E. A. Veit
-
Tecnologias de informação e comunicação facilitando a aprendizagem significativa de Ciências e Matemática
- Palestra apresentada
-
12a JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
- 2o CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO
Educação e Sociedade: Perspectivas Educacionais no Século XXI
- Santa Maria, RS, 03/10/2006 a 06/10/2006.
- Tecnologias computacionais como recursos auxiliares no ensino de Ciências e Matemática
- Aulas e entrevista para jornal apresentadas na URI, em 13 de setembro de 2006. (5h-aula)
-
Como aprender Física? pdf)
- Aula inaugural do Curso de Física da UFSM, SM, RS
- Ministrante: E. A. Veit
- Santa Maria, RS 18/06/2006
- Aula Inaugural do Programa
de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, UnB,
- Brasília, DF 25/05/2006
- Ministrante: E. A. Veit
- Mestrado
Profissional: atendendo aos anseios dos Professores de
Ciências
anúncio
- Modelagem computacional
- Minicurso (6h-aula) no XXIIIEFNNE
- Ministrante: E. A. Veit
- Symulaciones y modelages computacionales como apoyo al aprendizaje de la Física
- Conferência no VI RELAEF: Reunión Latino Americana de Educación en Física
- Medellin, Colômbia, de 19 a 21 de outubro de 2005.
- Ministrante: E. A. Veit
- Dia 20 de outubro de 2005
- Simulación y Modelage computacionales en la enseñanza de la Física
- Minicurso (3h-aula) no VI RELAEF: Reunión Latino Americana de Educación en Física
- Medellin, Colômbia, de 19 a 21 de outubro de 2005.
- Ministrante: E. A. Veit
- Dia 20 de outubro de 2005
- Aula Inaugural do Curso de Física - ULBRA
- Pesquisa em Ensino de Física
- Ministrante: Eliane Angela Veit
- Dia 16 de setembro de 2005
- II Curso Boliviano de Enseñanza de la Física
- La Paz, Bolívia, 9 a 13 de agosto de 2005
- Minicurso (10h-aula)
- Ministrante: Eliane Angela Veit
-
Tecnologias computacionales en la enseñanza de la Física (arquivo pps)
-
Simulación y modelado computacionales para facilitar la interpretación de gráficas en cinemática (arquivo pps)
-
Simulación y modelago computacionales para facilitar l aprendizaje de circuitos eléctricos (arquivo pps)
- (arquivo pps)
Modelado computacional como herramienta cognitiva en la enseñanza de la Física (arquivo pps)
-
Diagrama AVM: un instrumento heurístico para la reflexión y análises de actividades de modelago computacional (arquivo pps)
- Oficina: Simulações e modelagem computacionais na aprendizagem de circuitos elétricos
- Ministrantes: Pedro Fernando Teixeira Dorneles e Ives Solano Araujo
- Coordenação: Profa. Eliane Angela Veit
- Oficina em 28 de julho de 2005 (8h-aula)
-
Oficina: Novas tecnologias no ensino de acústica
- Ministrante: Profa. Dra. Marisa Almeida Cavalcante
- Coordenação: Profa. Dra. Eliane Angela Veit
- 19 de março de 2005; 6h-aula
-
Modelagem computacional no Ensino de Física (texto 6 p. pdf)
Apresentação em pdf
- Contribuição à Mesa Redonda sobre Informática no Ensino de Física
- XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, RJ, 24 a 28 de janeiro de 2005
- E. A. Veit
-
Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física da UFRGS: 2002-2004 (texto 10 p. pdf)
Apresentação em pdf
- Contribuição à Mesa Redonda sobre Mestrado Profissional
- XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, RJ, 24 a 28 de janeiro de 2005
- E. A. Veit
- Usando o Excel para medidas via porta
de jogos de um microcomputador (texto 4 p. pdf)
- Poster apresentado no
XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, RJ, 24 a 28 de janeiro de 2005
- J. S. Figueira e E. A. Veit
- Atividades de aquisição automática de dados no laboratório didático de Física da escola de ensino médio (texto 4p. pdf)
- Poster apresentado no XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, RJ, 24 a 28 de janeiro de 2005
- L. F. da Silva, J. S. Figueira e E. A. Veit
- Fios de aço e de cobre submetidos a forças de tração (texto 4p. pdf)
- Poster apresentado no
XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, RJ, 24 a 28 de janeiro de 2005
- L. A. Mützenberg, E. A. Veit e F. L. da Silveira
- Proposta de atividades experimentais em Física térmica para o ensino médio com a utilização do sistema CBL (texto 4p. pdf)
- Poster apresentado no
XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, RJ, 24 a 28 de janeiro de 2005
- D. B. Sias e R. M. R. Teixeira
- Uma proposta para o ensino de eletrônica no nível médio
- Poster apresentado no XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, RJ, 24 a 28 de janeiro de 2005
- M. B. dos S. A. Moraes e R. M. R. Teixeira
-
Uma análise preliminar sobre o uso de tecnologias de
informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado
de Física (10 p. pdf)
- Poster apresentado no IX Encontro Nacional em Pesquisa em Ensino de Física, Jaboticatubas, MG, 26 a 30 outubro de 2004. (texto em pdf)
- M. A. Pires e E. A. Veit
- Uma revisão da literatura sobre estudos relativos a tecnologias computacionais no ensino de
física(resumo 4 p.; pdf 94 kB)
- I.S.Araujo, E. A. Veit e M. A. Moreira
- II Encuentro Iberoamericano sobre investigación básica en educación en Ciencias
- Poster (jpg)
- Burgos, Espanha, 2004.
