Desde o surgimento das primeiras páginas em html até hoje em dia, a tecnologia evoluiu de tal maneira que muitas tarefas que demandavam profissionais treinados para serem realizadas podem ser feitas até mesmo por crianças. Divulgar conteúdos em páginas da Web é uma delas. Independentemente do tipo e da qualidade da informação disponibilizada, cada vez mais pessoas passam a usar a rede como meio de registrar e mostrar para o mundo o que elas entendem como interessante, em boa parte das vezes, na forma de diários pessoais. Esse registro de informações na rede recebeu o nome em inglês de blog, uma abreviatura para Weblog (web=rede + log=registro).

Qualquer jornal ou revista que se preze dispõe atualmente de um blog, que serve tanto para a divulgação atualizada de notícias, quanto para abrir uma linha de diálogo com seus leitores. É muito comum que ao final de cada matéria haja um espaço para inserção e leitura de comentários sobre o material publicado. Essa possibilidade em grande escala de uma interação bilateral ágil, entre leitor-escritor e leitor-leitor, é algo sem precedentes na história desses meios de comunicação.

Trazer a facilidade de disponibilização de informações e os recursos interativos oferecidos pela ferramenta blog para auxiliar a relação triádica professor-aluno-material instrucional, com possibilidades reais de inclusão de outros autores das comunidades escolar e geral, pode ser uma idéia bastante promissora para o ensino. A seguir mostramos como criar e manter atualizado um blog.

Construindo seu próprio blog

Vamos usar o seguinte exemplo:

Blog da Disciplina "Mídias e Ferramentas Digitais"

Inicialmente, o usuário deve ter uma conta no Google (pode-se usar conta do Orkut). Caso você não tenha uma conta, veja como criar em Criando uma conta no Google.

No site do Blogger, acesse sua conta inserindo seus dados no quadro apresentadado na extremidade direita da página (seta vermelha na imagem abaixo).


Aparecerá a seguinte tela:

Insira um nome de tela (nome usado quando o usuário inserir posts no blog), marque a caixa aceitando os termos de uso (seta vermelha) e clique em "Continuar", para chegar na tela abaixo.

Insira o título do blog (no exemplo, o título é Disciplina "Mídias e Ferramentas Digitais), escolha um endereço, verifique a disponibilidade deste endereço (seta vermelha) e clique em "Continuar". No exemplo, inserimos "midiaseferramentasdigitais", resultando no seguinte endereço: midiaseferramentasdigitais.blogspot.com. Então, a tela seguinte será:


Nesta etapa, escolha o modelo de layout que deseja para o blog e cllique em "Continuar". No exemplo, escolhemos o modelo "Minima Black". Aparecerá a seguinte tela:


Postando no blog

Acessando sua conta no Blogger, ou seja, inserindo seus dados no quadro apresentado no início deste tutorial, vê-se:


Clicando em "Nova Postagem":


Essa mesma janela é apresentada quando clica-se em "Começar a usar o blog" indicado pela seta vermelha na última imagem do tópico "Criando um blog" neste tutorial. Escreva o seu post e clique em "Publicar Postagem" (seta vermelha). Com isso, este post estará automaticamente publicado no seu blog. Caso queira posteriormente editar seu post, basta clicar em "Editar postagens" (seta azul) e alterá-lo.

Algumas questões de configuração e apresentação

Diversas são as opções de configuração e apresentação para seu blog. Neste tutorial, discutiremos alguns pontos que julgamos mais importantes.

Clicando em "Configurações" (seta azul na penúltima imagem), aparecerão diversas opções. Uma delas é a opção "Descrição":


Cabe nesta opção inserir uma pequena exposição explicando os objetivos e assuntos norteadores do blog. Esta descrição será sempre apresentada abaixo do título do blog, como o texto inserido no exemplo. Ao terminar a descrição, não esqueça de clicar em "Salvar Configurações" no final da página.

Ainda dentro das opções apresentadas clicando em "Configurações" apresenta-se a opção de moderação dos comentários.


Quando selecionada a opção "Sempre" (seta vermelha), todos os comentários inseridos nos posts necessitarão de aprovação do dono do blog para serem exibidos no mesmo. Inserindo um endereço de e-mail no campo indicado pela seta vermelha, o dono do blog receberá uma mensagem informando da postagem de um comentário realizado por um não-membro do site.

Vejamos um comentário inserido no post do blog usado como exemplo.

Clicando em "Comentários" (seta vermelha) se abrirá um caixa para a inserção de comentário sobre o post.

Inserindo um texto e clicando em "Postar comentário", será enviado ao blog o comentário sobre o post. No entanto, esse comentário não será postado automaticamente. Ele necessitará de aprovação do dono do blog. Veja como isso acontece! Ao entrar na sua conta no Blogger, o dono do blog visualizará o seguinte:


Clicando em "1 comentário precisa ser moderado" (seta vermelha) aparecerá a seguinte tela:


O dono do blog deve selecionar a caixa relativa ao comentário (seta vermelha) e escolher publicar ou recusar o comentário.

As outras opções apresentadas em contraste à opção "Sempre" são "Somente postagens anteriores a X dias" e "Nunca". Na primeira destas opções, o dono do blog dever julgar o comentário somente para mensagens postadas nos últimos X dias. Por exemplo: imaginemos um comentário postado no dia de hoje. Durante X dias essa postagem só será publicada se o proprietário do blog julgá-la conveniente. Esgotado esse prazo, automaticamente ela é publicada no post. Na opção "Nunca", todo comentário é publicado automaticamente sem a necessidade de aprovação do dono do blog.

Ao escolher sua opção, não esqueça de clicar em "Salvar Configurações" no final da página.

Acessando sua conta no Blogger, clique em "Layout" (seta vermelha).


Aparecerá a seguinte tela:


Tal apresentação simula o layout do blog. Clicando em "Editar" em qualquer uma das opções é possível escolher entre algumas opções de apresentação de cada uma das partes do layout.

Vejamos alguns dois exemplos. Clicando em "Editar" (seta vermelha) da barra  de navegação "Navbar", apresenta-se a seguinte janela:


No exemplo, escolhemos a opção "Preto".

Clicando em "Editar" do quadro "Quem sou eu" (seta verde na penúltima imagem), aparece a seguinte janela:


Veja acima o que foi escrito no blog do exemplo.

Veja que em diversas dessas opções existe a possibilidade de exclusão do quadro (por exemplo, seta vermelha na imagem acima). No exemplo, excluímos o quadro "Seguidores".

Ainda dentro das opções de "Layout" (ver item anterior) pode-se escolher a opção "Escolher novo modelo" para se alterar o modelo de layout escolhido anteriormente.


Para isso, clique sobre o modelo desejado e em "Salvar Modelo" (seta vermelha na imagem abaixo).


Ainda dentro das opções de "Layout" (ver item anterior) pode-se escolher a opção "Fontes e cores" para se alterar as cores padrão do modelo.


Qualquer alteração realizada é imediatamente visualizada no blog. No entanto, para tornar as alterações permanentes deve-se clicar em "Salvar Alterações" (seta vermelha na imagem abaixo).


Links de interesse

Iserindo vídeos no YouTube (auxilia o processo de upload de vídeos no YouTube, que é ferramenta do Google)

Editando arquivos de forma colaborativa (auxilia a edição de um documento por mútliplos usuário através do Google Docs)

Buscando imagens na Web (informações sobre a busca de imagens através do Google Images)

Publicando sites (auxilia a postagem de sites através do Google Sites)

Você conhece algum outro software gratuito no mesmo estilo que valha a pena indicar? Clique aqui!