APOSTERIORE

        Existe um certo acanhamento entre os alunos para fazer as experiências no laboratório, tanto é que elege-se voluntários para fazê-las. Pois é o que aconteceu com as experiências sobre o centro de gravidade dos corpos. Talvez parte desta preguiça seja devido ao sono das 7:30 horas da manhã. Mesmo assim, eu e outro aluno fizemos duas experiências que foram enunciadas mais ou menos assim:

        1.Ficando de pé bem junto à parede com as costas encostadas nela, incline-se para frente tentando encostar as mãos nos dedos dos pés. Logo após, afaste-se da parede e tente novamente encostar as mãos nos dedos dos pés. Em qual situação você conseguiu encostar as mãos nos dedos dos pés e o que se nota de diferente na posição do corpo, para que isso possa ocorrer?

        2. Encoste-se lateralmente na parede, de forma que sua perna fique bem junto dela. Tente levantar a outra perna, estendida, para o lado. Depois, afaste-se da parede e tente novamente levantar a perna lateralmente. Em qual situação você conseguiu levantar a perna e o que se nota de diferente, na posição do corpo, para que isso possa ocorrer?

        Ora, o fato é que eles não queriam fazer as experiências, talvez porque utilizassem o próprio corpo. Entretanto, através da demonstração foi possível a compreensão de que quando o inclinamos o corpo ou quando levantamos a perna, estando encostados na parede, o corpo cai, pois o centro de gravidade deixa de ficar em cima da base, que são os pés.

        Contudo, o mais inacreditável é que logo após a aula experimental, os alunos sairam do laboratório corredor a fora fazendo exatamente esta experiência a qual eles recusaram-se a fazer.

Aires Vinícius C. da Silveira.


Índice        Anterior        Próximo