Apresentação do Curso

Este é o site do curso FIS01069 - Métodos computacionais para Licenciatura - Edição 2020-1 (ERE). Prof. Rafael Pezzi.

Utilize a barra de navegação para acessar o conteúdo. Destaque para os Recursos para ERE com dicas de configuração de sistemas as opções de comunicação durante o curso.

Plano de ensino

Baixe aqui o Plano de Ensino completo.

Objetivos do Curso

Este curso tem o objetivo de capacitar o estudante no uso de ferramentas computacionais de interesse para o ensino de física. Serão abordados elementos fundamentais da tecnologia da informação e da cultura digital, publicação web, programação, aquisição de dados e controle de experimentos, criação de imagens e animações e suas aplicações para a elaboração de materiais didáticos e condução de atividades de ensino.

Conteúdo Programático

Semana 1 - Apresentação do curso na modalidade ERE

Semanas 2 e 3 - Arquitetura de computadores e sistemas operacionais

  • Noções de arquitetura de computadores e sistemas operacionais, gerenciamento de sistemas, segurança da informação.
  • Configurando computadores para laboratórios de ensino de física

Semanas 4 e 5 - Tecnologia da informação e ensino de física

  • Perspectivas históricas e estado atual da Tecnologia da Informação. Motivação para uso de computadores do ensino de física. Recursos Educacionais Abertos (REA) e cultura da colaboração.
  • Introdução à Wikipedia, edições wiki e trabalhos colaborativos on-line
  • Atividade colaborativa: Discussões seguidas de elaboração de textos colaborativos

Semanas 6 a 8 - Publicação Web

  • Publicação Web: elementos básicos de HTML e publicação de páginas e conteúdos na internet
  • Acesso remoto ao LIEF: Terminal Linux: bash shell, ativação de sítio pessoal
  • Introdução ao Jupyter Notebook, Markdown e LaTeX

Semana 9 - Projeto 1

  • Lançamento de site temático

Semana 10 a 12 - Programação em Python e Arduino

  • Bases numéricas
  • Programação em Python: Tipos de variáveis e uso de memória, operadores, controle do fluxo de execução, blocos de instruções, instruções repetitivas, cálculo numérico e criação de gráficos com as bibliotecas numpy e matplotlib
  • Arduino essencial

Semana 13 e 14 - Imagens digitais

  • Formatos, especificações e características de imagens digitais.
  • Uso do Inkscape
  • Uso do Blender 3D

Semana 15 - Projeto 2

  • Publicação de unidade didática REA no site temático e sua apresentação

Semana 16 - Recuperações

  • Realização das atividades de recuperação

Metodologia

Atingir os objetivos deste curso pressupõe acesso a computador com os programas correspondentes às atividades práticas previstas. Este curso é usualmente realizado no Laboratório de Informática para o Ensino de Física (LIEF), onde cada aluna e aluno tem acesso a um computador durante as aulas. Para um bom aproveitamento da disciplina na modalidade Ensino Remoto Emergencial seus participantes devem providenciar acesso a computador e programas necessários para as atividades deste curso. Este requisito é facilitado em razão de todos os programas serem software livre, somada à disponibilização de sistema operacional inicializável por armazenamento externo (pendrive ou disco rígido USB). Este sistema operacional contém todos os programas necessários para a realização do curso. Participantes poderão optar entre instalar os programas em seus computadores ou utilizar o sistema em unidade de armazenamento externo. Também é necessária conexão com a internet para acesso aos materiais didáticos, publicação das tarefas e participação em conferências on-line para discussões e apresentações dos projetos.

Os participantes da disciplina serão incluídos em uma turma do Moodle e terão acesso aos materiais do curso. A cada semana serão presentadas duas aulas aos estudantes, analogamente aos dois dias de aula presencial que ocorriam por semana na disciplina, antes do COVID-19. Haverão tanto aulas síncronas como assíncronas, de acordo com o cronograma semanal publicado na semana anterior. As atividades síncronas serão dedicadas à exposições, discussões e apresentações. Serão realizadas através do MConf UFRGS, Jitsi Meet ou similares. Quando apropriado, as aulas poderão ser gravadas e disponibilizadas para serem acessadas pelos alunos que não puderam participar da atividade síncrona. As aulas assíncronas combinam texto, videoaulas, e execução de tarefas como programação, realização de pesquisa, elaboração e publicação de materiais didáticos.

