Produção da equipe associada a Novas Tecnologias no Ensino de Física desde 1999

(além do hipertexto)
Publicações

Corpo negro e determinação experimental da constante de Planck (trabalho completo em pdf)
M. A. Cavalcante e R. Haag
Revista Brasileira de ensino de Física v. 27, n. 3, p. 343 - 348, 2005.

Por que e como introduzir a aquisição automática de dados no laboratório didático de Física? (trabalho completo em pdf)
R. Haag, I. S. Araujo e E. A Veit
Física na Escola v. 6, n. 1, p. 69 - 74, 2005.

Experiências em Física Moderna (trabalho completo em pdf)
M. A. Cavalcante, C. R. C. Tavolaro e R. Haag
Física na Escola v. 6, n. 1, p. 75 - 82, 2005.

Modelagem no Ensino de Física (trabalho completo em pdf)
E. A Veit I. S. Araujo
Educação, Maceió, Alagoas, v. 13, n. 21, p. 51-70, 2004.

Uma revisão da literatura sobre estudos relativos a tecnologias computacionais no ensino de Física (trabalho completo em pdf)
I. S. Araujo e E. A Veit
Rev. Bras. de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 4, n. 3, p. 5 - 18, 2004.

Elasticidade, plasticidade, histerese... e ondas (trabalho completo em pdf)
L.A. Mützenberg, E. A. Veit e F. L. da Silveira
Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 4, p. 307 - 313, 2004.

Usando o Excel para medidas de intervalo de tempo no laboratório de Física (trabalho completo em pdf)
J. S. Figueira e E. A. Veit
Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 3, p. 203 - 211, 2004.

Atividades de modelagem computacional no auxílio da interpretação de gráficos da Cinemática (trabalho completo em pdf)
I. S. Araujo, E. A. Veit e M. A. Moreira
Rev. Bras. Ens. Fís., v. 26, n. 2, p. 179 - 184, 2004.

Modelagem no Ensino/Aprendizagem de Física e os Novos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (trabalho completo em pdf)
E. A. Veit e V. D. Teodoro
Rev. Bras. Ens. Fís., v. 4, n. 2, p. 87-96, 2002.

O Estudo de Colisões através do Som (trabalho completo em pdf)
M. A. Cavalcante, E. da Silva, R. Prado e R. Haag
Rev. Bras. Ens. Fís., v. 4, n. 2, p. 150-157, 2002.

Ilustrando a Segunda Lei de Newton no Século XXI (trabalho completo em pdf)
E. A. Veit, P. M. Mors e V. D. Teodoro
Rev. Bras. Ens. Fís., v. 4, n. 2, p. 176-184, 2002.

Utilizando a Placa de Som do Micro PC no Laboratório Didático de Física (trabalho completo em pdf)
Rafael Haag
Rev. Bras. Ens. Fís, v. 3, n. 2, p. 176-183, 2001.


Material instrucional

Atividades de simulações e modelagem computacionais sobre circuitos simples com o software Modellus
Pedro Fernando Teixeira Dorneles, Ives Solano Araujo e Eliane Angela Veit

Atividades com o Modellus para aprendizagem de vetores tendo como motivação mapas geográficos (arquivo zip)
A. Turatti e R. M. Ribeiro Teixeira

Atividades com o Modellus para trabalhar com interpretação de gráficos da cinemática (arquivo zip)
I. S. Araujo e E. A. Veit

Introdução ao Modellus - Versão 2.5Br - Coletânea e adaptação para o sistema computacional brasileiro de material elaborado por V. D. Teodoro, J. P. D. Vieira, F. C. Clérigo, C. Fiolhais, J. Valadares e L. Silva. (1999)
i) Passo a Passo: guia detalhado para construção de modelos
(arquivo zip)
ii) Exemplos: enunciados e modelos (arquivo zip)
T. Pasqualetto, R. M. R. Teixeira e E. A. Veit

Introdução ao Modellus - versão 1.11 - Coletânea e adaptação para o sistema computacional brasileiro de material elaborado por V. D. Teodoro, J. P. D. Vieira, F. C. Clérigo, C. Fiolhais, J. Valadares e L. Silva. (1999)
Parte 1 (arquivo zip)
Parte 2 (aquivo zip)
Atividades p/versão 1.11 do Modellus (arquivo zip)
R. M. R. Teixeira e E. A. Veit

Eletroscópio de estado sólido
texto descritivo sobre o funcionamento do eletroscópio sólido
Rafael Haag


Eventos

III Seminário de Pesquisa - PPG em Ensino, Filosofia e História das Ciências
Universidade Federal da Bahia
Junho de 2008
Interatividade em recursos computacionais aplicados ao ensino de Física: um caminho para a reflexão crítica

II Seminário de Avaliação da Pós-Graduação UFRGS 2007
Relato do PPg Ensino de Física
E. A. Veit

Tecnologias de informação e comunicação facilitando a aprendizagem significativa de Ciências e Matemática
Palestra apresentada
12a JORNADA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
2o CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO Educação e Sociedade: Perspectivas Educacionais no Século XXI
Santa Maria, RS, 03/10/2006 a 06/10/2006.

