11/03/2020

Descrição da atividade EAD

Nesta atividade EAD da aula do dia 11 de Março vamos conhecer um pouco sobre a cultura remix, que foi catalisada pela tecnologia da informação. A atividade consiste em assistir o documentário Everything is a Remix de Kirby Ferguson e executar uma tarefa cujo resultado deverá ser entregue para o professor até às 18h30 do dia 16/03/2020.

Tarefa 1

Assistir ao documentário Everything is a Remix de Kirby Ferguson e

  1. Partindo do que observaste no documentário, responda às seguintes perguntas:
    1. Quais foram os tópicos que mais chamaram a sua atenção? Do que você concorda ou discorda fortemente?
    2. Quais as implicações da cultura Remix para a educação?
  2. Elabore um ou dois parágrafos analisando, do seu ponto de vista, as principais questões epistemológicas da cultura Remix e os respectivos desafios para a educação brasileira.

Prazo de entrega: 16/03/2020 às 18h30.

Forma de entrega: e-mail ou meio físico (evite usar papel).

O documentário Everything is a Remix

Everything is a Remix é uma série de vídeos criados pelo produtor independente Kirby Ferguson.

Dica: Um usuário disponibilizou o documentário legendado na íntegra no YouTube.

Site oficial e arquivos para download:

Dica: O formato .mkv (Matroska) contém legendas em diversos idiomas, inclusive Português. Para assistir em alta resolução e com legendas pode-ser utilizar o reprodudor VLC, que oferece suporte a legendas incorporadas.

Video complementar (Opcional)


16/03/2020

Atividades presenciais da aula do dia 16 de Março

O resultado da tarefa da atividade EAD do dia 11 de Março deverá ser entregue ao professor antes do início da aula da segunda-feira 16/03. Trata-se de um requisito para a realização das seguintes atividades da aula do dia 16:

  • Discussão em grupos sobre os pontos de destaque do documentário
  • Elaboração de texto colaborativo utilizando a ferramenta de edição simulatânea Etherpad.
    • Método de colaboração será criado pela turma.

Discussões

Orientações Iniciais

Neste curso utilizaremos atividades de discussões em grupo. Utilizaremos um método progressivo de discussão, iniciando com

  • Discussões em duplas, seguido pela
  • fusão de duplas,
  • fusão de quartetos,
  • Apresentação do resultado para o grande grupo

Etapa 1: Questões para discussão baseadas no documentário

  1. Partindo do que observaste no documentário, responda às seguintes perguntas:
    1. Quais foram os tópicos que mais chamaram a sua atenção? Do que você concorda ou discorda fortemente?
    2. Quais as implicações da cultura Remix para a educação?
  2. Quais as principais questões epistemológicas da cultura Remix e quais os desafios correspondentes para a educação brasileira.

18/03/2020

Atividade colaborativa: O papel das tecnologias digitais no ensino de física

Desafio do método: Discussões seguidas de elaboração de textos colaborativos

Apresentar Etherpad e lançar o desafio: Como elaborar textos colaborativos após atividades de leitura ou outras discussões?

Questões para discussão: O papel das tecnologias digitais no ensino de física

  1. Como e porque utilizar computadores no ensino de física? Descreva e justifique as vantagens, desvantagens e limitações do uso de computadores no ensino de física
  2. O que é uma simulação?

Etapas da discussão e elaboração do texto:

  1. Listar tópicos a serem desenvolvidos.
    • Durante a discussão alun@s montam uma lista de tópicos que podem ser elaborados na forma de alguns parágrafos.
  2. Cada tópico é iniciado por uma pessoa (utilizando o pad)
    • Utilizaremos alguns minutos ao final da aula para listar os tópicos levantados durante a discussão, selecionar 12 tópicos para serem trabalhados.
  3. Rotação de contribuição nos tópicos, a ser feito até às 18h30 do dia 23/03/20.
    • Cada aluno iniciará a elaboração do texto de um tópico durante a aula (item 2 acima). Terão até a aula da próxima segunda para finalizar a sua contribuição em ao menos dois tópicos.
    • Contribuições podem incluir revisão do texto elaborado pel@ colega, Opiniões divergentes poderão ser expressas na forma de contrapontos

Tarefa 2

Descrição da atividade: Contribuir para a confecção de dois tópicos elencados na aula do dia 18/03 - vide item 3 da lista acima. Cada tópico deverá receber no máximo a contribuição de duas pessoas. (Excessão: será permitida a contribuição de três pessoas no mesmo tópico caso esta seja a única alternativa para viabilizar que cada pessoa contribuia para dois tópicos.) Ao iniciar a intervenção textual, identifique seu nome na autoria do tópico. Alunos que não estiveram presentes na discussão também devem realizar a tarefa.

Prazo de entrega: 23/03/2020 às 18h30.

Forma de entrega: Contribuição neste pad. (Alunos devem se identificar com seu login e senha do LIEF no campo LDAP)

Orientação para login na plataforma colaborativa Sandstorm:

Passo 1: Sign-in

./images/identificacao_sandstorm.png

Passo dois: Credenciais LIEF

./images/login_sandstorm.png


23/03/2020

Revisão e reflexão

  • Revisão do texto: aula do dia 25/03
  • Reflexão sobre o método.