Relatório de Autoavaliação do NAU IF/UFRGS 2015

Núcleo de Avaliação da Unidade do Instituto de Física da UFRGS - NAU IF/UFRGS:

  • Professores do NAU:
    • Rafael Peretti Pezzi
    • Fernando Lang da Silveira
    • Kepler de Souza Oliveira Filho
  • Técnicos administrativos do NAU:
    • Cleusa Pavan,
    • José Humberto Martins Borges,
  • Estudantes NAU:
    • Felipe L. Antunes,
    • Ben-Hur Francisco Cardoso.

Planejamentos das avaliações realizadas em 2015;

A fim de atingir seus objetivos o Núcleo de Avaliação da Unidade do IF/UFRGS optou pela a realização da autoavaliação do ano de 2015 através de três frentes:

  1. Análise da avaliação das disciplinas e dos professores pelos alunos;

  2. Realização de pesquisa de satisfação dos professores, servidores técnico-administrativos e estudantes de cursos de graduação e pós-graduação sediados no Instituto de Física da UFRGS;

  3. Solicitação de pareceres de avaliação às Comissões de Graduação.

As execuções das avaliações realizadas em 2015

Metodologia de análise das avaliações das disciplinas e dos professores pelos alunos

Os dados fornecidos pela Secretaria de Avaliação Institucional - SAI/UFRGS - foram usados para gerar histogramas com as médias de avaliação de cada curso. Isto oferece um panorama geral a respeito da qualidade do ensino no instituto de física sob a ótica dos alunos, permitindo também identificar pontos fracos e casos que merecem atenção.

Metodologia da pesquisa de satisfação

A pesquisa de satisfação do IF/UFRGS foi realizada utilizando infraestrutura e serviços disponíveis no próprio Instituto de Física. Em específico foi utilizada uma instância do software LimeSurvey hospedada no servidor do Centro de Tecnologia Acadêmica do IF/UFRGS. A pesquisa ficou disponível para ser respondida durante o período de um mês entre Dezembro de 2015 e Janeiro de 2016.

Os resultados da pesquisa foram tornados públicos e estão disponíveis em repositório institucional juntamente com gráficos para facilitar a sua interpretação 1. Foram incluídos no repositório os programas em formato IPython Notebook utilizados para a geração dos gráficos. A disponibilidade pública dos resultados da avaliação e dos programas utilizados para análise usando software livre estão alinhados com princípios de transparência e reprodutibilidade da pesquisa. A metodologia aberta visa ainda facilitar a continuidade desta ação de maneira sistemática tanto pelas futuras gestões do NAU IF/UFRGS quanto por sua adoção por outras unidades que venham ter interesse em adotar o mesmo método. O NAU IF/UFRGS acredita que a transparência das avaliações é um passo importante para a melhoria do ambiente de trabalho e dos serviços oferecidos pelo Instituto de Física. Para isto também criamos o síte do NAU IF/UFRGS 2 no momento da publicação do relatório de 2015.

Os dados e sua visualização em gráficos estão disponíveis separadamente para as categorias de Alunos, Técnico-administrativos e Professores. Além disso, as informações relevantes para cada curso estão discriminadas, oferecendo aos gestores de cada curso subsídios para tomada de decisões baseadas em evidências.

Opinião das COMGRADs

Foram realizadas solicitações de pareceres às coordenações das COMGRADs do Instituto de Física à respeito de pontos fortes e fracos dos cursos sob sua coordenação. O NAU IF/UFRGS não obteve resposta aos pedidos. Entretanto, acreditamos que os dados da pesquisa de satisfação são adequados avaliar. O NAU IF/UFRGS irá avaliar nova abordagem para integrar as COMGRADs à Autoavaliação institucional.

As análises dos resultados das avaliações realizadas em 2015.

Avaliação das disciplinas e dos professores pelos alunos

No período de 2015-1 o Departamento de Física ofereceu 202 turmas em disciplinas de graduação, obtendo respostas de avaliação em 169 delas (84%), enquanto o Departamento de Astronomia ofereceu cursos para 32, obtendo resposta de avaliação de alunos de 31 delas (97%). Foram montados histogramas a partir da média da avaliação de cada turma.

Histograma avaliações turmas do Departamento de Física. Histograma avaliações turmas do Departamento de Astronomia.

