Trabalhos aceitos para "Apresentação na forma de Pôster" no IV EEEFis-RS
A EXPERIMENTAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS CONCEPÇÕES DO PROFESSOR
Grasiele Ruiz Silva
João Alberto da Silva

A FORMA COMO O CONHECIMENTO DA FÍSICA SE CONSTRÓI DE MANEIRA SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS
Marília Britto Corrêa
Gêison Mendes de Freitas de Oliveira
Georgina Helena Lima Nunes

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE FÍSICA INTEGRADA COM DE DIVULGADORES CIENTÍFICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ASTRONOMIA
Felipe Damasio
Olivier Allain
Geison João Euzébio

A FOTOGRAFIA COMO FORMA DE EXPRESSÃO DA FÍSICA
Ana Paula Santos Pereira
Patrese Coelho Vieira

A INSERÇÃO DA FÍSICA NO FIM DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA CONSCIENTIZAÇÃO ECOLÓGICA
Graciane Gonçalves Farias
Hellen Soares
Márcia Elida Domingos Prudêncio
Najara Bonoldi Pereira
Tairini da Silva
Norma Samira Matos
Felipe Damasio

A RACIONALIDADE DA FÍSICA CLÁSSICA À QUÂNTICA NO OLHAR DE LAUDAN
Marcia de Melo Braga

A UTILIZAÇÃO DE EXPERIMENTOS COMO FERRAMENTA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM DE ÓTICA GEOMÉTRICA NO ENSINO MÉDIO
Angelita Leite Machado
Guilherme Frederico Marranghello

ABORDAGEM CONTEXTUALIZADA DE LIMITE DE UMA FUNÇÃO NO CONTEÚDO DE ELETROSTÁTICA
Lucas Dominguini
Solange Freitas Gomes
Ester de Souza Bittencourt Alves
Fábio Dominguini
Suzy Pascoali

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DA INCERTEZA DO CONHECIMENTO ATRAVÉS DA ABORDAGEM HISTÓRICA DA EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE LUZ
Rita Margarete Grala

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PELO DIÁLOGO
Joecir Palandi
Dartanhan Baldez Figueiredo
Karla Weber

AQUISIÇÃO DE DADOS PARA EXPERIMENTAÇÃO DIDÁTICA UTILIZANDO A PLACA ARDUINO
Gilson Giuriatti
Silvio L. S. Cunha

AQUISIÇÃO DE DADOS VIA PC COMO MÉTODO INVESTIGATIVO NO ENSINO DE FÍSICA
Guilherme Espósito Querelli
Marisa Almeida Cavalcante

ASTRONOMIA OU ASTROLOGIA? CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO REGULAR NA CIDADE DE RIO GRANDE-RS
Vanessa de Oliveira Gil
Franciele Pires Ruas
Pâmela Taís Dutra Mena
Letícia Moreira Hood
Luis Fernando Mackedanz

BUSCANDO A FÍSICA NUM SUBMARINO
Celso Gonçalves de Quadros
Antonio Carlos de Francisco
Sani de Carvalho Rutz da Silva

CALORÍMETRO: EXPERIMENTO QUE FACILITA A COMPREENSÃO DOS ALUNOS DE ENSINO MÉDIO SOBRE AS TROCAS DE CALOR
Gabriela Santos Lopes
William Mello Borgonhi
Artur Majolo Scheid
Samara Oliveira Pinto
Pâmela Mielczarski
Fabiana Pasqualotto

CHOQUE DE CIÊNCIA: O ENSINO DE CIÊNCIA PROMOVENDO A INDISSOCIABILIDADE ENTRE PESQUISA, ENSINO E EXTENSÃO NO IF-SC
Olivier Allain
Felipe Damasio
Adriano Antunes Rodrigues
Naiane Machado Mariano
Geison João Euzébio

CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE VIRTUAL PARA FACILITAR O USO DO DIAGRAMA V DE GOWIN COMO ORGANIZADOR DE CONHECIMENTO
Jaqueline Rodrigues
Luciana Bolan Frigo
Felipe Damasio

DESENVOLVIMENTO DE MATERIAL DE APOIO PARA AULAS DE FÍSICA: ÓPTICA E FÍSICA MODERNA
Cristine Inês Brauwers
Luan Araujo dos Santos
Eliana Fernandes Borragini

DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DIDÁTICO PARA O SISTEMA SOLAR
Luan Araújo dos Santos
Cristine Inês Brauwers
Marcelo Vettori
Eliana Fernandes Borragini
Sônia Elisa Marchi Gonzatti

DISCUTINDO CONCEITOS DE TEMPERATURA E CALOR ATRAVÉS DA DETERMINAÇÃO EXPERIMENTAL DA CONSTANTE SOLAR
Daniela Borges Pavani
Karen Espíndola
Guilherme F. Marranghello
Márcia Maria Lucchese

