Apresentação do Curso

Este é o site do curso FIS01069 - Métodos computacionais para Licenciatura - Edição 2019-1. Prof. Rafael Pezzi.

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Plano de ensino

Baixe aqui o Plano de Ensino do curso em formato PDF.

Objetivos do Curso

Este curso tem o objetivo de capacitar o estudante no uso de ferramentas computacionais de interesse para o ensino de física. Serão abordados elementos fundamentais da tecnologia da informação e da cultura digital, publicação web, programação, aquisição de dados e controle de experimentos, criação de imagens e animações e suas aplicações para a elaboração de materiais didáticos e condução de atividades de ensino.

Conteúdo Programático

Semana 1 a 4 - Introdução ao curso

  • Perspectivas históricas e estado atual da Tecnologia da Informação. Motivação para uso de computadores do ensino de física. Recursos Educacionais Abertos (REA) e cultura da colaboração.
  • Introdução a Wikipedia, edições wiki e trabalhos colaborativos on-line
  • Atividade colaborativa: Discussões seguidas de elaboração de textos colaborativos

Semana 5 a 7 - Publicação web

  • Publicação Web: elementos básicos de HTML e publicação de páginas e conteúdos na internet
  • Terminal Linux: bash shell
  • Introdução ao Jupiter Notebook, Markdown e LaTeX

Semana 8 - Projeto 1

  • Publicação e apresentação do projeto 1.

Semana 9 a 13 - Programação em Python e Arduino

  • Bases numéricas
  • Programação em Python: Tipos de variáveis e uso de memória, operadores, controle do fluxo de execução, blocos de instruções, instruções repetitivas, cálculo numérico e criação de gráficos com as bibliotecas numpy e matplotlib
  • Arduino

Semana 14 a 16 - Imagens digitais

  • Formatos, especificações e características de imagens digitais.
  • Uso do Inkscape
  • Udo do Blender 3D

Semana 17 - Revisão

  • Revisão dos assuntos abordados no curso.

Semana 18 - Projeto 2

  • Publicação e apresentação do projeto 2.

Semana 19 - Recuperações

  • Realização das atividades de recuperação

Metodologia

O curso aproveitará a possibilidade legal de oferecer até 20% dos créditos na modalidade Ensino a Distância, no contexto de um curso presencial. Material de apoio ficará disponível aos alunos e alunas no site do curso e serão dadas instruções aos alunos e alunas para a submissão de trabalhos para avaliação pelo professor. Tipicamente, o material de uma aula será constituído de duas partes:

  1. a apresentação de um tópico do curso;
  2. tarefas a serem realizadas pelos alunos e alunas.

Experiências de Aprendizagem

Serão realizadas aulas expositivas acompanhadas de exercícios práticos. Serão solicitadas tarefas baseadas nestas atividades que deverão ser executadas e ter seus resultados entregues para o professor para avaliação. Também serão realizadas atividades de discussão em grupo sobre temas do curso. O(A) aluno(a) deverá estar atento aos seguintes pontos:

  • Cada tarefa agendada será avaliada.
  • O(A) aluno(a) disporá de cerca de uma semana para realizar uma tarefa. A data limite para a entrega de uma dada tarefa será informada no momento da sua divulgação.

Ao longo do semestre, cada aluno e aluna desenvolverá tarefas que, com alguns ajustes, poderão ser combinadas para compor o projeto final do curso, composto de uma unidade didática REA. O assunto a ser tratado neste projeto será escolhido pelo(a) aluno(a) ao longo das primeiras semanas do curso, sujeito a aprovação pelo professor. O(A) aluno(a) deverá apresentar este trabalho à medida do seu desenvolvimento através das tarefas e um seminário sobre todo o trabalho, no fim do semestre.

Critérios de Avaliação

A avaliação de cada aluno e aluna será baseada em 3 partes:

  • P1: resultado da avaliação do Projeto 1. Assume valores de 0 a 10 e corresponde a 30% da nota final do curso;
  • N_t: resultado da avaliação do conjunto das tarefas solicitadas. Assume valores de 0 a 10 e corresponde a 40% da nota final do curso (na avaliação das tarefas entregues com atraso, será descontado 5% da nota por dia de atraso);
  • P2: resultado da avaliação do Projeto 2. Assume valores de 0 a 10 e corresponde a 30% da nota final do curso.

A nota final será dada pela seguinte equação:

O conceito final atribuído a cada aluno(a) se dará de acordo com a tabela de atribuição de conceitos:

Nota final Conceito
8,5 a 10 A
7 a 8,4 B
6 a 6,9 C
0 a 5,9 D

Alunos(as) com assiduidade inferior a 75% das aulas serão reprovados(as) com conceito FF

Atividades de Recuperação Previstas

Alunos(as) cujas médias estiverem abaixo de 6 poderão aproveitar a última semana do semestre para melhorar os seus projetos e/ou as tarefas solicitadas durante o semestre. Caso a média pós-melhoria, respeitadas as proporções de 40% da nota para as tarefas e 60% para o projeto, estiver acima de 6, o(a) aluno(a) será aprovado com conceito C. O desconto de 5% da nota por dia de atraso na entrega de cada tarefa será mantida para a recuperação, contando o prazo original de entrega.