Departamento de Física

Podemos observar que das 169 turmas de cursos avaliados pelo Departamento de Física, 135 turmas (80%), têm avaliações com notas entre 4 e 5, indicando a excelência do ensino nesta instituição. Existem ainda, 25 turmas (15%) avaliadas entre 3 e 4, consideradas notas boas. Podemos observar que existem 9 turmas (5%) com avaliações entre 1 e 3, indicando um pequeno número de cursos com sintomas negativos. O Anexo A deste relatório, entregue separadamente para os gestores da unidade por conterem dados sensíveis, listam as respectivas turmas e os comentários específicos dos alunos. É de prerrogativa do Departamento ou dos órgãos superiores tornar estes dados públicos. Recomendamos que estes casos sejam avaliados individualmente buscando identificar também casos de recorrentes para que sejam remediados.

Departamento de Astronomia

As avaliações correspondentes aos cursos oferecidos pelo Departamento de Astronomia estão todos acima de 3,9, indicando uma satisfação generalizada.

Autoavaliação do IF/UFRGS e sugestões a sob a ótica dos professores

Tomando como referência os resultados da pesquisa de satisfação conduzida entre os professores dos departamentos de Física e de Astronomia da UFRGS foi possível diagnosticar os principais pontos fortes e fracos da nossa unidade. Enquanto podemos destacar grande satisfação quanto ao acesso à bibliografia necessária para a realização das atividades no IF/UFRGS, foi também observada grande insatisfação em relação à infraestrutura, como sumarizado na tabela abaixo.

Critério Professores insatisfeitos Muito insatisfeitos Total
Materiais e equipamentos e materiais sala de aula 40% 22,5% 62,5%
Materiais e equipamentos laboratórios de ensino 42,5 12,5% 55%
Espaços de convivência 40% 37.5% 77,5 %
Conforto da sala de Aula 55 % 15% 70%

Podemos observar insatisfação com a infraestrutura do Instituto de Física, em especifico a carência de materiais e equipamentos para realização das atividades de ensino, tanto em sala de aula, como em laboratório. A falta de espaço de convivência foi apontado como o ponto de maior insatisfação dos professores, atingindo a marca de 77,5% de insatisfação.

Autoavaliação do IF/UFRGS e sugestões sob a ótica dos servidores técnico-administrativos

Dentre todos os questionamentos elencados na pesquisa, tornou-se imperiosa a reflexão sobre as respostas sobre as perguntas: Infraestrutura geral (segurança e iluminação externa) e infraestrutura geral (espaços de convivência), conforme gráficos abaixo:

Satisfação dos servidores TA quanto aos espaços de convivência Satisfação dos servidores TA quanto à segurança e iluminação externa

Dada a significativa porcentagem de “Totalmente insatisfeitos” e “insatisfeitos” em ambas as questões, é mister refletir sobre as possíveis causas da relevante quantidade de Técnico-Administrativos que, por algum motivo, percebem a segurança e a convivência com entraves para um ambiente mais salubre. Além disso, é importante ressaltar que a obrigatoriedade das 40h semanais e as 12h de atendimento ininterruptas para setores em que os técnicos administrativos trabalharem 30h semanais terá como consequências imediatas o surgimento de fatos que veem ao encontro das respostas “Totalmente insatisfeitos” e “insatisfeitos”: o primeiro é o fato de que o funcionamento por 12h consecutivas obrigará a prestação de serviço à noite, o que pode ser fator de preocupação para os trabalhadores; o segundo diz respeito ao fato de que, segundo a legislação trabalhista, trabalhadores que têm uma jornada de trabalho igual ou superior a 8h diárias deve, necessariamente, ter um interstício mínimo 1 (uma) hora para o almoço. Por isso refletir sobre os locais de descanso e convivência para esse momento parece fundamental. Em face do exposto e das possíveis causas do significativo número de “Totalmente insatisfeitos” e “insatisfeitos” nesses aspectos, a NAU recomenda a criação de uma comissão de servidores que possa aprofundar a reflexão e propor medidas para sanar ou minimizar o número de servidores descontentes com a segurança e os espaços de convivência dentro do Instituto de Física.

