A História e uma Atividade Especial

        Neste artigo quero enfatizar algo que já vem aparecendo nos livros e nos PCNs: a preocupação com a parte histórica da física, ou seja, o professor não deve iniciar um conteúdo sem antes investigá-lo.

        A razão de tomar esse direcionamento, é para mostrar ao aluno que as equações e conceitos não foram obras divinas. Esses conceitos e equações, passaram por várias mudanças com o passar do tempo.

        Quando iniciei minha regência, relatei aos meus alunos a história do conceito de CALOR. Este é um conceito que muitas vezes o professor apresenta para os alunos, mas como sabemos o aluno possui uma bagagem que é mais forte que um conceito. Talvez ele decore o conceito acadêmico para a prova, mas não o levará para a vida.

        Portanto, iniciei mostrando o que os gregos imaginavam, passando pelo FLOGISTO, CALÓRICO e por último o CALOR.

        Penso que, neste momento, meus alunos tem uma visão completamente diferente a respeito deste assunto.

        Para finalizar o primeiro dia de aula, sugeri um jogo que chamo de SHOW DO MILHÃO. Os alunos ficaram curiosos para saber como seria.

        Esta atividade consiste em sortear um aluno da turma para responder perguntas sobre a matéria desenvolvida no período da regência. Neste momento os alunos ficaram um pouco apreensivos, pois eles têm vergonha de ir até a frente e responder perguntas. Mencionei que eles poderiam sortear mais três colegas que fariam o papel dos CONVIDADOS e o restante da turma seriam as PLACAS, também o aluno sorteado teria direito de PULAR uma pergunta uma única vez e pedir CARTAS.

        No penúltimo dia de aula realizei então esta atividade. Os alunos estavam um pouco nervosos, pois não sabiam como seriam as perguntas. Uma aluna foi sorteada e sorteou mais três colegas e, no decorrer das 10 perguntas, ela acertou 9. No fim da atividade perguntei aos alunos o que eles haviam achado. Eles gostaram muito!

        Bem, qual o motivo de introduzir um jogo desse tipo na sala de aula? Em primeiro lugar, esse jogo gera a participação de toda a turma, pois todos sabem da sua responsabilidade de estudar para saber a matéria e também desenvolve a cooperatividade entre eles, incentivando a união e o respeito.

        A cada pergunta respondida corretamente, a turma aplaudia a colega, mostrando o quanto eles torciam por ela. Isso ao meu ver gera uma autoconfiança, pois lembro que no momento inicial ela dizia que não sabia nada, mas respondeu às perguntas sem hesitar.

        Termino esse artigo enfatizando: "O professor deve procurar inovar em sala de aula, para tornar sua aula mais atrativa ao aluno".

Giovane Irribarem de Mello


Índice        Anterior        Próximo

Bibliografia:

FÍSICA VOL.2, Fernando Cabral, Alexandre Lago

Curso de Física Vol.2, Antônio Máximo, Beatriz Alvarenga.