Trabalhando no Laboratório de Física

        Apesar do laboratório de Física do Parobé ter bastante equipamento, para desenvolver a atividade laboratorial precisei trazer tudo o que eu iria utilizar do Campus do Vale da UFRGS, onde me foi emprestado sem problemas pelo laboratorista Nico.

        Foi um experimento sobre lançamento de projéteis que havia sido proposto em uma aula da disciplina Instrumentação para Laboratório I do curso de Licenciatura com a professora Magale Bruckmann.

        Foi um pouco complicado desenvolver essa atividade com os alunos, pois eles estavam muitos agitados e a maioria compareceu naquele dia, pois sabiam que iria valer nota e, também, acredito que estivessem interessados em fazer uma atividade diferenciada.

        A aula transcorreu muito bem. Eles demonstraram bastante interesse, com exceção de alguns alunos que estavam esperando que seus colegas fizessem por eles o experimento. Mas procurei chamar a atenção sempre que necessário e isso funcionou um pouco.

        Os alunos estavam muito inquietos, sempre se levantando e eu pedindo para se sentarem. Eles perguntavam muito, não se preocuparam em ler o roteiro e estavam se sentindo completamente perdidos, pois não estavam acostumados com esse tipo de atividade. Com o decorrer da aula eles foram compreendendo como ler o roteiro e fazer o experimento.

        Os alunos, depois de terem feito as medidas, não conseguiam de forma alguma calcular a previsão teórica das mesmas, pois sequer sabiam usar adequadamente a calculadora (inclusive me pediram uma tabela de senos de ângulos). Eu os ajudei a calcular, porém fiz questão que eles tivessem um pouco de autonomia nessa atividade, o que ocupou bastante o tempo da aula.

        Não consegui desenvolver todos itens do roteiro, mas percebi que a atividade foi muito gratificante tanto para mim quanto para os alunos. Talvez tenha faltado um pouco de experiência para lidar com alunos, pois desapareceram duas esferas metálicas que eu havia levado do instituto de Física para o colégio que, logo depois, comprei para repôr. Acredito que quando os alunos fizeram isto não tinham idéia da importância dessas esferas e de que não são muito fáceis de ser encontradas.

Carolina Abs


Índice        Anterior        Próximo