M5. RELAÇÕES ENTRE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E SUAS IMPLICAÇÕES PARA O ENSINO DA FÍSICA NO ENSINO MÉDIO


Ministrantes:
Diomar Caríssimo Selli Deconto, Jorge Luís Alves da Silva, Ricieri Andrella Neto, Cláudio José de Holanda Cavalcanti e Fernanda Ostermann

Instituição:
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Objetivos:
O minicurso tem como objetivo discutir as relações entre ciência, tecnologia e sociedade (CTS), que são importantes para um ensino que tenha como prioridade a formação de cidadãos capazes de participar ativamente das mudanças na sociedade fundamentados no conhecimento científico e tecnológico, conforme sugerido nas orientações curriculares (nacionais e regionais). Serão apresentados os fundamentos teóricos dessa abordagem e exemplos de aplicações no Ensino de Física.

Conteúdo programático:
Referencial Curricular do Rio Grande do Sul no ensino de Física, bases históricas do movimento CTS, concepções de ciência, tecnologia, sociedade e suas inter-relações; implicações para o ensino.

População-alvo:
Professores de Física do Ensino Médio (embora não se constitua um pré-requisito).

Carga horária: 6 horas-aula

Número de vagas: 20