Programa de Mestrado Profissional da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Você precisa atualizar a sua versão do Flash Player para visualizar o menu.
Instale o Flash Player

Tópicos

Exercícios

     

Índice

Ajuda

MOTORES DE COMBUSTÃO INTERNA

 

     Você conhece os automóveis e motocicletas. Certamente você já usou algum destes meios de transporte para sua locomoção. Você saberia dizer que tipo de dispositivo atribui movimento ao carro e a moto? Ou ainda, você saberia dizer como esses dispositivos funcionam?

     Os motores de combustão interna são máquinas térmicas que transformam a energia proveniente de uma reação química em energia mecânica. Esse processo de conversão é feito através de ciclos termodinâmicos que envolvem a compressão e expansão de gases gerando uma mudança de temperatura neles. Podem ser considerados motores de combustão interna todos os que se utilizam dos próprios gases originários da combustão de modo que estes realizem o trabalho no sistema através dos processos de compressão, queima, expansão e exaustão.

     Esses motores também são popularmente denominados como motores de explosão. Dois dados nos mostram que essa não denominação mais correta. Primeiramente no interior da câmara ocorre uma combustão dos gases e não uma explosão. Essa queima gera um aumento de pressão no interior da câmara que impulsiona o pistão em seu curso. A explosão de uma mistura é uma forma descontrolada de queima, ela excede a capacidade do cilindro (ocasionando uma diminuição na vida útil do motor) e provoca uma emissão desnecessária de poluentes atmosféricos.  Outro motivo é o de que os motores de dois tempos também geram a queima do combustível como pode ser visto no seu capítulo específico.

      Existem dois tipos de motores que iremos abordar aqui nesse material, cada um deles com um processo diferenciado de combustão. Vejamos cada um deles:

     - Motor 2 Tempos
     - Motor 4 Tempos

 

VOLTAR

 

APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE TERMODINÂMICA
NO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO ESTUDO
DE MÁQUINAS TÉRMICAS COMO TEMA MOTIVADOR

Desenvolvido por Daniel Schulz - UFRGS - 2009