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA ATREVÉS DA ASTRONOMIA: DESVENDANDO O CÉU DO VALE DO TAQUARI
Elise Cândida Dente
Cristine Brauwers
Luan Araújo dos Santos
Nestor Antônio Bresolin Júnior
Eliana Fernandes Borragini
Sônia Elisa Marchi Gonzatti

DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DOCENTE: CONSTRUINDO E DIVULGANDO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR MEIO DO RÁDIO
Tatiane Gonçalves Elias Goulart
Adriano Antunes Rodrigues
Felipe Damasio
Olivier Allain

EMPREGO DE MAPAS CONCEITUAIS NO PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES EM CLUBES DE CIÊNCIAS
Silvio Luiz Rutz da Silva
André Maurício Brinatti
Jeremias Broges da Silva

ENSINO A DISTÂNCIA: O PAPEL DA INTERMEDIAÇÃO PEDAGÓGICA NA CONSTRUÇÃO DOS CONCEITOS DE FÍSICA
Lisete Funari Dias
Fábio Teixeira Dias
Carmem Regina Diehl
Maria Joseane R. da Silva

EXPERIMENTO DE QUEDA LIVRE COMO METODOLOGIA PARA APROPRIAÇÃO DO CONCEITO DE ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE
Lucas Dominguini
Fábio Dominguini
Suzy Pascoali

EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DE HIDROSTÁTICA: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/UNIPAMPA
Kennedy Ortiz Barilari
Guilherme Frederico Marranghello

EXPLORANDO O LÚDICO NO ENSINO MÉDIO: A COMPETITIVIDADE COMO MOTIVAÇÃO AO APRENDIZADO DE FÍSICA
Daniel Ávila da Silva
Luiz Fernando Mackedanz

FAZENDO UMA AULA DIFERENTE: HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO FERRAMENTA NO ENSINO DA ASTRONOMIA
Geison João Euzébio
Thayse Adineia Pacheco
Diego de Medeiros Scarabelot

FÍSICA DE PARTÍCULAS NO ENSINO MÉDIO
Izabel Cristina Freitas dos Santos
Lisiane Barcellos Calheiro
Joecir Palandi

FÍSICA EM FOCO - UMA MANEIRA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Talissa Cristini Tavares Rodrigues
Estevão Luciano Quevedo Antunes Jr.
Maximiliano Santos da Rocha
Leopoldo Lobo da Rocha Jr.
Cíntia Soares Silveira

FORÇA GRAVITACIONAL, ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE E VELOCIDADE DE ESCAPE: UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA NO PIBID/UNIPAMPA
Daniele Castro Pinto
Jackson K. L. Da Silva
Guilherme F. Marranghello

FORMAÇÃO BÁSICA DE PROFESSORES: PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS DA LICENCIATURA EM FÍSICA DA UNIPAMPA
Pedro Fernando Teixeira Dorneles
Edson Massayuki Kakuno
Vania Elisabeth Barlette

INCLUSÃO DE SISTEMAS DINÂMICOS NÃO-LINEARES EM DISCIPLINAS DE MECÂNICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA E ÁREAS AFINS ATRAVÉS DA MODELAGEM CIENTÍFICA E COMPUTACIONAL
Andrea Regina Zeni
Eliane Angela Veit
Ives Solano Araujo

LINGUAGEM PYTHON E SÉRIES DE FOURIER: FERRAMENTAS PARA CONSTRUÇÃO DE MATERIAL DE APOIO AO DOCENTE
Marcos Araquem Scopel
Karina dos Santos Timboni
Thayse Adineia Pacheco

NANOTECNOLOGIA: UMA PROPOSTA PARA A INTEGRAÇÃO DA FÍSICA MODERNA E DO ELETROMAGNETISMO NO ENSINO MÉDIO
Juliana Cougo Pereira
Guilherme Frederico Marranghello

O ENSINO DE CIÊNCIAS NO FIM DO ENSINO FUNDAMENTAL ORIENTADO PELA TEORIA DA APREDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL
Cristiane Machado de Souza
Évelin Lambertes Pinto
Laura Freitas Figueredo
Elói Tomaz de Matos
Felipe Damasio

O ENSINO DE FÍSICA ATRAVÉS DAS ATIVIDADES PRÁTICAS NA INSTALAÇÃO, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE UMA ESTAÇÃO RADIOAMADORA.
Gentil César Bruscato
Paulo Machado Mors

O ENSINO DE ÓPTICA MEDIADO POR AÇÕES SOCIOCULTURAIS VISANDO A EXPLORAÇÃO DE UM LABORATÓRIO PORTÁTIL
Bruna Gabrielly Penha Benck
Carolini Felisberto de Souza
Felipe Damasio
Karine dos Santos Coelho
Leanny Karine Aguiar
Lenise Silva de Souza
Michele Daniel
Monique Silva de Souza

O FUNCIONAMENTO DO CARRO BICOMBUSTIVEL: DISCUTINDO AS VANTAGENS E LIMITES NAS AULAS DE TERMODINÂMICA
Eduardo Gois
Álvaro Becker da Rosa
Cleci Werner da Rosa

