Introdução

     O caráter relativista das leis da Física começou a ser reconhecido muito cedo na história da física clássica. Antes de Galileu e de Newton, Nicolau Copérnico já havia mostrado que o cálculo dos movimento dos planetas se tornaria muito mais simples e preciso se o antigo modelo aristoteliano, Terra centro do universo, fosse substituído por um modelo onde os planetas se moviam em torno do Sol. Isto foi de grande importância para a aceitação, um século mais tarde, da teoria heliocêntrica do movimento dos planetas. O que realmente interessa é que a teoria não considerava a localização da Terra como especial ou privilegiada. Logo, as leis da Física descobertas na Terra seriam as mesmas qualquer que fosse o ponto tomado como centro. Esta invariância das equações que expressam as leis da Física é conhecida como princípio da relatividade.
     As noções de Newton acerca da separação completa entre espaço e tempo e sua idéia de tempo como uma magnitude absoluta não resistem a uma análise crítica. Certos experimentos cruciais, que culminaram com os trabalhos de Michelson e Morley em 1881-1887, acabaram por desbancar as teorias de Newton como descrição essencial da dinâmica. Conclusões deste experimento, como veremos posteriormente, fizeram com que fosse necessária uma reestruturação dos fundamentos da dinâmica.
     A relatividade, uma teoria esteticamente atraente, trata da natureza do espaço e do tempo. Ela tem resistido a cada um dos testes experimentais a que tem sido submetida nas últimas nove décadas. Sua posição, nos dias de hoje, é tal que a apresentação de um resultado experimental que seja inconsistente com a relatividade levará os físicos a concluírem que existe algo errado com a experiência.
     Portanto, é necessário tenhamos cuidado ao analisar a teoria da relatividade. Pois a dificuldade não é a complexidade matemática, que mantém seu formalismo como em qualquer outra teoria, mas sim o fato de a relatividade nos obrigar a reexaminar, de uma maneira crítica e rigorosa, nossas noções de espaço e tempo.

Voltar para Tópicos

Próximo tópico: Relatividade Newtoniana