Image
Image
Métodos Computacionais no Ensino da Física
Planilha I
Planilha II
Modellus I
Modellus II
HotPotatoes
CMapTools
1 Planilha eletrônica I

1.8 Cálculos

Como já apontado anteriormente, a planilha é antes de tudo uma poderosa máquina de calcular. Como primeiros exemplos de cálculos, serão acrescentadas duas linhas à coluna de condições iniciais da planilha.

A primeira linha adicional realizará a conversão da pressão inicial, dada por conveniência em atmosferas, para a unidade do sistema SI (1 Pa = 1 N/m2). Insere-se, como antes, a descrição da quantidade na célula da esquerda. Na célula da direita (H7 no caso), digita-se a operação a ser realizada na forma =$H$4*atm (Figura 1.8.1).

Image
Figura 1.8.1: É apresentada a expressão utilizada para calcular o conteúdo da célula H7.
Analisa-se a seguir, um por um, os elementos dessa expressão.

Apertando a tecla Enter, verifica-se que a planilha realiza a multiplicação e mostra o resultado na célula H7. [Já foi visto como proceder para exibir esse resultado em formato científico.] Se depois seleciona-se a célula H7, vê-se na barra de fórmulas a expressão utilizada para calcular o seu conteúdo, como mostra a captura de tela abaixo (Figura 1.8.2):

Image
Figura 1.8.2: É mostrado o resultado numérico do cálculo apresentado na célula H7.

Usando a lei dos gases ideais, pode-se calcular, a partir das condições iniciais, a quantidade de gás considerada (em mols), que se manterá constante na evolução. Acrescenta-se portanto mais uma linha na coluna de condições iniciais, como mostra a captura de tela abaixo (Figura 1.8.3):

Image
Figura 1.8.3: É apresentada a expressão utilizada para calcular o conteúdo da célula H8.
Como se vê, a fórmula digitada é =$H$7*$H$5/(R*$H$6). Convença-se que ela é a tradução de n=p0V0/(RT0). Em caso de dúvida, consulte a lista de explicações a seguir.

Se você não gosta de digitar, você pode construir uma fórmula utilizando cliques do mouse para inserir endereços de células. Por exemplo, para inserir a fórmula para n na célula H8, você pode seguir os seguintes passos.

Note que esse procedimento não coloca cifrões nos endereços das células. Em muitos casos, eles não são necessários. Você pode optar por colocá-los apenas quando necessário, mas tome cuidado! Uma abordagem mais segura é omití-los apenas quando necessário. Esse ponto será esclarecido mais adiante.

A planilha será utilizada para calcular, como funções do tempo, as grandezas termodinâmicas: pressão, volume, temperatura e energia interna. Já é possível preparar quatro colunas, com cabeçalhos adequados, e inserir na primeira linha os valores iniciais. Para p0, V0 e T0, basta buscar os valores nas células adequadas da coluna de condições iniciais (coluna H). Para a energia interna, deve-se usar E0=3nRT0/2. A expressão correspondente é visível na captura de tela abaixo (Figura 1.8.6). Faça as manipulações necessárias para colocar a sua planilha no mesmo estado de desenvolvimento apresentado.

Image
Figura 1.8.6: Apresentação da planilha com os cálculos realizados e as configurações adotadas até agora.