Editorial

 

Painel exposto durante o VII Seminário de Ensino de Física - UFPEL

Este Editor enfrenta uma turbulência na sua vida profissional, com uma acumulação de trabalho acima do suportável. Considerando que esta situação deverá perdurar ao longo de pelo menos um ano, aceita com muito bom grado a candidatura de um voluntário para substituí-lo nesta prazerosa missão de Editor-Chefe do Spin (tarefa prazerosa não pode ter denominação menos pomposa do que essa!). Prometo permanecer na condição de assíduo colaborador. Por favor, cartas para a "Redação".

Nesta edição temos a notícia de um acontecimento inédito: a designação da profa. Márcia Barbosa para assumir a Coordenação Geral do Encontro Nacional de Física da Matéria Condensada de 2006. Se a memória não me falha, esta é a primeira vez (em 28 anos de existência do evento) que alguém fora do eixo Rio-São Paulo assume a condição de Coordenador Geral. Talvez o prof. Alaor Chaves, da UFMG, tenha assumido esta condição. De qualquer modo, é motivo de orgulho para o IF a designação da colega Márcia.

No seu texto para o livro comemorativo aos 70 anos do prof. Fernando Zawislak, o prof. Rolando Axt escreveu: "a Região das Missões em outros tempos atraiu importantes representantes da ciência européia e por eles foi descrita de forma notável. (...) A mais prolongada presença de um cientista foi a de Aimé Bonpland, botânico e célebre companheiro de viagem de Alexander von Humboldt em suas andanças durante três anos no interior da Amazônia, do Orinoco a Quito. Bonpland veio a estabelecer-se nas Missões alguns anos depois da passagem de Saint-Hilaire pela região. Viveu sempre nas imediações do rio Uruguai, inicialmente em Bossoroca, à margem do rio Piratinim, depois em São Borja e finalmente em sua estância Santana, no lado argentino, perto de Paso de Los Libres. Faleceu em 1858, aos oitenta e cinco ano de idade, poucas semanas depois de receber a visita de Avé-Lallemant, que lhe trouxera noticias do seu velho amigo Humboldt."

Certamente o prof. Rolando vai gostar do material que aqui publicamos sobre Humboldt. Há uma pequeno texto em português e a versão completa em inglês.

O prof. Fernando Lang envia a nova versão do seu artigo sobre os tsunami, aceito para publicação na Revista Brasileira de Ensino de Física.

O estudante de doutorado Carlos Eduardo Driemeier sugere a leitura do artigo
Red enhances human performance in contests, publicado na Nature (v. 435, n. 7040). Encerra sua mensagem com um gracejo: "O trabalho acima é de extrema relevância para a comunidade científica gaúcha, pois dá uma explicação científica para a já tão conhecida superioridade colorada no futebol gaúcho".

Ainda nesta edição:

C.A. dos Santos
Editor