- Uma análise preliminar do uso de tecnologias de informação e comunicação e como meio de
ampliar e estimular o aprendizado de Física (resumo)
- M. A. Pires e E. A. Veit
- III Mostra de Pós-Graduação, IF-UFRGS.
- Poster (jpg)
- Porto Alegre, RS, 15-17/09/2004
- Oficina: Modelagem computacional no ensino de Física com o software Modellus (Objetivos e ementa)
- I.S.Araujo
- Monitor: P.T.Dorneles
- Org. E. A Veit
- Oficina, 8h-aula.
- CREF, Instituto de Física, UFRGS
- Porto Alegre, RS, 03/08/2003.
- Algumas fotos
- Oficina: Modelagem computacional no ensino de Física
com o software Modellus (Objetivos e ementa)
- E. A. Veit
- Oficina, 4h-aula.
- UNIVATES, Lajeado, RS, 21/05/2003.
- Material distribuído na oficina
- Novas Tecnologias no Ensino de Física (pdf 51 kB)
- E. A. Veit
- Semana Acadêmica de Física, UFPEL
- Seminário
- Pelotas, RS, 08/12/2003.
- Um Estudo sobre o Desempenho de Alunos de Física Usuários da Ferramenta Computacional Modellus na Interpretação de Gráficos em Cinemática (resumo, 4 p.; pdf 20 kB)
- I. S. Araujo, E. A. Veit e M. M. Moreira
- Poster (jpg 718 kB)
- IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
- Bauru, São Paulo, SP, 25-29/11/2003.
- Usando o Excel para medidas do intervalo de tempo no
laboratório de Física (poster, jpg)
- J. S. Figueira e E. A. Veit
- Poster
- II Mostra de Pós-Graduação, IF-UFRGS.
- Porto Alegre, RS, 5-7/11/2003.
- O laboratório didático e os novos parâmetros nacionais para o ensino médio
(texto completo, 11 p.; pdf 120kB)
- E. A. Veit
- apresentação na mesa redonda (pdf 45 kB)
- XV Simpósio Nacional de Ensino de Física
- Curitiba, PR, 21-26/03/2003.
- Atas do evento, p. 133-142
- Oficina: o computador como instrumento
de medida no laboratório de Física do Ensino Médio (Objetivos e ementa)
- Rafael Haag e E. A. Veit
- Oficina, 8h-aula.
- XV Simpósio Nacional de Ensino de Física
- Curitiba, PR, 21-26/03/2003.
- Oficina: Modelagem computacional no ensino de
Física com o software Modellus (Objetivos e ementa)
- E. A. Veit e I. S. Araujo
- Oficina, 6h-aula.
- XV Simpósio Nacional de Ensino de Física
- Curitiba, PR, 21-26/03/2003.
- Material distribuído na oficina
- Mapas geográficos contextualizando o estudo de vetores através de modelagem computacional
(trabalho completo 7 p.; pdf 60kB)
- A. M. Turatti e R. M. Ribeiro-Teixeira
- Poster (jpg 760 kB)
- XV Simpósio Nacional de Ensino de Física
- Curitiba, PR, 21-26/03/2003.
- Atas do evento, p. 2435-2441
- Utilizando novos tecnologias no ensino experimental de eletromagnetismo (trabalho completo 10 p.; pdf 120kB)
- R. Haag
- poster (jpg 600 kB)
- XV Simpósio Nacional de Ensino de Física
- Curitiba, PR, 21-26/03/2003.
- Atas do evento, p. 1288-1297
- Utilizando o microcomputador para medidas
de tempo no laboratório didático de Física (trabalho completo 10 p.; pdf 69kB)
- R. Haag, L. M. de Oliveira e E. A. Veit
- resumo/abstract (html)
- poster (jpg 920 kB)
- Coleta automática e interpretação de dados em um laboratório didático de termologia (trabalho completo 10 p.; pdf 69kB)
- R. Haag, L. M. de Oliveira e E. A. Veit
- resumo/abstract (html)
- poster (jpg 920 kB)