Epistemologia no Ensino de Ciências

        No processo de ensino aprendizagem é importante para a formação dos alunos que os conteúdos a serem desenvolvidos não sejam apenas a parte conceitual, mas também a experimentação e o desenvolvimento de uma visão crítica em relação à ciência. A epistemologia, história e filosofia da ciência, desenvolve um importante papel no ensino de ciências. Ela permite uma melhor compreensão do conteúdo, através do estudo da evolução desse conteúdo ao longo dos tempos situando-o no contexto histórico da época. É importante também, para que os alunos compreendam que o conhecimento não é definitivo e nem descoberto por acaso, ele é temporário e construído; que os cientistas, filósofos que foram importantes para a construção desse conhecimento (conteúdo), eram pessoas normais, com dificuldades, defeitos e qualidades, a fim de que haja uma humanização dos conteúdos.

        Além disso, a epistemologia pode auxiliar na identificação de concepções alternativas, ou seja, idéias consideradas erradas cientificamente, que os alunos possuem sobre alguns fatos, situações já que um fato pode condizer com mais de uma lei ou teoria, e talvez na possível mudança dessas concepções. O professor pode propor situações, experimentos e questionar os alunos sobre eles, e não simplesmente resolver exercícios ou dar as respostas prontas.

        Para propor o emprego de epistemologia no ensino de ciências é preciso levar em conta a formação epistemológica dos professores e sua conscientização de que devem ter muita precaução ao empregá-la, a fim de que os alunos desenvolvam sua própria visão crítica da ciência e não simplesmente assimilem a visão do professor.

        Apesar do tempo disponível, uma boa proposta de ensino pode ser desenvolvida empregando epistemologia. Pode-se propor trabalhos em grupos onde os alunos possam pesquisar e/ou desenvolver projetos científicos e, posteriormente, a apresentação dos mesmos com possível análise dos resultados. Com isso eles poderão desenvolver a capacidade de comunicação, de responsabilidade, de trabalhar em equipe, de pesquisa, etc. Além disso, o professor pode propor aos seus colegas professores um trabalho em conjunto, o que enriqueceria ainda mais a proposta. Acredito que as aulas se tornarão mais interessantes e acessíveis se complementadas com história e filosofia da ciência.

Águeda Maria Turatti


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