Autoavaliação do IF/UFRGS e sugestões a sob a ótica dos alunos

A avaliação dos alunos de graduação e da pós graduação demonstra em quais aspectos eles estão mais satisfeitos ou insatisfeitos com o Instituto de Física. Os dados utilizados para essa análise são as respostas de múltipla escolha e comentários do formulário, bem como intervenções que os alunos tiveram nas Assembleias Gerais dos Estudantes de Física promovidas pelo Diretório Acadêmico dos Estudantes de Física durante o ano de 2015. Dentro de um panorama mais geral, pode-se dividir os campos mais criticados pelos alunos sendo esses três:

  1. Metodologia de ensino: Como demonstra o gráfico, e tendo em vista os comentário e as intervenções nas Assembleias existe um descontentamento dos alunos quanto a maneira com que os professores ministram suas aulas e a falta de preparação para lecionar para alunos com conhecimento prévio abaixo do esperado e alunos que trabalham e não têm todo o período dedicado ao estudo. Também sempre foi criticado a falta da alternação de professores nas disciplinas, não havendo espaço acessível para o aluno relatar o que acontece na aula. Acrescenta-se a isso, um deficit no ensino da pós-graduação, cujas disciplinas são inferiores em relação às de graduação, que prejudica tanto os alunos oriundos de cursos de bacharelado, que sentem-se desmotivados, quanto os da licenciatura, que acompanham a disciplina com dificuldade. Além disso reforça-se a necessidade emergente de disciplinas de pós-graduação ministradas em língua inglesa. Satisfação dos alunos quanto a metodologia de ensino
  2. Infraestrutura: Dentre os pontos da Infraestrutura do Instituto de Física, ficou evidente para os alunos que precisa ser melhorado:
    • Internet Wireless, por ter poucos roteadores;
    • Iluminação, o que deixa o ambiente ruim durante a noite e com pouca segurança;
    • Conforto das Salas, com cadeiras desconfortáveis e sem ar condicionado (com ênfase no prédio G).
    • Salas de pós-graduação com problemas no sistema de alocação e infiltrações.
  3. Horário dos Serviços do IF: Para os estudantes da Licenciatura – Noturno fica inviável pegar livros na biblioteca ou mesmo ter algum atendimento da Administração. Muitos alunos trabalham durante o dia, e à noite, quando estão na universidade, esses serviços não têm expediente.

A partir desta análise, os alunos elaboraram a seguintes propostas:

  1. Criação de um ouvidoria para ouvir os alunos dentro do Instituto de Física que trate de assuntos que são de grande importância para o aluno: qualidade da aula e do professor e mudança curricular;
  2. Melhorar a formação pedagógica dos professores;
  3. Promover uma alternação de cadeiras entre os professores;
  4. Ampliar o horário de funcionamento dos serviços da Instituto de Física (Biblioteca e Administração) no período noturno, para os alunos da Licenciatura – Noturno tenham a possibilidade de usufruir desses benéficos e direitos;
  5. Na infraestrutura:
    • Melhorar iluminação externa;
    • Trocar cadeiras e por ar Condicionado no Prédio G;
    • Aumentar número de roteadores de internet.
    • Criar um espaço de trabalho colaborativo para estudantes de pós-graduação.

Considerações finais

A análise da avaliação dos cursos oferecidos pelos Departamentos de Física e de Astronomia indicou excelência do ensino nesta unidade. Houveram 5% de turmas com avaliações ruins e péssimas no Departamento de Física. Estes são casos que merecem atenção.

A pesquisa de satisfação conduzida pelo NAU IF/UFRGS diagnosticou a carência na segurança externa e falta de infraestrutura em sala de aula e laboratórios de ensino.

Sobre as atividades didáticas, sugerimos que sejam averiguados os casos de cursos e professores com avaliações ruins e péssimas. Também é recomendado que sejam alocados professores mais experientes para as etapas iniciais dos cursos a fim de reduzir a evasão.

Data da aprovação do relatório NAU IF/UFRGS: 29 de Janeiro de 2016.

Notas:

1. Repositório com dados, programas e gráficos da pesquisa de satisfação NAU IF/UFRGS 2015 em https://git.cta.if.ufrgs.br/NAU_IF_UFRGS/Satisfacao_IF_UFRGS_Jan2016
2. Sítio do NAU IF/UFRGS: http://www.if.ufrgs.br/nau/