A Ditadura do Currículo

        Atualmente os professores recém formados em física ao entrarem em contato com o mundo das escolas, encontram uma nova realidade. O professor encontra um currículo viciado, no qual as editoras dominam e muitas vezes os próprios professores se mantêm presos neste sistema.

        As escolas muitas vezes recebem livros das editoras e os professores por algum motivo talvez desconhecido, adotam estes livros ou acabam não adotando, mas mesmo assim rezam a cartilha da maioria dos livros didáticos. Preparam suas aulas em cima da velha cinemática, que para a maioria dos alunos acaba sendo um trauma, pois os professores ficam presos a este tema por mais de um bimestre, na maioria das vezes.

        Entendo que a cinemática é importante no aprendizado do aluno, mas creio que existem formas alternativas para um novo currículo, que poderia ser elaborado pelos próprios professores ou por um grupo de ensino como, por exemplo a proposta feita pelo Grupo de Reelaboração do Ensino da Física (GREF) da USP. O grupo citado tem iniciado a física, não pela tradicional cinemática, mas sim pelas leis de conservação na Mecânica.

        A dificuldade de mudar este currículo está na grande inércia do sistema. Na minha pequena experiência, tenho observado que, principalmente nas escolas estaduais, mesmo com as reuniões para definição do conteúdo, a maioria acaba optando pelo currículo tradicional, sempre alegando: "isso não vai dar certo". Até hoje sempre notei essa contrariedade a novas mudanças.

        Nas escolas particulares podemos ver que algumas acabam adotando os livros escolhidos pelo grupo de professores ou até mesmo elaborando um, mas ainda acho que, neste caso, há uma preocupação direta com o vestibular e não com o aprendizado do aluno em física.

        Ao meu ver o currículo poderia ser mais flexível. Atualmente existem novos tópicos de Física Moderna em livros didáticos, porém pouco aprofundados. No meu ponto de vista os professores poderiam dar um pouco mais de ênfase neste tema, pois com o avanço tecnológico e científico, muitas tecnologias são desenvolvidas em cima de fenômenos tratados neste novo campo da física.

        Existem livros nos quais a física é tratada de forma mais interessante, sem aquela velha preocupação das fórmulas; livros que mostram uma nova física. Cabe ao professor saber pesquisar e estar sempre atento a novas mudanças, a fim de trazer uma física mais próxima da realidade do aluno.

Giovane Irribarem de Mello


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