Aula 03 - Avaliação auxiliada por recursos digitais e busca de artigos em revistas eletrônicas


Avaliação

Nas últimas décadas o papel da avaliação escolar parece ter oscilado entre extremos: inicialmente realizada com instrumentos considerados objetivos e conferindo aos professores o papel de juízes infalíveis do que o aluno aprendeu ou deixou de aprender e mais recentemente como algo desnecessário, ou até mesmo intolerável e agressivo ao aluno. A primeira visão está normalmente vinculada ao paradigma comportamentalista que dispensa maiores comentários. A segunda costuma estar ligada a um relativismo estéril oriundo de (im)posturas filosóficas falaciosas, alicerçadas na "crítica pela crítica", em que a simples menção da palavra "teste" soa como heresia. Entre esses abismos, se faz necessário pensar a avaliação como um elemento intrínseco ao processo de ensino-aprendizagem, reconhecendo seu caráter subjetivo em última instância, mas sem abandonar a busca por critérios para o delineamento de objetivos de aprendizagem e de alguma medida sobre a sua consecução.

Sem avaliação não há evolução. Tanto na vida quanto na escola é preciso que tenhamos um retorno sobre nossas ações e raciocínios para que possamos alcançar nossas metas, sejam elas quais forem. No contexto educativo, avaliar não se resume apenas à atribuição de notas e conceitos com objetivos classificatórios por parte do professor, como pensam muitos. Essa é apenas uma possibilidade insatisfatória, se o objetivo é educar. Talvez por ser encarada por outros tantos como um último refúgio para a manutenção da autoridade do professor em sala de aula e também pela falta de explicitação, ou até mesmo ausência, de objetivos claros e específicos para as atividades de ensino, a idéia da avaliação como um fim em si prevaleça. Por outro lado, sintetizar o processo avaliativo na forma de autoavaliações feitas pelos alunos, ou adoção de critérios laxos em que os estudantes são aprovados apenas pela presença física em sala de aula ou ainda por demonstrações, muitas vezes simuladas, de esforço é tão ruim quanto.

Por mais insensível que à primeira vista possa parecer, um aluno não deveria ser aprovado apenas como forma de estímulo para que não desista. De certa forma essa atitude é a parte visível de algumas políticas públicas de educação que vêm formando verdadeiros exércitos dos chamados "analfabetos funcionais". Além disso, pode acabar desvirtuando a boa intenção do professor e criar no aluno o péssimo hábito da "choramingação" no qual, antes mesmo de saber do que trata uma determinada atividade proposta, ele desfia um rosário de desculpas na tentativa de despertar sua complacência e, deste modo, baixar o grau de exigência da tarefa, por menor que ele seja. Faz parte do papel do professor ser compreensivo, sem ser permissivo. Outros pontos sobre avaliação são discutidos no texto "Avaliação da aprendizagem".

Na primeira parte da Tarefa 3 trabalharemos com uma situação-problema em que será necessária a elaboração de um teste para avaliar se determinados objetivos específicos de aprendizagem de Física estão sendo alcançados pelos alunos, após passarem pelas atividades de simulação computacional propostas nas tarefas anteriores.


Busca de artigos

Uma das formas dos professores se manterem atualizados em sua profissão é poder contar com trabalhos de qualidade que possam auxiliá-los em sala de aula. As revistas eletrônicas especializadas em artigos de pesquisa e apresentação de propostas de ensino costumam ser fontes confiáveis para a obtenção desses materiais. Ao contrário de conteúdos postados em páginas pessoais na internet que em sua maioria não seguem critérios para a disponibilização de informações além da opinião do próprio autor, cada artigo submetido a uma revista é usualmente arbitrado às cegas pelos pares (professores e pesquisadores) que avaliam a qualidade do trabalho, tanto em termos de conteúdo e contribuição para comunidade, quanto em termos de formatação. Apresentamos abaixo uma lista de links para algumas dessas revistas:

Caderno Brasileiro de Ensino de Física

Experiências em Ensino de Ciências

A Física na Escola

Investigações em Ensino de Ciências

Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias

Revista Brasileira de Ensino de Física


Na segunda parte da Tarefa 3 é solicitada a busca e leitura de um artigo  que, em sua opinião, valha a pena os demais colegas tomarem conhecimento.


Situação-problema (Tarefa 3)

a) Elaboração de um teste online, sobre o conteúdo de Física abordado nas  Tarefas 1 e/ou 2. Caso os conteúdos sejam diferentes nas duas tarefas, você pode optar por um deles. Suponha que o teste será respondido pelos mesmos alunos que teriam passado pelas atividades desenvolvidas em pelo menos uma das tarefas anteriores. A ideia não é questionar sobre as simulações computacionais em si ou fazer perguntas sobre informática, mas sim uma espécie de "prova" com questões conceituais sobre o conteúdo de Física abordado. O teste pode ser constituído por questões dissertativas e/ou objetivas. 

Para elaborar o teste online, procure pelo tutorial sobre o Google Forms na seção Ferramentas. Como você poderá observar, a grande vantagem em usar tal tipo de ferramenta é a possibilidade de organizar todas as respostas dadas pelos alunos automaticamente em uma planilha eletrônica. A título de ilustração, as figuras abaixo mostram: as primeiras linhas da tabela gerada pelo formulário sobre a disponibilidade de recursos computacionais que vocês responderam logo no início dessa disciplina e um resumo das informações coletadas.






Para a entrega dessa primeira parte da Tarefa 3, depois de criar seu formulário de avaliação online, você deve baixar o arquivo entrega_tarefa3a.doc, preenchê-lo, salvá-lo no formato PDF e, posteriormente, enviá-lo para o link da Tarefa 3 no Moodle.

b) Busca e discussão sobre um artigo envolvendo pesquisa e/ou apresentação de proposta voltada para o ensino de Física em nível médio ou fundamental. Escolha um artigo que você recomendaria a leitura para um colega. Em uma etapa posterior, todos terão acesso às recomendações de todos. O objetivo é que vocês possam ajudar uns aos outros indicando materiais que oportunizem a reflexão ou facilitem o ensino de conteúdos de Física.

Para a entrega dessa segunda parte da Tarefa 3 você deve preencher esse formulário. Responda as questões sobre o texto FORA dele, ou seja, use lápis e papel, ou salve em um arquivo .doc para posterior "copia-cola", por exemplo. Somente preencha as informações no formulário no momento do envio que, obrigatoriamente, deve ser feito APÓS as releituras e reflexões necessárias sobre as respostas dadas.

Ferramentas

Materiais de Apoio


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