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MOTORES A EXPLOSÃO: 2 TEMPOS |
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Você talvez não conheça hoje algum carro equipado com um motor 2 tempos (2T), mas em meados da década de 60 surgiu no Brasil uma indústria de automóveis nacionais que fabricava alguns modelos dotados desse motores de 1000 cm3. A Vemag tinha licença da DKW (Des Knaben Wunsch - o desejo dos meninos) para produção destes carros, onde atuou de 1958 a 1967, produzindo aqui cerca de 110.000 unidades. O preço de um destes carros girava em torno de 100 salários-mínimos da época (algo em torno de R$ 45.000,00 nos dias de hoje). Alguns modelos fabricados no Brasil são os relacionados nas figuras 1, 2 e 3 abaixo.
O curioso "3=6" posto ao lado direito da logomarca do modelo do veículo, mostrado no início do anúncio na Figura 4, refere-se a potência do motor de três cilindros que equipava o veículo ser equivalente à desenvoltura de um veículo de 6 cilindros fabricado na época. Isso realmente era verdade.
Outro veículo importante que fez diferença utilizando o motor dois tempos foi a famosa moto Yamaha RD350 fabricada na década de 70. Essa tinha um motor de dois cilindros (347cm3) que proporcionava uma arrancada ímpar deixando pra trás a lendária moto Honda CBX750F de quatro tempos e quatro cilindros, em boa parte do trajeto: perdia somente na velocidade final. Veja um vídeo sobre a rivalidade entre elas: clique aqui!
Figura 6: Nos motores a explosão de dois tempos há basicamente dois ciclos. No primeiro ciclo, o pistão sobe admitindo a mistura de ar + combustível na câmara de pré-admissão e fecha as janelas de admissão e exaustão. Durante esse processo cria-se um vácuo no cárter que força a admissão de ar atmosférico no interior do mesmo. No segundo tempo ocorre a ignição da mistura que ocasiona sua explosão. Os gases expandem forçando o pistão a descer produzindo assim trabalho. O pistão desce descomprimindo a mistura até que ele libere a janela de escape dos gases. Estes são exalados enquanto empurrados pela nova mistura que está sendo admitida.
Esta é uma das máquinas térmicas. Veja as semelhanças e diferenças desta com os motores a combustão de 4 tempos. Será que estas tem algum tipo de relação com as bombas de calor?
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Referências
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APRENDIZAGEM
SIGNIFICATIVA DE TERMODINÂMICA Desenvolvido por Daniel Schulz - UFRGS - 2009 |