11/03/2020
Descrição da atividade EAD
Nesta atividade EAD da aula do dia 11 de Março vamos conhecer um pouco sobre a cultura remix, que foi catalisada pela tecnologia da informação. A atividade consiste em assistir o documentário Everything is a Remix de Kirby Ferguson e executar uma tarefa cujo resultado deverá ser entregue para o professor até às 18h30 do dia 16/03/2020.
Tarefa 1
Assistir ao documentário Everything is a Remix de Kirby Ferguson e
- Partindo do que observaste no documentário, responda às seguintes perguntas:
- Quais foram os tópicos que mais chamaram a sua atenção? Do que você concorda ou discorda fortemente?
- Quais as implicações da cultura Remix para a educação?
- Elabore um ou dois parágrafos analisando, do seu ponto de vista, as principais questões epistemológicas da cultura Remix e os respectivos desafios para a educação brasileira.
Prazo de entrega: 16/03/2020 às 18h30.
Forma de entrega: e-mail ou meio físico (evite usar papel).
O documentário Everything is a Remix
Everything is a Remix é uma série de vídeos criados pelo produtor independente Kirby Ferguson.
Site oficial e arquivos para download:
Video complementar (Opcional)
16/03/2020
Atividades presenciais da aula do dia 16 de Março
O resultado da tarefa da atividade EAD do dia 11 de Março deverá ser entregue ao professor antes do início da aula da segunda-feira 16/03. Trata-se de um requisito para a realização das seguintes atividades da aula do dia 16:
- Discussão em grupos sobre os pontos de destaque do documentário
- Elaboração de texto colaborativo utilizando a ferramenta de edição simulatânea Etherpad.
- Método de colaboração será criado pela turma.
Discussões
Orientações Iniciais
Neste curso utilizaremos atividades de discussões em grupo. Utilizaremos um método progressivo de discussão, iniciando com
- Discussões em duplas, seguido pela
- fusão de duplas,
- fusão de quartetos,
- …
- Apresentação do resultado para o grande grupo
Etapa 1: Questões para discussão baseadas no documentário
- Partindo do que observaste no documentário, responda às seguintes perguntas:
- Quais foram os tópicos que mais chamaram a sua atenção? Do que você concorda ou discorda fortemente?
- Quais as implicações da cultura Remix para a educação?
- Quais as principais questões epistemológicas da cultura Remix e quais os desafios correspondentes para a educação brasileira.
18/03/2020
Atividade colaborativa: O papel das tecnologias digitais no ensino de física
Desafio do método: Discussões seguidas de elaboração de textos colaborativos
Apresentar Etherpad e lançar o desafio: Como elaborar textos colaborativos após atividades de leitura ou outras discussões?
- Link do pad de hoje
- Provocação inicial: Seminario REA - Encontro Ensino de Física
Questões para discussão: O papel das tecnologias digitais no ensino de física
- Como e porque utilizar computadores no ensino de física? Descreva e justifique as vantagens, desvantagens e limitações do uso de computadores no ensino de física
- O que é uma simulação?
Etapas da discussão e elaboração do texto:
- Listar tópicos a serem desenvolvidos.
- Durante a discussão alun@s montam uma lista de tópicos que podem ser elaborados na forma de alguns parágrafos.
- Cada tópico é iniciado por uma pessoa (utilizando o pad)
- Utilizaremos alguns minutos ao final da aula para listar os tópicos levantados durante a discussão, selecionar 12 tópicos para serem trabalhados.
- Rotação de contribuição nos tópicos, a ser feito até às 18h30 do dia 23/03/20.
- Cada aluno iniciará a elaboração do texto de um tópico durante a aula (item 2 acima). Terão até a aula da próxima segunda para finalizar a sua contribuição em ao menos dois tópicos.
- Contribuições podem incluir revisão do texto elaborado pel@ colega, Opiniões divergentes poderão ser expressas na forma de contrapontos
Tarefa 2
Descrição da atividade: Contribuir para a confecção de dois tópicos elencados na aula do dia 18/03 - vide item 3 da lista acima. Cada tópico deverá receber no máximo a contribuição de duas pessoas. (Excessão: será permitida a contribuição de três pessoas no mesmo tópico caso esta seja a única alternativa para viabilizar que cada pessoa contribuia para dois tópicos.) Ao iniciar a intervenção textual, identifique seu nome na autoria do tópico. Alunos que não estiveram presentes na discussão também devem realizar a tarefa.
Prazo de entrega: 23/03/2020 às 18h30.
Forma de entrega: Contribuição neste pad. (Alunos devem se identificar com seu login e senha do LIEF no campo LDAP)
Orientação para login na plataforma colaborativa Sandstorm:
Passo 1: Sign-in
Passo dois: Credenciais LIEF
23/03/2020
Revisão e reflexão
- Revisão do texto: aula do dia 25/03
- Reflexão sobre o método.