Semana 1: Apresentação do curso na modalidade ERE

Objetivos: Conhecer o curso na modalidade ERE: plano de ensino, cronograma, formas de avaliação, requisitos técnicos, e plataforma de comunicação RocketChat.

Modo de atividade: assíncrona.

Mesmo sendo uma atividade assíncrona, o professor estará disponível durante o horário da aula para esclarecimentos e apoio técnico.

Materiais:

Tarefa 1 (19/08/2020 às 19h00)

Descrição: Ativar acesso pessoal à plataforma RocketChat do curso. Instruções de acesso enviadas por email.

Prazo de entrega: 19/08/2020 às 19h00.

Forma de entrega: Apresentar-se na sala #metcomplic

Tarefa 2 (26/08/2020 às 19h00)

Descrição: Configurar sistema para uso durante curso de acordo com a página GNU/Linux para ERE.

Prazo de entrega: 26/08/2020 às 19h00.

Forma de entrega: Descrever a configuração do seu sistema por e-mail ao professor ou para o grupo em metcomplic.xyz.

Semanas 2 e 3: Tópicos de Arquitetura de computadores e Sistemas Operacionais:

  • Noções de arquitetura de computadores e sistemas operacionais, gerenciamento de sistemas e segurança da informação.
  • Configurando computadores para laboratórios de ensino de física

Objetivos: Capacitar os futuros professores para terem autonomia na configuração de computadores para atividades didáticas em física: tanto preparação de materiais didáticos e atividades de laboratório de ensino.

Atividades:

  • 24/08/2020: aula síncrona (Introdução à arquitetura de computadores)
  • 26/08/2020: aula assíncrona (Introdução aos sistemas operacionais)
  • 31/08/2020: aula síncrona (Terminal Bash)
  • 02/09/2020: aula síncrona (Interface Gráfica)

Materiais:

Tarefa 3 (09/09/2020 às 19h00)

Descrição: Ativar o seu sítio pessoal no LIEF e publicar um arquivo de sua autoria (html, pdf, imagem, vídeo). Dicas na página Uso do terminal e do Gnome3.

Prazo de entrega: 09/09/2020 às 19h00.

Forma de entrega: Enviar o link público do arquivo em seu sítio pessoal do LIEF no espaço das tarefas.

Semanas 4 e 5: Tecnologia da informação e ensino de física

  • Perspectivas históricas e estado atual da Tecnologia da Informação. Motivação para uso de computadores do ensino de física. Recursos Educacionais Abertos (REA) e cultura da colaboração.
  • Introdução a Wikipedia, edições wiki e trabalhos colaborativos on-line
  • Atividade colaborativa: Discussões seguidas de elaboração de textos colaborativos

Atividades:

  • 09/09/2020: aula síncrona (Introdução às Plataformas Wikimedia com Giovanna Fontenelle)
  • 14/09/2020: aula assíncrona (Palestra gravada sobre Reflexões sobre a prática científica e educativa em tempos de Wikipédia: conhecimento aberto. Ver página Educação Hacker)
  • 16/09/2020: aula assíncrona (Leituras sobre Redes colaborativas, Ética Hacker e Educação. Ver página Educação Hacker)

Tarefa 4 (21/09/2020 às 18h30)

Descrição: Criar conta na Wikipédia e sua respectiva página de usuário

Prazo de entrega: 21/09/2020 às 18h30.

Forma de entrega: Enviar link da página pessoal da Wikipédia no espaço das tarefas

Tarefa 5 (23/09/2020 às 18h30)

Descrição: A partir das leituras indicadas na aula do dia 16/09, elaborar um texto em formato texto simples (extensão .txt) de no mínimo 200 palavras destacando os pontos que considera mais relevantes para o uso das tecnologias no ensino de física. A primeira linha do arquivo deve conter o título da sua resenha (que não pode ser o mesmo dos artigos indicados).

Prazo de entrega: 23/09/2020 às 18h30.

Forma de entrega: Publicar o texto em formato texto simples (.txt) na sua página pessoal do LIEF e enviar o link no espaço das tarefas.

Semanas 6 a 8: Publicação web

Tópicos:

  • Publicação Web: elementos básicos de HTML e publicação de páginas e conteúdos na internet
  • Introdução ao Jupyter Notebook, Markdown e LaTeX

Objetivos: Apresentar os elementos básicos para publicação web, incluindo criação de textos em HTML apresentação de equações matemáticas.

