Image
Image
Métodos Computacionais no Ensino da Física
Planilha I
Planilha II
Modellus I
Modellus II
HotPotatoes
CMapTools
2 Planilha eletrônica II

2.7 Cálculo de outras funções estatísticas e matemáticas

Com a planilha Notas_TurmaA aberta, selecione a célula E13 e escreva o texto 2.7 Cálculo de outras funções.

Você irá trabalhar com funções estatísticas e matemáticas, seguindo os procedimentos apresentados em páginas anteriores:

  1. abrir a janela Assistente de funções;
  2. escolher a função adequada ao caso;
  3. acionar o botão Próximo >>;
  4. a última operação abrirá, na mesma janela Assistente de funções, uma caixa onde serão inseridos os dados para os quais se deseja calcular a função estatística ou matemática;
  5. com o cursor posicionado nessa caixa, selecionar as células B5 até B34;
  6. com as células já selecionadas e o cursor ainda dentro da caixa aberta, pressionar Enter no teclado;
  7. Finalmente, basta clicar no botão OK, que você terá o resultado para o valor da quantidade desejada.

Para cada uma das funções estatísticas ou matemáticas abaixo, você seguirá os passos (i) a (vii) descritos no último parágrafo.

  1. Você irá calcular, agora, o valor máximo entre as notas obtidas pelos alunos na prova-exemplo, usando a função MAXIMO.

    A sintaxe da função MAXIMO é mostrada na Figura 2.7.1.

    Figura 2.7.1: É apresentada a sintaxe da função "MAXIMO" da planilha eletrônica.

    Selecione a célula E15 e escreva o texto 2.7.a Maior nota. Na célula H15 você calculará a maior nota entre as notas dos alunos contidas na coluna B. Veja a Figura 2.7.2 abaixo.

    Image
    Figura 2.7.2: Captura de tela que mostra a função "MAXIMO" na barra de fórmulas e o valor calculado da nota máxima da turma na célula H15.

  2. Você irá calcular, agora, o valor mínimo entre as notas obtidas pelos alunos na prova-exemplo, usando a função MINIMO.

    A sintaxe da função MINIMO é mostrada na Figura 2.7.3.

    Figura 2.7.3: É apresentada a sintaxe da função "MINIMO" da planilha eletrônica.

    Selecione a célula E17 e escreva o texto 2.7.b Menor nota. Na célula H17 você calculará a menor nota entre as notas dos alunos contidas na coluna B. O resultado é mostrado na Figura 2.7.4.

    Image
    Figura 2.7.4: Captura de tela que mostra a função "MINIMO" na barra de fórmulas e o valor calculado da nota mínima da turma na célula H17.

  3. Você irá calcular, agora, o número de alunos cujas notas foram iguais ou maiores que a média da turma. Para tal, será usada a função CONT.SE.

    A sintaxe da função CONT.SE é mostrada na Figura 2.7.5.

    Figura 2.7.5: É apresentada a sintaxe da função "CONT.SE" da planilha eletrônica.

    Selecione a célula E19 e escreva o texto 2.7.c No de alunos c/ nota acima da média. Na célula H19 você calculará o número de alunos com notas iguais ou acima da média de acordo com a sintaxe da função CONT.SE. Você deverá considerar as notas nas células B5 a B34 e compará-las com o valor da média das notas, calculado na célula H4 (=CONT.SE(B5:B34;">="&H4)).

    Na Figura 2.7.6 são mostrados a função CONT.SE na barra de fórmulas e o valor do resultado do cálculo na célula H19.

    Image
    Figura 2.7.6: Captura de tela que mostra a função "CONT.SE(B5:B34;">="&H4)" na barra de fórmulas e, na célula H19, o valor calculado do número de alunos com notas iguais ou maiores que a média da turma na prova-exemplo.

  4. Você irá calcular, agora, o número de alunos cujas notas foram menores que a média da turma. Para tal, será usada, também, a função CONT.SE.

    Selecione a célula E21 e escreva o texto 2.7.d No de alunos c/ nota abaixo da média. Na célula H21 você calculará o número de alunos com notas abaixo da média de acordo com a sintaxe da função CONT.SE. Você deverá considerar as notas nas células B5 a B34 e compará-las com o valor da média das notas, calculado na célula H4 (=CONT.SE(B5:B34;"<"&H4)).

    Na Figura 2.7.7 são mostrados a função CONT.SE na barra de fórmulas e o valor do resultado do cálculo na célula H21.

    Image
    Figura 2.7.7: Captura de tela que mostra a função "CONT.SE(B5:B34;"<"&H4)" na barra de fórmulas e, na célula H21, o valor calculado do número de alunos com notas menores que a média da turma.

Na próxima página serão apresentados os procedimentos para construir, a partir da definição de intervalos de notas, um gráfico que faça uma associação da frequência com que as notas obtidas pelos alunos se distribuem em cada intervalo.