Uma das tarefas mais desafiadoras no trabalho docente está associada à avaliação, principalmente em turmas numerosas. A componente mais frequente desse processo costuma ser a aplicação de provas que incluem questões de escolha múltipla e/ou dissertativas, entregues em papel, cuja correção requer a manipulação de pilhas de documentos. A substituição de provas em papel por um formulário online permite que a coleta e organização das respostas sejam automatizadas, poupando tempo do professor e dando-lhe melhores condições para fazer análises comparativas entre diferentes alunos e turmas.

Existem diversos sites que permitem a criação de formulários online. Um bom exemplo oferecido gratuitamente é o Google Forms. Esse aplicativo encontra-se  no Google Docs, um serviço do Google que permite a edição colaborativa de documentos. Destacamos como vantagens desse formulário a sua apresentação, facilidade de uso e a forma organizada e simples com que são apresentadas as respostas.

Elaborando um questionário

Inicialmente, o usuário deve ter uma conta no Google (pode-se usar conta do Orkut). Caso você não tenha uma conta, veja como criar em Criando uma conta no Google.

No site do Google Docs, acesse sua conta inserindo seus dados no quadro apresentadado na extremidade direita da página.


É interessante alterar as configurações do usuário para que a apresentação seja em português. Para isso, entre na conta do Google Docs e clique no canto superior direito da tela em "Settings" (seta vermelha na figura abaixo).

Aparecerá o seguinte:

Altere o idioma selecionando "Português (Brasil)" na caixa "Language", (seta azul na figura acima). Em seguida, clique em "Save".

Já com o sistema em português, escolha a opção Novo=>Formulário.

Será apresentada a tela abaixo:

Preenchendo os campos, construímos um questionário.

Vejamos o seguinte exemplo.

Exemplo

Neste formulário estão apresentadas todas as opções de tipos de questão disponíveis no Google Forms.

A primeira lacuna, onde o default (padrão) do Google Forms é "Formulário sem título", deve ser preenchida com o título do formulário. No nosso exemplo, foi inserido "Perfil". Logo abaixo aparece uma lacuna onde se pode incluir qualquer tipo de informação para auxiliar os respondentes no preenchimento de seu questionário. Inserimos nessa lacuna "Este é um exemplo de um questionário construído com o Google Docs.".

Os itens abaixo devem ser preenchidos da seguinte forma:

Título da pergunta: Insere-se a questão.

Texto de ajuda: Possibilita a introdução de alguma informação que auxilie o respondente, se necessária.

Tipo de pergunta: Deve-se escolher o tipo de questão desejada. O Google Forms disponibiliza seis opções.

Assinalando a caixa "Tornar a questão obrigatória", o respondente só poderá enviar suas respostas se tal questão for respondida. Caso essa caixa não esteja assinalada, o respondente pode enviar o questionário com a resposta daquela questão em branco. Veja que, no exemplo, as questões "Qual o seu nome?" e "Em qual polo você estuda?" são obrigatórias.

Finalizada a questão, clica-se em "Concluído". Para adicionar uma nova questão ou um cabeçalho de seção, clique em "Adicionar item" (seta laranja na figura abaixo). 

Com isso, surgirão as seis opções de tipo de questão e a opção "Cabeçalho de seção".

Inserindo um cabeçalho de seção, é possível dividir seu formulário em seções. Veja que no nosso exemplo "Perfil", existem duas seções: "Sobre você..." e "Sobre o curso...". Para isso, insere-se um cabeçalho de seção e preenche-se o título do cabeçalho (em "Texto do cabeçalho") e a descrição dele.

Veja abaixo as opções dos três ícones do canto superior direito da questão (para ver estes ícones, passar com o mouse sobre a questão):

 Editar a questão.

Duplicar a questão.

Excluir a questão.

Clicando em "Tema" (seta vermelha na imagem abaixo) é possível ainda alterar a apresentação do questionário.

No nosso exemplo, usamos o tema "Espresso".

Em "Mais ações" (seta laranja na figura acima) existe a opção de editar a mensagem de confirmação do questionário (mensagem apresentada quando o respondente envia suas respostas) em "Editar confirmação". 

Dentro desta mesma janela, é possível disponibilizar aos respondentes um resumo das respostas já submetidas no questionário. Para isso, marque a caixa que diz "Permitir que todos vejam o resumo de resposta". Com isso, a seguinte mensagem será apresentada após submetida uma resposta ao questionário:

Com um clique em "Ver respostas anteriores", o respondente tem acesso ao resumo das respostas já submetidas.

A outra opção do "Mais ações" é a "Incorporar". Ela fornece o código fonte (em html) para inserir um link do questionário para outra páginha qualquer. (Recomendamos o software Kompozer, para trabalhar com arquivos html).

Clicando em "Salvar", o questionário estará salvo e publicado. 

Aplicando o questionário

Feito o questionário, a aplicação é muito simples. É possível enviar um email aos respondentes avisando da existência dele. Para isso, basta clicar em "Enviar este formulário por email", indicado  inserir os endereços eletrônicos na lacuna "Para" e clicar em "Enviar". Com isso, eles receberão uma mensagem com o endereço (link) do formulário.

Outra opção é fornecer o link aos respondentes. Para isso, o usuário deve voltar à página do Google Docs. Você notará que o questionário estará nos seus arquivos. Clicando sobre o seu título com o botão direito do mouse, aparecerá a opção "Exibir a versão publicada" (seta vermelha na figura abaixo).

O questionário será aberto em nova página (ou aba). O endereço aparecerá na barra de endereços do browser (navegador). Através dele os respondentes podem ter acesso ao formulário em qualquer computador conectado à rede.

Acessando as respostas

Para acessar as respostas, basta ir ao Google Docs e clicar com o botão esquerdo do mouse sobre o nome do questionário, e será apresentada uma planilha com as respostas submetidas.

É possível ainda salvar um arquivo para Excel, Open Office ou PDF com as respostas. Para isso, clique com o botão direito do mouse sobre o nome do questionário no Google Docs. Selecione a opção desejada.

Você conhece algum outro software gratuito no mesmo estilo que valha a pena indicar? Clique aqui!