Trabalhar em Equipe

        Muitas pessoas ainda se sentem um pouco relutantes quanto ao trabalho em equipe, seja porque já estão acostumadas a trabalharem sós, ou porque não tiveram boas experiências em grupos anteriores ou ainda, e que é mais comum, porque têm dificuldades em aceitar novos métodos de trabalho; no entanto, o trabalho em equipe surge fortemente como uma nova proposta de trabalho.

        Atualmente é bastante comum encontrarmos grupos de pesquisa dentro das universidades que contam com a colaboração de profissionais de várias áreas; biólogos, físicos, químicos e matemáticos unem seus conhecimentos em prol de uma determinada pesquisa contribuindo positivamente para o sucesso da mesma. Dentro do ensino as cooperações também têm um papel importante. Nas escolas é cada vez mais comum que vários professores e pedagogos cooperem na divisão do trabalho pedagógico, na continuidade das pedagogias, no acompanhamento dos alunos, etc. Segundo Perrenoud, essas práticas, de um ano letivo ao seguinte, são um fator de êxito escolar, e diz ainda que a ausência de colaboração entre titulares de graus sucessivos pode aumentar a probabilidade de reprovação dos alunos com dificuldades. Logo, a cooperação de professores em equipes de trabalho dentro da escola pode proporcionar o desenvolvimento de novos projetos pedagógicos que visam o melhoramento da qualidade do ensino.

        A formação de equipes não se faz só necessária no âmbito pedagógico. Até mesmo a simples partilha de recursos, a organização de uma feira de ciências, a reformulação de um currículo e a ampliação de carga horária requerem uma colaboração de professores e pedagogos juntamente com o setor administrativo para que o dinheiro seja dividido com eqüidade e que os projetos propostos sejam colocados em prática, sem falar naqueles professores que desejam obter melhorias para a sua disciplina.

        O trabalho em equipe não é dos mais simples, principalmente para as pessoas que se sentem receosas de expor as suas idéias e que não sabem lidar com as críticas dentro de um grupo. É importante salientar que hoje se faz necessário sair do casulo e aceitar que se faz muito pouco quando se trabalha sozinho e que com cooperação mútua fica mais fácil alcançar um objetivo e mudar a realidade dentro da escola. A cooperação é uma competência que ultrapassa o trabalho em equipe e, se for bem administrada, pode renovar o trabalho do professor, trazer novas expectativas e muitos resultados positivos que, por sua vez, abrirão portas para outros projetos que levarão a concretizações ainda maiores.

Elisandra Souza de Oliveira


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