Páginas na internet podem ser um bom meio para manter um elo de comunicação entre professores e alunos, pois permitem ao docente disponibilizar materiais, divulgar avisos, apresentar tarefas etc. No entanto, construir uma página pode ser uma tarefa árdua para quem não tem familiaridade com linguagens de programação.

Um site é constituído de diversas páginas, cada uma com seu endereço específico (URL). O Google Sites é um serviço online que permite a construção e publicação de sites de uma forma menos complexa. Partindo de modelos pré-definidos, pode-se montar páginas de boa apresentação e ótima funcionalidade sem a necessidade de conhecimentos sobre qualquer linguagem de programação.

Criando um site

Vamos usar o seguinte exemplo:

http://sites.google.com/site/exemploeadfisica

Inicialmente, o usuário deve ter uma conta no Google (pode-se usar conta do Orkut). Caso você não tenha uma conta, veja como criar em Criando uma conta no Google.

Ao acessar sites.google.com, será apresentado o seguinte quadro na canto direito da página:


Inserindo os dados da sua conta do Google nos campos indicados pela seta vermelha, aparecerá a seguinte tela:


Clique em "Criar site". Aparecerá o seguinte:


Siga os seguintes cuidados para o preenchimento:

Finalizando a criação do site, digite o código de segurança (indicado pela seta laranja) e clique em "Criar site".

Editando a página

O Google Sites oferece diversas opções de edição para páginas. Este tutorial não tem a pretensão de esgotá-las. Discutiremos somente as que julgamos mais importantes.

Após criação do site com os dados acima, aparecerá a seguinte tela:


Perceba a possibilidade de editar a barra lateral do site (seta laranja). Discutiremos essa ferramenta posteriormente.

Clicando em "Editar página" (seta verde) abre-se a página no modo de edição, que apresenta uma barra de ferramentas. Vejamos alguns pontos importantes:


Clicando em "Inserir" (seta vermelha na figura ao lado), surgem diversas opções para se inserir na página.

Os itens circulados em vermelho referem-se a arquivos inseridos no Google Docs. Não é possivel inserir documentos, planilhas ou apresentações a partir de documentos do banco de dados do computador. Só é permitido enviar arquivos ao Google Docs (com o mesmo login usado no Google Sites), publicar o arquivo na Web (para torná-lo compartilhado com todos) e após inseri-los no site. Com isso, alterações realizadas no documento implicam automaticamente em alterações no site em que foi publicado. No exemplo, temos um arquivo do Google Docs na página "Exemplo do Google Docs". Veja mais em Editando arquivos de forma colaborativa.

Circulados em azul, apresentam-se opções de pequenas ferramentas padrão específicas (gadgets) para melhorar a funcionalidade e a aparência do site. O calendário exposto na página inicial do exemplo é um gadget. Outros exemplos úteis de gadgets são relógios, termômetros apresentando a temperatura em diversas cidades, rádios etc. Clicando em "Exemplos de Gadgets" (na barra lateral do exemplo proposto) aparecerão exemplos dos quatro gadgets padrão do Google Sites que estão sublinhados em verde na imagem ao lado.

Clicando em "Mapa" é possível inserir mapas provenientes do Google Maps; em "Exemplo de Painel" (na barra lateral do exemplo proposto) vemos um mapa localizando o Campus do Vale da UFRGS inserido no site através desse método.

As outras opções de edição se assemelham às ferramentas de editores conhecidos como o Microsoft Office ou Open Office, por isso não entraremos em detalhes nesse tutorial.

Ao final da edição, clique em "Salvar".

Criando páginas

A fim de organizar um site, é interessante que ele tenha diversas páginas, porém ao se criar um site, no Google Sites inicialmente existe uma única página, cabendo ao usuário criar tantas outras páginas quanto queira. Para isso, basta clicar em "Criar página" (seta vermelha na penúltima imagem). Aparecerão as seguintes opções:


Existem cinco modelos e para cada um deles criamos um exemplo que você pode acessar usando o menu à esquerda do site "Mídias e Ferramentas Digitas".

Após, escolha o nome da página, escolha se quer colocar a página no nível superior do site ou submetida à outra página do mesmo e clique em "Criar página".

Com isso, a página estará criada e pronta para ser editada.

Editando a barra lateral

Criadas as páginas, é importante que a barra lateral do site apresente a opção de acesso para todas elas. Perceba que ela é dividida em itens. No site do exemplo, temos apenas um item chamado "Exemplo". Abaixo desse item aparecem os nomes das diversas páginas.

Para editar a barra lateral, clique em "Editar barra lateral", opção presente logo abaixo dela. Caso opte por mais de um item, clique em "Adicionar um item na barra lateral". Para editar o item, clique em "editar":


Será aberta a seguinte janela:


Veja que é possível alterar o nome do item no campo indicado pela seta azul. Caso queira ocultá-lo, desmarque a caixa "Exibir título" logo abaixo desse campo. Para inserir páginas no item, clique em "Adicionar página" (seta vermelha) e insira as que você deseja que apareçam nesse item da barra laterra. Ao final, clique em "OK".

Após, clique em "Salvar alterações" e pronto! Sua página já terá uma barra lateral organizada.

Links de interesse

Elaborando questionários online (auxilia a crição de formulários com Google Docs)

Iserindo vídeos no YouTube (auxilia o processo de upload de vídeos no YouTube, que é ferramenta do Google)

Editando arquivos de forma colaborativa (permite a edição de um documento por mútliplos usuário através do Google Docs)

Buscando imagens na Web (informações sobre a busca de imagens através do Google Images)

Você conhece algum outro software gratuito no mesmo estilo que valha a pena indicar? Clique aqui!