Tecnologias computacionais como recursos auxiliares no ensino de Ciências e Matemática
Aulas e entrevista para jornal apresentadas na URI, em 13 de setembro de 2006. (5h-aula)

Como aprender Física? pdf)
Aula inaugural do Curso de Física da UFSM, SM, RS
Ministrante: E. A. Veit
Santa Maria, RS 18/06/2006

Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, UnB,
Brasília, DF 25/05/2006
Ministrante: E. A. Veit
Mestrado Profissional: atendendo aos anseios dos Professores de Ciências
anúncio

Modelagem computacional
Minicurso (6h-aula) no XXIIIEFNNE
Ministrante: E. A. Veit

Symulaciones y modelages computacionales como apoyo al aprendizaje de la Física
Conferência no VI RELAEF: Reunión Latino Americana de Educación en Física
Medellin, Colômbia, de 19 a 21 de outubro de 2005.
Ministrante: E. A. Veit
Dia 20 de outubro de 2005

Simulación y Modelage computacionales en la enseñanza de la Física
Minicurso (3h-aula) no VI RELAEF: Reunión Latino Americana de Educación en Física
Medellin, Colômbia, de 19 a 21 de outubro de 2005.
Ministrante: E. A. Veit
Dia 20 de outubro de 2005

Aula Inaugural do Curso de Física - ULBRA
Pesquisa em Ensino de Física
Ministrante: Eliane Angela Veit
Dia 16 de setembro de 2005

II Curso Boliviano de Enseñanza de la Física
La Paz, Bolívia, 9 a 13 de agosto de 2005
Minicurso (10h-aula)
Ministrante: Eliane Angela Veit
Tecnologias computacionales en la enseñanza de la Física (arquivo pps)
Simulación y modelado computacionales para facilitar la interpretación de gráficas en cinemática (arquivo pps)
Simulación y modelago computacionales para facilitar l aprendizaje de circuitos eléctricos (arquivo pps)
(arquivo pps) Modelado computacional como herramienta cognitiva en la enseñanza de la Física (arquivo pps)
Diagrama AVM: un instrumento heurístico para la reflexión y análises de actividades de modelago computacional (arquivo pps)

Oficina: Simulações e modelagem computacionais na aprendizagem de circuitos elétricos
Ministrantes: Pedro Fernando Teixeira Dorneles e Ives Solano Araujo
Coordenação: Profa. Eliane Angela Veit
Oficina em 28 de julho de 2005 (8h-aula)

Oficina: Novas tecnologias no ensino de acústica
Ministrante: Profa. Dra. Marisa Almeida Cavalcante
Coordenação: Profa. Dra. Eliane Angela Veit
19 de março de 2005; 6h-aula

Modelagem computacional no Ensino de Física (texto 6 p. pdf)
Apresentação em pdf
Contribuição à Mesa Redonda sobre Informática no Ensino de Física
XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, RJ, 24 a 28 de janeiro de 2005
E. A. Veit

Mestrado Profissionalizante em Ensino de Física da UFRGS: 2002-2004 (texto 10 p. pdf)
Apresentação em pdf
Contribuição à Mesa Redonda sobre Mestrado Profissional
XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, RJ, 24 a 28 de janeiro de 2005
E. A. Veit

Usando o Excel para medidas via porta de jogos de um microcomputador (texto 4 p. pdf)
Poster apresentado no XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, RJ, 24 a 28 de janeiro de 2005
J. S. Figueira e E. A. Veit

Atividades de aquisição automática de dados no laboratório didático de Física da escola de ensino médio (texto 4p. pdf)
Poster apresentado no XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, RJ, 24 a 28 de janeiro de 2005
L. F. da Silva, J. S. Figueira e E. A. Veit

Fios de aço e de cobre submetidos a forças de tração (texto 4p. pdf)
Poster apresentado no XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, RJ, 24 a 28 de janeiro de 2005
L. A. Mützenberg, E. A. Veit e F. L. da Silveira

Proposta de atividades experimentais em Física térmica para o ensino médio com a utilização do sistema CBL (texto 4p. pdf)
Poster apresentado no XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, RJ, 24 a 28 de janeiro de 2005
D. B. Sias e R. M. R. Teixeira

