Uma Proposta Interdisciplinar

        A nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, dez. 96), estabelece que "a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática no ensino de cada disciplina" deve ser promovida, juntamente com "a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, ... incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico", e mais, que as ciências devem ser compreendidas como "construções humanas... relacionado o conhecimento científico com a transformação da sociedade". E a partir desta visão de ciências, não é possível realizar um trabalho sem a participação das mais diversas áreas do conhecimento.

        Desta forma faz-se necessário aprender a trabalhar de forma interdisciplinar, conjugando esforços de todas as áreas. Esta é uma tarefa não trivial, pois vai além da fragmentada formação acadêmica.

        Neste boletim, e nos seguintes, serão apresentadas propostas de trabalhos para serem realizados com um grupo interdisciplinar de professores, tendo sempre presente a física e o ensino de ciência. Estas propostas partem de uma problematização inicial, passando pela organização do conhecimento para, posteriormente, chegar a uma aplicação do mesmo.

        Os trabalhos sugeridos têm um tema central, a ser trabalhado durante cerca de 1 mês, envolvendo o coletivo de professores e alunos, de forma que sejam caracterizados o início e o fim das atividades através de um questionário inicial, cujo objetivo é verificar as concepções prévias dos alunos, em cada tema, e um questionário final, para verificar se houveram mudanças conceituais após as intervenções dos professores.

        Esta delimitação do tempo para a realização das atividades deve-se ao fato da usual falta de disponibilidade dos professores em realizar um trabalho realmente em conjunto por um longo período, e também é importante para os alunos verem a conclusão de um projeto em que participaram.

        Com isto, continuamos a fazer da sala de aula, um espaço para experimentações e pesquisas na área da educação científica, pois poderemos analisar de forma quantitativa, através dos questionários, alguns aspectos destas experiências pedagógicas.

        A primeira atividade apresentada é:
        Educação para o trânsito

        Núcleos envolvidos: Ciência e Tecnologia, Comunicação e Linguagem

        Matérias e conteúdos discutidos:

- Física: tempo de reação, ângulo de visão, cinemática e dinâmica;
- Biologia: corpo humano, danos devido à acidentes;
- Português: sinalização de trânsito, produção textual;
- Matemática: conceito de funções, equações de cinemática, gráficos.

        Metodologia:

- Fazer um questionário prévio sobre o assunto;

Leituras, discussões, filmes, vídeos, palestras externas
EPTC
Legislação para o trânsito;
HPS;

- Produção de "cartilha" sobre educação no trânsito;
- Edição, editoração, divulgação do livro;
- Lançamento do livreto com apresentação do conteúdo pelos alunos;
- Fazer um questionário final sobre o assunto.

        Cronograma:

Comunicação e Liguagem

Ciência e Tecnologia

Aula 1:

Códigos de linguagem, as placas de trânsito.

Questionário, vídeo sobre acidentes de trânsito, conceito de velocidade, equações. Danos ao corpo humano – resultado dos acidentes.

Aula 2:

Leitura de diferentes sinalizações de trânsito. O código de trânsito.

Discussões, exercícios, leitura de gráficos.

Aula 3:

Produção textual.

Construção de gráficos para a "cartilha".

Aula 4:

Produção textual.

Retorno aos alunos da produção textual com discussões.

Aula 5:

Editoração da "cartilha".

Questionário final.

        É importante lembrar que esta é uma sugestão de trabalho e que o cronograma das atividades é apenas para ajudar no planejamento destas.

        A intenção deste e dos futuros textos, é contribuir de forma prática com o professor em sala de aula. Não é, nem dar uma receita de bolo, nem apenas discussões de teorias de aprendizagem. Mas buscar uma tentativa de aplicabilidade dentro de alguns referenciais teóricos.

Katemari Rosa


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