Material de apoio ao curso, bem como instruções para a submissão de trabalhos de avaliação, ficarão disponíveis em local indicado no Moodle.

Experiências de Aprendizagem

Todos os estudantes que optarem por participar da modalidade ENSINO REMOTO EMERGENCIAL serão alocados na turma do Moodle onde serão indicadas instruções para acessar os materiais e as atividades do curso. Os grupos terão encontros virtuais em horários a combinar, preferencialmente no horário originariamente previsto para as aulas presenciais. Outros horários poderão ser agendados mediante concordância de todos os interessados. Atividades síncronas incluem aulas expositivas, apresentações dos estudantes e encontros para discussões. Atividades assíncronas consistem em pesquisas, exercícios práticos e tarefas que deverão ser executadas e ter seus resultados entregues para o professor para avaliação.

O(A) aluno(a) deverá estar atento aos seguintes pontos:

  • Cada tarefa agendada será avaliada e contabilizada na nota N_t (vide critérios de avaliação).
  • O(A) aluno(a) disporá de cerca de uma semana para realizar uma tarefa. A data limite para a entrega de cada tarefa será informada no momento da sua divulgação.

Ao longo do semestre, cada aluno e aluna desenvolverá tarefas que envolvem o uso do computador. Os resultados dessas tarefas, com alguns ajustes, poderão ser combinados para compor o projeto final do curso, composto de uma unidade didática REA publicada no espaço do(a) estudante no LIEF. O assunto a ser tratado neste projeto será escolhido pelo(a) aluno(a) ao longo das primeiras semanas do curso, sujeito a aprovação pelo professor. O(A) aluno(a) deverá apresentar este trabalho à medida do seu desenvolvimento através das tarefas e um seminário sobre todo o trabalho, no fim do semestre.

Critérios de Avaliação

A avaliação de cada aluno e aluna será baseada em 3 partes:

  • P1: resultado da avaliação do Projeto 1. Assume valores de 0 a 10 e corresponde a 30% da nota final do curso;
  • N_t: resultado da avaliação do conjunto das tarefas solicitadas. Assume valores de 0 a 10 e corresponde a 40% da nota final do curso (na avaliação das tarefas entregues com atraso será descontado 5% da nota por dia de atraso);
  • P2: resultado da avaliação do Projeto 2. Assume valores de 0 a 10 e corresponde a 30% da nota final do curso.

A nota final será dada pela seguinte equação:

Nf = 0.3 * P1 + 0.4 * N_t + 0.3 * P2

O conceito final atribuído a cada aluno(a) se dará de acordo com a tabela de atribuição de conceitos:

Nota final Conceito
9 a 10 A
7 a 8,9 B
6 a 6,9 C
0 a 5,9 D

De acordo com a Resolução do CEPE sobre o ERE, durante o período em que perdurar o ERE, fica inaplicável a atribuição de conceito FF, prevista no Parágrafo 2º, do Artigo 44, da Resolução nº 11/2013 do CEPE. Para os estudantes matriculados até o final do período e que deixaram de participar da Atividade de Ensino, deverá ser atribuído o registro NI (Não Informado) no campo de conceito do sistema acadêmico. Para os casos previstos no Parágrafo 1º, a justificativa do registro NI deverá conter a referência ao período de excepcionalidade. Os casos de não informação de conceito durante o ERE, deverão ser resolvidos até o fim do segundo período letivo, após o fim da situação emergencial de saúde.

Atividades de Recuperação Previstas

Alunos(as) cujas médias estiverem abaixo de 6 poderão aproveitar a última semana do semestre para melhorar os seus projetos e/ou as tarefas solicitadas durante o semestre. Caso a média pós-melhoria, respeitadas as proporções de 40% da nota para as tarefas e 60% para o projeto, estiver acima de 6, o(a) aluno(a) será aprovado com conceito C. O desconto de 5% da nota por dia de atraso na entrega de cada tarefa será mantida para a recuperação, contando o prazo original de entrega.