Modo de atividade:

  • 21/09/2020 síncrona (HTML básico e Markdown)
  • 23/09/2020 síncrona (Criando seu website Jekyll)
  • 28/09/2020 síncrona (Primeiros passos com o Jupiter Notebook)
  • 30/09/2020 assíncrona (Equações em LaTeX)
  • 05/10/2020 síncrona (LaTeX em sites Jekyll + Dicas e dúvidas)
  • 07/10/2020 síncrona (Apresentações web com Jekyll + Dicas e dúvidas)

Materiais:

Tarefa 6 (05/10/2020 às 18h30)

Descrição da atividade: Criar seu website em Jekyll para o curso FIS01069 e publicá-lo no seu diretório público do LIEF. Seu primeiro post consistirá no texto elaborado para a tarefa 5 formatado em Markdown.

Prazo de entrega: 05/10/2020 às 18h30

Forma de entrega: Enviar URL do site no respectivo espaço

Semana 9: Projeto 1

Feriado: 12 (segunda-feira) - Nossa Senhora Aparecida

Tópicos:

  • Lançamento de site temático.

Atividades:

  • 14/10/2020 síncrona (Apresentação dos sites temáticos durante a aula)

Projeto 1 (13/10/2020 às 10h30 e 14/10/2020 às 18h30)

Descrição: Veja orientações do Projeto 1.

Prazo de entrega:

  • Publicação: 13 de Outubro de 2020 às 10h30;
  • Apresentação: 14 de Outubro de 2020 às 18h30;

Forma de entrega: Enviar a url do site no espaço de entrega das tarefas; Breve apresentação à turma sobre o seu site e o tema escolhido na aula do dia 14 de Outubro. Vide orientações do Projeto 1.

Semanas 10 a 12: Programação em Python e Arduino

Feriado: 28 (quarta-feira) - Dia do Servidor Público -> terá aula Feriado: 02 (segunda-feira) - Finados

Tópicos:

  • Bases numéricas
  • Programação em Python: Tipos de variáveis e uso de memória, operadores, controle do fluxo de execução, blocos de instruções, instruções repetitivas, cálculo numérico e criação de gráficos com as bibliotecas numpy e matplotlib
  • Arduino essencial

Objetivos: Conhecer os sistemas de armazenamento de dados no computador e sua programação.

Modo de atividade:

  • 19/10/2020: assíncrona (Vídeo-aulas sobre bases numéricas e exercícios)
  • 21/10/2020: síncrona (Introdução ao Python)
  • 26/10/2020: síncrona (Fluxo de execução de programas em Python)
  • 28/10/2020: síncrona (Tipos de dados e funções em Python)
  • 04/11/2020: síncrona (Cálculo numérico e gráficos em Python)

Materiais:

Tarefa 7 (28/10/2020 às 18h30)

Descrição da atividade: Criar os programas em python listados abaixo:

  1. Programa que exiba os primeiros 20 elementos da tabela de multiplicação por 7.
  2. Programa que exiba uma sequência de 12 números com cada elemento igual ao triplo do elemento anterior; utilize os ultimos dois digitos do seu cartão da UFRGS como primeiro elemento;
  3. Programa que imprime a posição de um objeto em função do tempo para um dos seguintes problemas: movimento uniformemente variado, movimento circular uniforme ou movimento harmônico simples.

Publique os programas em um único post do seu site seguindo as seguintes orientações:

  • Programas formatados como código python em markdown
  • Cada programa em uma sessão exclusiva (que deverá constar na tabela de conteúdo do post)
  • Apresentar a saída do programa logo após seu código (também formatada com caracteres monoespaçados). Utilize uma subsessão chamada “Saída do programa”.

Prazo de entrega: 18h30 horas do dia 28 de Outubro de 2020

Forma de entrega: Enviar URL do post no respectivo espaço da tarefa.

Tarefa 8 (03/11/2020 às 18h30)

Descrição da atividade: Rescreva o programa que você implementou para o último item da tarefa 7 fazendo uso de uma função. Para isto defina uma função geral, útil para o problema que você está resolvendo no qual os parâmetros do sistema são todos argumentos da função, assim como os intervalos de tempo que devem ser calculados.