Uma proposta para o ensino de eletrônica no nível médio
Poster apresentado no XVI Simpósio Nacional em Ensino de Física, RJ, 24 a 28 de janeiro de 2005
M. B. dos S. A. Moraes e R. M. R. Teixeira

Uma análise preliminar sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação como meio de ampliar e estimular o aprendizado de Física (10 p. pdf)
Poster apresentado no IX Encontro Nacional em Pesquisa em Ensino de Física, Jaboticatubas, MG, 26 a 30 outubro de 2004. (texto em pdf)
M. A. Pires e E. A. Veit

Uma revisão da literatura sobre estudos relativos a tecnologias computacionais no ensino de física(resumo 4 p.; pdf 94 kB)
I.S.Araujo, E. A. Veit e M. A. Moreira
II Encuentro Iberoamericano sobre investigación básica en educación en Ciencias
Poster (jpg)
Burgos, Espanha, 2004.

Uma análise preliminar do uso de tecnologias de informação e comunicação e como meio de ampliar e estimular o aprendizado de Física (resumo)
M. A. Pires e E. A. Veit
III Mostra de Pós-Graduação, IF-UFRGS.
Poster (jpg)
Porto Alegre, RS, 15-17/09/2004

Oficina: Modelagem computacional no ensino de Física com o software Modellus (Objetivos e ementa)
I.S.Araujo
Monitor: P.T.Dorneles
Org. E. A Veit
Oficina, 8h-aula.
CREF, Instituto de Física, UFRGS
Porto Alegre, RS, 03/08/2003.
Algumas fotos

Oficina: Modelagem computacional no ensino de Física com o software Modellus (Objetivos e ementa)
E. A. Veit
Oficina, 4h-aula.
UNIVATES, Lajeado, RS, 21/05/2003.
Material distribuído na oficina

Novas Tecnologias no Ensino de Física (pdf 51 kB)
E. A. Veit
Semana Acadêmica de Física, UFPEL
Seminário
Pelotas, RS, 08/12/2003.

Um Estudo sobre o Desempenho de Alunos de Física Usuários da Ferramenta Computacional Modellus na Interpretação de Gráficos em Cinemática (resumo, 4 p.; pdf 20 kB)
I. S. Araujo, E. A. Veit e M. M. Moreira
Poster (jpg 718 kB)
IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Bauru, São Paulo, SP, 25-29/11/2003.

Usando o Excel para medidas do intervalo de tempo no laboratório de Física (poster, jpg)
J. S. Figueira e E. A. Veit
Poster
II Mostra de Pós-Graduação, IF-UFRGS.
Porto Alegre, RS, 5-7/11/2003.

O laboratório didático e os novos parâmetros nacionais para o ensino médio (texto completo, 11 p.; pdf 120kB)
E. A. Veit
apresentação na mesa redonda (pdf 45 kB)
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física
Curitiba, PR, 21-26/03/2003.
Atas do evento, p. 133-142

Oficina: o computador como instrumento de medida no laboratório de Física do Ensino Médio (Objetivos e ementa)
Rafael Haag e E. A. Veit
Oficina, 8h-aula.
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física
Curitiba, PR, 21-26/03/2003.

Oficina: Modelagem computacional no ensino de Física com o software Modellus (Objetivos e ementa)
E. A. Veit e I. S. Araujo
Oficina, 6h-aula.
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física
Curitiba, PR, 21-26/03/2003.
Material distribuído na oficina

Mapas geográficos contextualizando o estudo de vetores através de modelagem computacional (trabalho completo 7 p.; pdf 60kB)
A. M. Turatti e R. M. Ribeiro-Teixeira
Poster (jpg 760 kB)
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física
Curitiba, PR, 21-26/03/2003.
Atas do evento, p. 2435-2441

Utilizando novos tecnologias no ensino experimental de eletromagnetismo (trabalho completo 10 p.; pdf 120kB)
R. Haag
poster (jpg 600 kB)
XV Simpósio Nacional de Ensino de Física
Curitiba, PR, 21-26/03/2003.
Atas do evento, p. 1288-1297

Utilizando o microcomputador para medidas de tempo no laboratório didático de Física (trabalho completo 10 p.; pdf 69kB)
R. Haag, L. M. de Oliveira e E. A. Veit
resumo/abstract (html)
poster (jpg 920 kB)

Coleta automática e interpretação de dados em um laboratório didático de termologia (trabalho completo 10 p.; pdf 69kB)
R. Haag, L. M. de Oliveira e E. A. Veit
resumo/abstract (html)
poster (jpg 920 kB)