Seja para apresentação de novos softwares, serviços pela internet ou tutoriais, os chamados screencasts, são hoje onipresentes na internet. Screencasts nada mais são do que gravações digitais em vídeo, com ou sem áudio, da saída gráfica em um monitor de computador.

Dentre diversos aplicativos para a produção de materiais desse tipo, o Jing destaca-se por sua interface intuitiva e praticidade, além de ser gratuito (em sua versão básica) e multiplataforma. Com ele podemos capturar imagens de uma janela específica de um aplicativo, toda a área de trabalho ou apenas de uma parte, dependendo do objetivo. Após a captura, o programa permite acrescentar anotações, setas e outros elementos visuais para destacar algo relevante que se queira mostrar. A figura abaixo, exemplifica essa aplicação.

Exemplo captura de tela no Jing

Outra opção interessante do Jing é gravação de vídeos a partir do que está sendo apresentado no monitor em conjunto com áudio reproduzido pelo sistema e/ou da voz do apresentador. Após a gravação, o programa permite exportar o vídeo gerado no formato .swf que pode ser visualizado a partir do Flash player (gratuito), ou diretamente no Firefox se o plugin flash estiver instalado. O vídeo abaixo mostra como criar e salvar um screencast com o Jing.

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Links de interesse

www.jingproject.com (link para baixar o instalador do Jing)

http://www.webpaulo.com/screencast.htm (artigo)

Outros programas para gravação de screencasts:

Wink (excelente programa para fazer tutoriais)

http://www.screentoaster.com/

EasyCapture (excelente programa para captura de tela)

http://www.screencast-o-matic.com/

Você conhece algum outro software gratuito no mesmo estilo que valha a pena indicar? Clique aqui!