Por exemplo, para um problema de MRUV no qual você resolve a equação

\[\begin{equation} \label{eq.MRUV} x(t) = x_0 + v_0 t + \frac{1}{2}a t ^2 \end{equation}\]

você deverá implementar uma função que receba como argumentos $x_0$, $v_0$, além do intervalo de tempo e o número de elementos para serem impressos. Nesse caso a função a ser implementada poderia ter a seguinte forma

imprime_MRUVs(x_0, v_0, a, t_i, t_f, nPontos)

Da mesma forma que o anterior, publique o program em um único post do seu site seguindo as seguintes orientações:

  • Programa formatado como código python em Markdown
  • Apresentar a saída do programa logo após seu código (também formatada com caracteres monoespaçados). Utilize uma subsessão chamada “Saída do programa”.

Prazo de entrega: 18h30 horas do dia 03 de Novembro de 2020

Forma de entrega: Enviar URL no respectivo espaço da tarefa.


Tarefa 9 (09/11/2020 às 18h30)

Descrição da atividade: Elabore um programa apresenta um gráfico que represente o movimento de um sistema com movimento periódico, tais como MCU ou sistema massa mola. Coloque título aos eixos das abscissas e das ordenadas. Poderá representar em gráficos 2D ou 3D que combinem a posição em função do tempo ou projeções de trajetórias mais complexas. Também poderá optar por um programa que apresente curvas de Lissaojus.

Publique um post em seu site organizado da seguinte forma:

  1. Inicie com uma sessão descrevendo o sistema, incluindo as equações de movimento criadas com LaTeX.
  2. Inclua uma ou mais imagens geradas pelo seu programa em Python em formato png ou svg. Descreva no texto do seu post o que cada imagem representa e quais parâmetros foram usadas para a sua criação.
  3. Apresente o código do programa em formato monoespaçado com destaque para a sintaxe Python.

Prazo de entrega: 18h30 horas do dia 09 de Novembro de 2020

Forma de entrega: Envie URL do post no espaço das tarefas.

Semanas 13 e 14: Imagens digitais

Tópicos:

  • Formatos, especificações e características de imagens digitais.
  • Uso do Inkscape
  • Uso do Blender 3D

Objetivos:

Modo de atividade:

  • 09/11/2020: Introdução às imagens digitais e oficina de Inkscape
  • 11/11/2020: (em construção)
  • 16/11/2020: (em construção)
  • 18/11/2020: (em construção)

Materiais:

Tarefa 10 (16/11/2020 às 18h30)

Descrição da atividade: A partir de um tópico selecionado para a realização o Projeto 2, crie uma tabela de conteúdos a serem abordados na unidade didática, objetivos a serem atingidos, ações e formas de avaliação de cada objetivo

Descrição da atividade:

Prazo de entrega: 18h30 horas do dia 16/11/2020.

Forma de entrega: Enviar URL do post no espaço dedicado.

Tarefa 11 (20/11/2020 às 18h30)

Descrição da atividade: Elaborar esboços das ilustrações em Inkscape e listar as equações em LaTeX necessárias para a unidade didática. Incorpore estes elementos em um post de apresentação das imagens e das equações que você está preparando a unidade didática. Utilize ao menos uma imagem que incorpore os resultados de um gráfico gerado em python no Inkscape. Para isto, salve a imagem gerada pelo matplotlib em ‘.svg’, carregue no Inkscape e seja criativa(o).

Prazo de entrega: 18h30 horas do dia 20/11/2020

Forma de entrega: Enviar URL do post no espaço dedicado.


Semana 15: Projeto 2 (23/11/2020 às 18h30)

Objetivos:

  • Publicação e apresentação de unidade didática REA

Modo de atividade:

  • 23/11/2020: Apresentações das unidades didáticas
  • 25/11/2020: Apresentações das unidades didáticas

Entrega Projeto 2

Descrição da atividade: Publicar e apresentar unidade didática para a turma. Unidades didáticas serão publicadas neste dia, com sua versão digital públicada em sítio pessoal no LIEF. Ordem das apresentações definida por sorteio.

Prazo de entrega: 18h30 horas do dia 23/11/2020

Forma de entrega: Crie um post ou uma página de capa para o projeto 2 e envie a URL no espaço dedicado.

Semana 16: Recuperações

Recuperações

Modo de atividade:

  • 30/11/2020: (em construção)
  • 02/12/2020: (em construção)