O LABORATÓRIO DIDÁTICO DE FÍSICA NA VISÃO DE UM GRUPO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Daniela Rita de Aguiar Varisa
Cleci Werner da Rosa

O LHC, COLISÕES E CONSERVAÇÃO DE ENERGIA
Reginaldo Freitas
Guilherme Frederico Marranghello

O OSCILOSCÓPIO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO BÁSICO
Digiane Reis
Francisca Pereira
Juliane Souza de Oliveira
Rafael Ramos Maciel
Rosana de Melo Lourenço
Rodrigo Ramos
Felipe Damasio

O USO DAS NOVAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO DE FÍSICA: UMA ABORDAGEM ATRAVÉS DA MODELAGEM COMPUTACIONAL
Marcelo Esteves de Andrade
Silvio Cunha

O USO DE EXPERIMENTOS E SIMULAÇÕES COMO RECURSO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE TERMOLOGIA E CALORIMETRIA.
Louise Patron Etcheverry
Guilherme Frederico Marranghello

ÓPTICA DE RAIOS: DEMONSTRAÇÕES INVESTIGATIVAS EM ÓPTICA GEOMÉTRICA COM O USO DE LASERS
Edson Valentim Roberto
Jéssica Fabiana Mariano dos Santos
Gláucia Grüninger Gomes Costa
Tomaz Catunda

PIBID-FÍSICA/UFRGS – RELAÇÕES COM A ESCOLA, PROFESSORES E A DINÂMICA ESCOLAR
Caren Rejane de Freitas Fontella
Fernando Jose Vinhas Sousa Coelho
Jennifer Carrion
Rudimar Rangel Rodrigues
Maria Teresinha Xavier Silva

PROJETO INCREMENTO DO USO DOS LABORATÓRIOS NAS ESCOLAS DO PIBID/PUCRS/FÍSICA ATRAVÉS DE PRÁTICAS DIFERENCIADAS: O MOVIMENTO DE PROJÉTEIS SOB UMA PERSPECTIVA INVESTIGATIVA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
André Luiz Utinguassú dos Santos
Andréia Caroline Fischer da Silveira Fischer
Ariane Treges Noronha Gonçalves
Miguel da Camino Perez
Rodrigo Weber Pereira
Áurea Machado
João Batista Siqueira Harres

RELATO DE ATIVIDADE DE ESTUDO MEDIADA POR UMA HIPERMÍDIA EDUCACIONAL
Francis Jessé Centenaro
Franciele Faccin
Inés Prieto Schimidt Sauerwein
Ricardo Andreas Sauerwein
Marise Superti Piber da Silva

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS: REFERENCIAL PARA O ENSINO DE FÍSICA
Thaís Rafaela Hilger
Marco Antonio Moreira

TEOREMAS E CONCEITOS-EM-AÇÃO NA FÍSICA APLICADA NA MEDICINA
Mara Fernanda Parisoto
José Tullio Moro
Marco Antonio Moreira

UM NOVO PROGRAMA PARA UMA VELHA MECÂNICA
Guilherme Frederico Marranghello

UM POUCO DE ASTRONOMIA NO ENSINO MÉDIO
Letícia N. L. Torbes
Guilherme F. Marranghello

UMA ANÁLISE MICROGENÉTICA DOS OBSTÁCULOS AO ENTENDIMENTO DA CINEMÁTICA GALILEANA
Larissa Pires Bilhalba
Álvaro Leonardi Ayala Filho

UMA PROPOSTA DE ENSINO DE TÓPICOS DE ELETROMAGNETISMO EM NÍVEL DE ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DOS MÉTODOS “INSTRUÇÃO PELOS COLEGAS” E “ENSINO SOB MEDIDA”
Vagner Oliveira
Eliane Angela Veit
Ives Solano Araujo

UMA REVISÃO DAS PROPOSTAS DE ENSINO SOBRE RELATIVIDADE
Janaína Rosa Madruga
Eliane Cappelletto

USANDO O PROGRAMA TRACKER PARA ANALISAR O DESLIZAMENTO DE UMA ESFERA SOBRE PLANOS COM DIFERENTES PERFIS
Willian Rubira
Maico Cristani
Eliane Cappelletto

USO DE APPLETS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE ELETRODINÂMICA
Charles dos Santos Guidotti
Rafael Palota da Silva
Marcelo Fagundes Mirailh
Alisson dos Santos Pereira
Luiz Fernando Mackedanz

USO DE SIMULAÇÕES NO ESTUDO DE CINEMÁTICA: RELATO DE UMA ATIVIDADE DESENVOLVIDA PELO PIBID ENSINO DE FÍSICA DA UFSM
Dioni Paulo Pastorio
Josemar Alves
Fernando Rosa
Inés Prieto Schmidt Sauerwein
Ricardo Andreas Sauerwein