Escola Técnica Parobé

        A história da escola técnica Parobé está fortemente ligada à história da Universidade. O Instituto Parobé (como era denominado anteriormente) nasceu nos porões da escola de Engenharia de Porto Alegre em 1906, formado por um grupo de professores liderados pelo então diretor da escola de Engenharia prof. João José Pereira Parobé.

        Inicialmente funcionava apenas no turno da noite e possuía 16 alunos distribuídos nos cursos de marcenaria e forja; posteriormente foram implantados os cursos de mecânica, serralheria e carpintaria.

        Em 1928, foi inaugurado o prédio do Instituto Parobé na rua Sarmento Leite, 425. A construção deste prédio deveu-se à grande expansão da escola.

        A denominação Escola Técnica Parobé foi dada em 1943 pelo então presidente da república Getúlio Vargas. Com isto, a escola equiparou-se à escola técnica nacional do Rio de Janeiro, o que veio a lhe trazer um grande reconhecimento.

        Devido à sua rápida expansão, as dependências, na rua Sarmento Leite já estavam se tornando pequenas, então, em 1960, a escola mudou-se para o bairro Praia de Belas na rua José Loureiro da Silva n° 945. Com a nova reforma do ensino, a escola foi reorganizada e em 1978 passou a chamar-se Escola Estadual de 2° grau Parobé.

        Atualmente a escola possui 3000 alunos e 238 professores e conta com Ensino Médio e Ensino Técnico nas áreas de Mecânica, Estradas, Edificações, Eletrotécnica e Eletrônica. Além disso, possui cursos de complementação profissional e cursos de extensão abertos à comunidade.

        A biblioteca da escola, Biblioteca Manoelito Ornellas, abriu suas portas após as férias em 12/03/2001 com 9040 livros, 612 folhetos, 61 normas, 24 mapas, 72 fitas de vídeo e duas assinaturas de periódicos Info e Você s.a. No início do semestre de 2001 foram assinados mais cinco periódicos: Superinteressante, Arquitetura & Construção, Saber Eletrônica, Proteção e Banas Qualidade e, também foi renovada a assinatura com o Correio do Povo.

        Durante estes mais de 90 anos de existência, a missão da Escola Parobé tem sido a de: "Contribuir para o desenvolvimento sustentado do Rio Grande do Sul através de ações educacionais, culturais e de apoio aos setores produtivos, conduzidas a partir de uma Educação Profissional de qualidade, considerando a complexidade do mundo de trabalho, a heterogeinedade tecnológica, a modernização das relações capital-trabalho e a formação integral do ser humano".

Elisandra Oliveira e Carolina Abs


Índice        Anterior        Próximo