T4. ESTRATÉGIAS DE TRABALHO EM SALA DE AULA PARA PROFESSORES DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO


Ministrante:
Anderson Coser Gáudio

Instituição:
Universidade Federal do Espírito Santo

Objetivos:
Conhecer estratégias de ensino de Física para uso em sala de aula que vão além do uso do quadro de giz. Demonstrar o uso dessas estratégias com a colaboração dos participantes do curso.

Conteúdo programático:
Introdução ao uso de estratégias no ensino de física. Aspecto central: o envolvimento e a participação dos alunos. Apresentação e demonstração de estratégias que requerem a participação dos alunos. Utilização de pequenos experimentos de física em sala de aula. Uso do computador em sala de aula.

População-alvo:
Professores de Física do ensino médio (prioritário). Pós-graduandos em ensino de Física. Alunos de licenciatura em Física (preferencialmente do último ano de graduação)

Monitor: Nathan Carvalho Pinheiro

Carga horária: 4 horas-aula

Número de vagas: 20