Em outra página apresentamos o aplicativo Jing para a criação de screencasts e procuramos mostrar o quão amigável era a sua interface de gravação. Entretanto, existe um certo inconveniente em trabalhar com ele, principalmente quando se está construindo vídeos mais longos, associado com a impossibilidade de usá-lo para editar o vídeo gerado. Apresentamos aqui outro programa, o Wink, que apesar de ser de operação um pouco mais complexa, permite essa e outras funcionalidades.

Resumidamente, podemos dizer que o Wink gera apresentações ou tutoriais a partir de ações executadas na tela do seu computador. Suponha que você queira ensinar os seus alunos a trabalhar com o aplicativo Modellus, instalar um determinado aplicativo ou ainda, ensinar a fazer uma apresentação no PowerPoint. Ou você prepara um texto e entrega para os seus alunos ou monta um vídeo-tutorial que pode ser mais instrutivo, pois o aluno deverá seguir os mesmos passos do tutorial, interagindo com os botões de navegação dando sequência ao vídeo.

Abaixo segue um vídeo-tutorial interativo (após pressionar "começar", clique nos locais indicados no corpo do vídeo para avançar)...



Diferentemente do Jing, o Wink captura apenas os cliques do mouse e a saída do teclado, para cada imagem de fundo, gerando uma figura chamada frame (quadro). Com isso, o vídeo gerado é muito menor, pois enquanto a imagem de fundo é a mesma, o programa apenas recria o caminho percorrido pelo mouse.

A saída do programa é por padrão o formato SWF (Shockwave Flash), de forma que você pode acrescentá-lo em uma página na internet. Ainda é possível criar um executável do Windows da apresentação.

Você pode fazer o download do programa de instalação clicando aqui.



O processo de instalação é muito simples, basta concordar com os termos da licença e depois clicar em Install. Por padrão o idioma do programa é o inglês, contudo é muito simples trocar o idioma para o português. Na figura abaixo, apresenta-se a tela inicial do programa onde muda-se o idioma acessando: File->Choose Language->Brazilian Portuguese.



Reinicie o programa e ele estará em português:







Primeiro Projeto

Para iniciar um projeto de vídeo-tutorial, assista ao vídeo-tutorial interativo abaixo.







Controlando os elementos da janela "novo projeto"

Agora vamos dar uma olhada nos elementos básicos de edição de frames no Wink. Vamos supor que você tenha capturado imagens do Modellus e tenha a seguinte situação:





Repare no detalhe em vermelho na figura acima. Este é o menu "Propriedades do frame". Praticamente todas as funções mais utilizadas estão ali, através dele você pode inserir: comentários, áudio externo, figuras externas, controlar a posição do ponteiro do mouse, botões de navegação e links para páginas na internet.

Repare agora no detalhe em azul. Nessa área do Wink você tem o controle sobre todos os frames, podendo alterar a ordem, inserir e até mesmo excluir frames.

Tutoriais preparados com o Wink devem ser bem planejados, principalmente no que se refere ao tamanho na tela da apresentação. Deve-se sempre levar em conta quais os tipos de resolução de monitores de vídeo, visto que existem diferentes tipos de monitores e como consequência pode haver uma diminuição na qualidade da apresentação. Com a prática o Wink pode se tornar uma ferramenta valiosíssima para diminuir o tempo necessário para aprender a utilizar outros programas.


Você conhece algum outro software gratuito no mesmo estilo que valha a pena indicar? Clique aqui!