Paula Soares

        A Escola de 1º e 2º Graus Paula Soares é resultante da unificação do Grupo Escolar Paula Soares e do Colégio Estadual PIO XII, criado em 1927, com o nome de Escola Elementar Paula Soares. Em 1955 passou a ser o Ginásio Estadual Feminino Paula Soares, que foi desmembrado do Grupo Escolar e o ginásio passou a denominar-se Ginásio Estadual Pio XII. Em 1962, alterou a denominação para Colégio Estadual Pio XII, funcionando no mesmo prédio do grupo escolar durante 25 anos. Em 1981 as duas escolas foram unificadas, oferecendo no segundo grau habilitações de Auxiliar de Patologia Clínica, em convênio com a Fundação Faculdade Católica de Medicina, e Auxiliar de Contabilidade e Escritório, em convênio com o SENAC. A escola mantinha convênios com o Centro Interescolar Evarista Flores da Cunha, onde os alunos da 7ª e 8ª séries recebiam aulas de técnicas agrícolas, comerciais, domésticas e industriais, e com a Aliança Francesa, onde os alunos assistiam aulas de língua francesa. Em 2000 passou a se chamar Colégio Estadual Paula Soares.

ANTECEDENTES HISTÓRICOS

        Próximo ao "Palácio Piratini", o Estado possuía um grande terreno, que utilizava para depósito de material. Abrangia uma área de, aproximadamente, 2.420m2.

        0s projetos para edificação de um prédio nesse terreno foram confiados ao engenheiro Teófilo Borges de Quadros, não tendo a planta sofrido alterações.

        A obra, composta de quatro pavimentos, custou ao Governo, na época, 800 contos de réis. Foi erguido em 1918. Obedeceu ao estilo neoclássico, e foi construído em alvenaria e piso de concreto armado.

        Inicialmente, passou a funcionar ali o "Curso Anexo à Escola Complementar de Porto Alegre".

        Em 1927, tornou-se estabelecimento autônomo, com a denominação de "COLÉGIO ELEMENTAR PAULA SOARES".


Ato Governamental assinado pelo Diretor Geral da Secretaria do Interior e Exterior, Carlos Thompson Flores, dirigido à professora Ana Veloso da Silveira.

N’ 2293/3

SECRETARIA DO ESTADO DOS NEGÓCIOS DO INTERIOR E EXTERIOR

                                        Porto Alegro, 21 de maio de 1927.

  ;

Sra, Diretora.

        De conformidade com o despacho do Sr. Secretário, exarado nesta data, cientifico-vos de que esse Colégio — que esteve anexo a Escola Complementar se tornou um estabelecimento autônomo sob a vossa direção.

        Aí, porém, poderão praticar os alunos daquela Escola, como, aliás, nos demais desta Capital mediante prévio acordo entre as respectivas direções.

        0utrossim, determina o referido despacho que, atendendo aos serviços de destaque prestados a Instrução Pública pelo antigo professor FRANCISCO DE PAULA SOARES passará a esse esta-belecimento a denominar-se COLÉGIO ELEMENTAR "PAULA SOARES".

Saúde e Fraternidade.

............................................

(assinatura)

(Servindo de Diretor Geral)


        O professor FRANCISCO DE PAULA SOARES nasceu em Montevidéu a 7 de abril de 1825 e faleceu em Porto Alegra a 10 de janeiro de 1881.

        Prestou relevantes serviços à Instrução Pública. Em 1846 ingressou no Magistério com uma aula de "primeiras letras", na cidade de Rio Grande.

        Em 1851, lecionou a cadeira de História e Geografia no "Liceu Dom Affonso", continuando a reger a mesma cadeira na "Escola Normal" que foi criada após a extinção do "Liceu". Mais tarde foi Diretor dessas Escolas.

Gustavo Andrade


Índice        Anterior        Próximo